quinta-feira, 11 de abril de 2013

Secretários de Cultura da Região Serrana debatem Plano Estadual de Cultura com Governo do Estado

Nara Zeitune e Adriana Rattes, no momento da entrega do projeto
Circuito Serrano das Artes à Secretária de Estado de Cultura

 Na última segunda-feira, 8 de abril, uma comitiva representando Teresópolis, comandada pelo Secretário de Cultura, Wanderley Peres, saiu do município com destino a Bom Jardim para participar do Encontro Regional de Cultura. O objetivo da reunião, que teve a presença da Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Adriana Rattes, foi discutir o texto base para construção do Plano Estadual de Cultura. Além de Adriana Rattes e dos gestores teresopolitanos, a reunião contou com a participação de secretários de cultura e agentes culturais representantes dos 15 municípios que compõem o Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura, do qual Teresópolis é presidente.

“Foi um encontro bastante produtivo. A atuação organizada do Fórum Serrano e a facilidade de relacionamento que temos com a Secretaria de Cultura do Estado permite não só uma discussão democrática a respeito da construção do Plano Estadual de Cultura, como também a nossa participação efetiva no processo, possibilitando assim que as futuras políticas públicas de cultura atendam às necessidades de nossa região”, comentou o Secretário Wanderley Peres.

Durante a reunião, a Secretária de Cultura do Estado, Adriana Rattes, destacou a importância da participação dos segmentos da cultura na construção do plano, enfatizando que “o documento está sendo elaborado a seis mãos, através do poder público executivo, do poder legislativo e representantes de todo o setor cultural da sociedade civil no estado”. Em seguida, foi aberta a etapa de debate das propostas do documento, onde os secretários de cultura da região deram sua contribuição para o plano, através de sugestões.

Além da discussão do documento em si, o evento também marcou a oficialização do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura, que vem atuando desde 2010 em busca de soluções para o desenvolvimento da cultura na região. “A criação do Fórum Serrano é positiva. Afinal, é muito mais fácil nos relacionarmos com uma região inteiramente organizada do que com cada município em separado”, avaliou Adriana Rattes.

Ao fim do encontro, a Coordenação do Fórum Serrano entregou à Secretária Estadual de Cultura o projeto do Circuito Serrano das Artes, que prevê ações de intercâmbio entre as cidades da Região Serrana, levando atrativos e projetos culturais de cada município a toda a região.

A Reunião Regional Serrana foi promovida pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, em parceria com Fórum Serrano Público de Cultura e a Prefeitura de Bom Jardim, como parte do processo de construção do Plano Estadual de Cultura. Em todas as regiões do estado, encontros semelhantes estão sendo realizados.

A comitiva representante de Teresópolis na reunião foi formada pelo Secretário Wanderley Peres, o Subsecretário, Arnaldo Almeida, e a coordenadora de Projetos, Nara Zeitune; além do Subsecretário de Esportes, Alexandre Trindade; dos agentes culturais Ivo Bernardo, Mestre Sorriso, Jussara Trindade, da produtora Aldeia Cultural Casa Viva, Regina Furtado, diretora do Sobrado José Francisco Lippi, e Marcelo Campos, representante do Grêmio Musical Paquequer; e ainda, Adalgisa de Carvalho, Neuma Campos Rosa, Ana Carolina Generoso, Adriana Marques da Silva e Carlos Artur Esteves, todos membros do Conselho Municipal de Cultura.

Nenhum comentário :

Postar um comentário