sábado, 20 de outubro de 2012

Brasil sai com 10 medalhas do último Grand Prix de Judô


Gabriela Chibana levou ouro
No último dia de lutas do Grand Prix de Abu Dhabi, o Brasil faturou mais duas medalhas. Maria Suelem Altheman e David Moura foram derrotados na final da categoria pesado e ficaram com a prata.
Assim, o Brasi sai de Abu Dhabi com dez medalhas e na vice-liderança na classificação geral da competição, ficando atrás apenas da Rússia.
Maria Suelem encarou a francesa Emilie Andeol e, com três punições, acabou ficando com o segundo lugar no pódio. David, que enfrentou o japonês Masaru Momose, perdeu o combate com um ippon.
O torneio asiático faz parte do Circuito Mundial da FIJ e conta pontos importantes para o ranking da federação. Participaram do evento 131 judocas de 21 países.

Conheça os três vereadores mais votados nas capitais do Brasil


Roberto Tripolin (PV) obteve 132.313 votos para vereador de São Paulo; foi o candidato mais votado. Tripoli é ambientalista e autor de diversas leis de proteção animal. Foi eleito pela primeira vez vereador do município em 1988, e reeleito em 92, 96, 2000, 2004 e 2008.





Capitão Wagner (PR) teve 43.655 votos para vereador de Fortaleza (CE). Capitão Wagner ficou conhecido após comandar uma greve entre os policiais militares



A professora Amanda Gurgel (PSTU) foi a vereadora mais votada em Natal, com 32.819 votos. Amanda é professora e luta por melhores condições para a categoria.

Hospital das Clínicas de Teresópolis promove café da manhã em homenagem aos profissionais


Funcionários do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) participaram de um café da manhã especial promovido pela Direção e pelo Grupo de Trabalho de Humanização no dia 18 de outubro. A confraternização aconteceu em comemoração aos dias do Fisioterapeuta (13/10), do Professor (15/10) e do Médico (18/10), profissionais responsáveis em promover a saúde e o bem-estar da população.

Durante o evento, que contou com cerca de cem participantes, o Grupo de Trabalho de Humanização e o Serviço de Nutrição do hospital distribuíram cartões personalizados para homenagear os profissionais, agradecendo pela dedicação oferecida no atendimento a todos e pelo brilhante trabalho desenvolvido.

Atenção Comunidade Portuguesa em Teresópolis: dia 26, na Casa de Portugal, período de permanência consular para atendimento e serviços.


Com o objetivo de facilitar o atendimento de portugueses e descendentes que vivem no município e cidades vizinhas, no dia 26 de outubro a Casa de Portugal de Teresópolis vai sediar um Posto de Permanência do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro. A parceria foi anunciada pelo Cônsul Nuno de Mello Bello em recente visita à cidade.
De acordo com Hebe Otto, presidente em exercício da Casa de Portugal, Teresópolis é pioneira nesta iniciativa. “Para nós é uma alegria e grande honra, porque a nossa Casa foi escolhida como a primeira do Estado do Rio de Janeiro a ter um posto consular. Vamos atender também toda a Região Serrana e as cidades do nosso entorno”.
Presidente da Casa de Portugal Hebe Otto e
presidente do 
Conselho Deliberativo João Telles
Das 10h às 16h, o consulado móvel oferecerá vários serviços, como solicitação e entrega do Cartão do Cidadão, passaporte, recenseamento eleitoral, recebimento de documentação para o registro civil e legalizações. Caso a demanda seja muito grande, outras datas de atendimento serão disponibilizadas.
O Posto de Permanência evitará o deslocamento dos interessados até o Rio de Janeiro, como destaca João Telles, presidente do Conselho Deliberativo da Casa de Portugal. “Esse posto objetiva basicamente manter as pessoas em Teresópolis e na Região Serrana, de forma que não tenham que viajar para o Rio de Janeiro. E os atendimentos são os mesmos prestados no Consulado”.
A comunidade portuguesa deve estar atenta, pois antes de solicitar qualquer serviço, o interessado deve consultar o site do Consulado. Para ir ao site do consulado clique AQUI e obtenha informações sobre a documentação necessária e o pagamento de taxas. Depois, o atendimento deverá ser agendado pelo telefone (21) 3231-7283 ou pelo e-mail permanenciasconsulares@rio.dgaccp.pt.
A Casa de Portugal de Teresópolis fica localizada na Avenida Lúcio Meira, 850, na Várzea, e o telefone de contato é (21) 2742-1505.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Após as eleições, inúmeras prefeituras do Brasil estão exonerando funcionários. O que isso significa?

Demissões de cargos comissionados e temporários, bem como de secretários, estão ocorrendo em inúmeras prefeituras por todo o Brasil após o resultado das eleições. A Prefeitura de Boa Vista, por exemplo, exonerou numa só tacada 1600 comissionados. A Prefeitura de Teresópolis, indo por etapas, pretende chegar a marca de 800 exonerações. Na maioria dos casos, a adequação a lei de responsabilidade fiscal é o motivo principal e imediato, e isso decorre, muitas vezes, de recomendações do próprio TCE. Mas essas exonerações que surpreendem num primeiro momento, após um trabalho de levantamento do número essencial para o funcionamento da administração municipal (enxugamento da máquina), podem dar lugar a um parcial retorno de profissionais às suas secretarias ou a substituição de contratados por concursados. Mas cargos comissionados também são cargos de confiança, e  muitas vezes a exoneração tem sua razão de ser na perda dessa confiança. Seja por um motivo ou por outro, as exonerações sempre deixam muita gente sem chão, mesmo quando se saiba que esses cargos especiais são de "livre contratação" e "livre exoneração". Aqueles que apoiaram o governo e esperavam ter seus cargos mantidos, sentem-se injustiçados. Os que  trabalharam sorrateiramente contra a "máquina", podem pensar que foram vítimas de denúncias e de retaliação, mas existem ainda os casos de prefeitos que perderam as eleições e estão exonerando de igual forma para acertar as contas ou retaliar, o que não é raro. Durante essa fase de instabilidade, as especulações são muitas, mas o resultado efetivo de toda a turbulência só será conhecido, em qualquer dos casos, a partir de janeiro. De qualquer forma o enxugamento da máquina, mesmo quando obrigatório, pode servir de base a reflexão e a construção de uma nova mentalidade sobre a aplicação de recursos públicos, e esse entendimento pode determinar melhorias substanciais para a economia de qualquer município.

CEG continua implantando a tubulação do gás encanado em Teresópolis. Que vantagens isso pode trazer ao consumidor?

A CEG - Companhia Estadual de Gás, chegou a Teresópolis e esta trabalhando rápido para implantar o gás encanado. É claro que as empresas que comercializam o gás em botijões  não esta nada satisfeitas, mas existem vantagens para o consumidor com o fornecimento de gás encanado? Segundo representantes da CEG com os quais conversamos hoje em Teresópolis, as vantagens são claras. Resumindo, são as seguintes:

1) Embora também seja um gás de origem fóssil, como o gás de botijão (GLP), o gás natural é mais puro e emite menos poluentes, o que representa benefícios como: redução do efeito estufa; redução de chuva ácida e melhor qualidade do ar.

2) O uso do gás encanado pode ser ampliado para os demais pontos da casa, propiciando, entre outros benefícios, água quente para o banho.

3) Segurança: o fornecimento contínuo dispensa a estocagem. O hábito de manter dois ou mais botijões em casa representa sério risco não só para a família como também para a vizinhança.

4) Economia: Cerca de 10% do gás contido nos botijões não é consumido porque os elementos mais pesados permanecem no fundo do botijão.

Com relação a economia, há pareceres em contrário. Não são poucos os relatos de pessoas que ao trocar o botijão pelo gás encanado tiveram seu custo mensal aumentado. 

Terê By Night - Flash Back no Clube Comary todas as sextas


FLASH BACK
Toda sexta-feira a partir das 22h. (Sendo que toda última sexta feira do mês somente para Sócios e Convidados)
Ingresso: R$ 10,00 Feminino R$ 15,00 Masculino Sócio Grátis
Classificação: 18 anos
Local: Clube Comary – Av. Herlício Ferreira dos Santos, nº 97 – Granja Comary

SESC - Oficina de dança BORADANÇAR dias 21 e 27/10. Livre.


BORADANÇAR – DO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO

De 06 a 27/10 das 9h às 11h.

Oficina teórica e prática com o objetivo de desenvolver uma reflexão sobre a história da dança e sua evolução, contemplando o período entre a dança clássica e a contemporânea, através de pesquisas, vídeos workshops e vivências, ministrados pelas profissionais Paula Fonseca, Márcia Eloy, Hebe Otto e Simone Chacon. Sertã realizado um espetáculo como resultado final da oficina.

Local: Sala do Corpo/Sesc

Classificação: Livre

Ingresso: Grátis.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Proposições discutidas e votadas em mais uma sessão da Câmara


Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Teresópolis na noite desta terça-feira, dia 16 de outubro, os Vereadores debateram e votaram proposições reivindicando benfeitorias para diversas comunidades.
 Do Vereador Dr. Habib (PMN). Foi aprovada moção que solicita a viabilidade de estudar junto a Secretaria de Esportes e lazer a realização de domingo de lazer no Parque Regadas com atividades esportivas e educativas supervisionadas por professores de educação física.
O Vereador Paulinho Carvalho (PTB). Solicita ao Prefeito Municipal a necessidade de entrar em entendimento junto a Direção da empresa Dedo de Deus, para que o ônibus que atende o local denominado: Perpétuo do Socorro suba pela Rua Zenóbio da Costa, passando pela Rua Eça de Queiroz e fazendo ponto final na Rua Otávio de Freitas.
O Vereador Cláudio Mello (PT). Solicita a operação cidade bela na estrada circuito da gameleira no Parque do Imbuí nas proximidades do nº 1072 onde há uma enorme cratera, mas todo o logradouro necessita de recuperação, aproveitando para raspar, retirar a terra e limpar os bueiros
Do Presidente da Câmara, Vereador Cleyton Valentim (PR). Foi aprovada moção que solicita ao Poder Executivo Municipal e a Secretaria de Segurança de Teresópolis a viabilidade de no, horário de saída das Escolas da Rede Municipal e creches instaladas no Bairro de São Pedro, a presença de pelo menos dois Guardas Municipais de prontidão para orientar o trânsito  e inibir brigas de alunos.
O Vereador Waguinho (PSC). Apresentou indicação para que se faça a realização da obra de complementação da pavimentação da Rua Fernando Martins, no Bairro da Vila Muqui, tendo em vista que a Rua em apreço encontra-se em péssimo estado de conservação devido a falta de pavimentação em um trecho, tornando impraticável o seu acesso em dias chuvosos.
O Vereador Carlos Rosa (PMDB). Apresentou indicação junto ao Sr. Prefeito Municipal no sentido para que seja realizada obras de colocação de redutores em frente ao Mercado Barracão, situado na localidade de Bonsucesso.
O Vereador Mandinho (PSD). Teve aprovada em plenário a moção que solicita a Prefeitura Municipal a possibilidade de realização da obra de reforma da passarela que liga a Rua Filismino Gonçalves ao ponto final do ponto de ônibus do Caleme. A passarela encontra-se com sua estrutura abalada, o que tem dificultado o trânsito dos pedestres que ali necessitam trafegar.
O Vereador Dr. Carlão (PMDB). Solicita que seja encaminhado um apelo ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal para a realização  de obras de reforma geral das escolas Municipais da Gamboa, Água Quente e Serra do Capim, no 2º distrito, para que possa ter condições de atender a demanda de crianças em idade escolar que dependem desses educandários para sua formação educacional.
O Vereador Ademir enfermeiro (PMDB). Teve aprovada a moção que pede a ampliação do horário das Creches Municipais para as 19h, assim como seu funcionamento aos sábados e nas férias escolares. Os horários atuais de funcionamento das creches não são considerados adequados às necessidades das famílias de nossa cidade.
Estiveram presentes na sessão desta terça feira dia 16 outubro os Vereadores: Presidente Cleyton Valentim, Ademir Enfermeiro, Carlos Rosa, Paulinho Carvalho, Major Anderson, Dr. Carlão, Waguinho, Cláudio Mello, Mandinho e Dr. Habib.

Primeiro dia da pré-matrícula para creches e escolas municipais. Saiba como fazer.


A Secretaria Municipal de Educação fez em torno de 200 atendimentos nesta terça-feira, 16, primeiro dia da pré-matrícula para as creches e escolas municipais, e também para os centros de educação infantil da zona urbana. A inscrição prossegue até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 16h, no Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea).
Segundo Solange Gallo, chefe do Setor de Estatística e Matrícula da Secretaria de Educação, não é preciso madrugar para fazer a pré-matrícula, pois a vaga não está condicionada à ordem de inscrição. “Não é por ordem de chegada, e sim de acordo com os critérios que a comissão vai estabelecer para o ano letivo de 2013, de acordo com o número de vagas disponíveis. Todos serão atendidos até o dia 30 de novembro”, orientou. A comissão é formada por representantes das secretarias municipais de Educação, de Saúde e de Desenvolvimento Social, do Ministério Público Estadual, Vara da Infância, Juventude e Idoso e do Conselho Tutelar.
Para creche e turmas de Educação Infantil, a pré-matrícula só pode ser feita no Pedrão. Já para o Ensino Fundamental, o cadastramento é realizado também pela internet, através do site da Prefeitura – www.teresopolis.rj.gov.br. Basta acessar o link “Pré-matrícula 2013”, do lado direito da página, e inserir o número do CPF do pai ou responsável para preencher o formulário. Depois de conferir se todas as informações estão corretas, será impresso um recibo contendo a data de divulgação da lista que vai apontar em qual escola o aluno deverá ser matriculado em 2013.
Os documentos necessários para as turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental são certidão de nascimento, declaração de escolaridade e comprovante de residência. Já para creche, berçário, jardim, pré I e pré 2, é preciso apresentar original e cópia da certidão de nascimento, comprovante de residência, comprovante de trabalho (pais ou responsável), laudo médico original e atual (máximo 6 meses) – caso a criança seja portadora de necessidades especiais, e do comprovante de aluguel (caso tenha).
Na área rural, a pré-matrícula é realizada diretamente nas escolas. Os pedidos de transferência de alunos da própria rede e da rede particular de ensino também podem ser feitos até 30 de novembro, no Ginásio Pedrão. Quem fez a pré-matrícula em 2011 e não conseguiu vaga deve fazer novo cadastro.
Mais informações podem ser obtidas no Setor de Estatística e Matrícula da Secretaria Municipal de Educação, que fica na Avenida Feliciano Sodré, 1083/2º andar, na Várzea, ou pelo telefone 2641-4590.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Nota da AMAAG sobre a mudança de data na Festa das Crianças da Granja Guarani.

"As atividades recreativas, esportivas e culturais programadas para a manhã deste Domingo 14 de outubro, na Granja Guarani, em homenagem ao Dia das Crianças, foram canceladas em função do mau tempo e da forte chuva que caiu durante esta madrugada. "As Ruas ficaram muito molhadas, achamos que não seria seguro para as crianças", informou o Diretor Armindo Coelho(AMAGG). Segundo ele, a programação será transferida para o próximo Domingo 21.
Organizada com ajuda dos patrocinadores, Carmen Chabout, Luiz Senior, Jaqueline Rodrigues,Viação Dedo de Deus, Marcelo, Tere Plast e toda diretoria e voluntários com a doações de mais de 250 brinquedos e muito lanche para criançada. A programação teria ainda um circuito esporte com diversas modalidades esportivas para a garotada de todas as idades. Todas as atividades serão gratuitas".

Teresópolis: Campeonato Municipal de Futebol de Campo tem final no próximo domingo


Campo do Teresópolis Futebol Clube
Aconteceu no último domingo, 14, a décima segunda rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo Adulto, realizado pela Liga Teresopolitana de Desportos (LTD), com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e arbitragem da Federação do Rio de Janeiro. Oito equipes entram em campo neste domingo, buscando suas vagas para a fase final da competição.
No 1º Quadro enfrentaran-se as equipes do Unidos do Alto e Fonte Santa com o placar de 1 x 0 para o Fonte Santa, classificando-se para final. Destaque para o retorno de Jorginho Bodão ao grupo vencedor. Em outra partida, o Vargem Grande também se classificou vencendo o adversário Pedreiros pelo placar de 3 x 0.
Pelo 2º Quadro jogaram, no Campo do Teresópolis, os times Várzea x Ponta Negra, com vitória do Várzea por 6 x 3. Já no campo do Vargem Grande, o time da casa levou a melhor na partida contra o Albuquerque por 3 x 0. Classificados para a final, no próximo domingo, estão Vargem Grande e Várzea.
Ao todo, o campeonato reuniu 11 equipes 1º Quadro e 12 equipes 2º Quadro, divididas nas chaves A e B. As partidas estão sendo realizadas sempre aos domingos, às 13h e às 15h, nos campos do Teresópolis FC, Barra FC e Várzea FC – na cidade, e do Vargem Grande, Serrinha e Mixto – no interior. A entrada é franca.
Mais informações podem ser obtidas na LTD pelo telefone 2643-5881.



Abertas as inscrições para o cargo de Conselheiro Tutelar em Teresópolis


Estão abertas a partir desta terça-feira, 16, as inscrições para a eleição ao cargo de conselheiro tutelar de Teresópolis. Os interessados têm até o próximo dia 29 para se candidatar pessoalmente na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, 2º andar, Sala 4, Várzea), das 9h às 14h, de segunda a sexta-feira.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marcelo Quintanilha, os interessados devem consultar o edital sobre o processo de seleção disponível no site. “As pessoas que desejam se inscrever devem estar atentas aos requisitos para a função de conselheiro tutelar, entre eles, ter mais de 21 anos, ensino médio completo e experiência comprovada de no mínimo dois anos na área de defesa dos direitos o atendimento à criança e adolescente”, explica Quintanilha.
A eleição acontece no dia 24 de fevereiro de 2013 e os eleitores que desejarem votar terão que se cadastrar, através do site ou no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre os dias 1º de novembro e 14 de dezembro deste ano.

www.eleicaoconselhotutelar.teresopolis.rj.gov.br

Guitar Club: ofertas imperdíveis no Mês das Crianças


A Guitar Club está com preços super especiais para o mês de outubro, não deixe de conferir mais ofertas em nossa loja.



Entre em contato conosco:
(21)2642-4832 - Teresópolis
(21)2247-9321 - Rio de Janeiro
ou pelo e-mail:
comercial@guitarclub.com.br

Ações da Prefeitura: Começa preparação do solo na Estrada Wenceslau José de Medeiros para posterior asfaltamento.

A fase de compactação do solo de parte da Estrada Wenceslau José de Medeiros segue em ritmo acelerado para posterior colocação da nova pavimentação. Ao todo, serão 1.688 metros de extensão da via asfaltados, desde o Mirante do Vale do Paraíso até a rodovia Rio-Bahia.

Ações da Prefeitura: iniciado o asfaltamento da rua Armando Fajardo na Beira Linha

Dando sequência ao Programa de recuperação das ruas da cidade, a prefeitura iniciou hoje o asfaltamento da rua  Armando Fajardo, na Beira Linha. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos fará o asfaltamento de aproximadamente 300 metros da via, espaço que corresponde ao trecho ainda com paralelepípedos.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Projeto cria cota para contratação de artista idoso e de baixa renda


 Deputada Aline Corrêa diz que
taxa de desemprego chega
a 85%
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3992/12, da deputada Aline Corrêa (PP-SP), que cria uma cota mínima para a contratação de artistas idosos e de baixa renda nas produções audiovisuais financiadas com recursos públicos. Pelo texto, pelo menos 5% dos artistas deverão ter renda mensal de até três salários mínimos. Outros 5% deverão ter, além da baixa renda, mais de 60 anos de idade.
De acordo com o projeto, as cotas também valem para a contratação de figurantes e a fiscalização caberá ao órgão responsável pela concessão do financiamento. A empresa que não cumprir a regra será impedida de receber recursos públicos, diz o texto. Caso já tenham sido repassados, os recursos deverão ser devolvidos integralmente.
A autora argumenta que uma das categorias profissionais que mais encontram dificuldades de sobreviver com dignidade é a de artistas. Citando dados do Ministério da Cultura, a parlamentar aponta que existem cerca de 65 mil artistas e técnicos em espetáculos de diversões em atividade no Brasil. A taxa de desemprego é de 80% a 85%, estatística bastante superior à de outras atividades no País.
“Para esses profissionais – que não obtiveram, ainda, reconhecimento e visibilidade ou que já fizeram sucesso em algum momento, mas hoje estão apartados das oportunidades de trabalho – a proposta representa a possibilidade de exercer profissionalmente a sua arte e dela viver”, afirma Aline Corrêa.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:


(Agencia Câmara de Notícias)

Rompimento de tubulação engole van e alaga ruas de Copacabana


O rompimento de uma tubulação de água inundou ruas de Copacabana, zona sul do Rio, e "engoliu" uma van que estava estacionada. O incidente ocorreu no final da madrugada desta segunda-feira, na esquina da avenida Nossa Senhora de Copacabana com a rua Miguel Lemos.
No local do rompimento, o asfalto cedeu, abrindo uma cratera que engoliu uma van. Não havia ninguém no veículo. A avenida Nossa Senhora de Copacabana ficou alagada da rua Bolívar até a rua Djalma Ulrich. Uma faixa da via está interditada.
A Companhia Estadual de Águas e Esgoto do Rio de Janeiro (Cedae) informou que a região de Copacabana não terá problemas no abastecimento de água.

(Jornal do Brasil)

Teresópolis: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa no dia 15


Com o tema ‘Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza’, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá diversas atividades de divulgação científica em todo país, no período de 15 a 21 de outubro. Em Teresópolis, a Prefeitura e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) vão promover uma série de ações pela cidade, como oficinas, palestras, exibição de vídeos, exposições, workshops, feira de ciências e mesa-redonda. As atividades acontecem na Praça Olímpica e no ginásio Pedrão, no Centro, no Unifeso, no Alto, entre outros locais. A programação pode ser conferida no site semanact.mct.gov.br.
Teresópolis vai receber a carreta da Fiocruz, que contempla uma cidade por edição da semana nacional. O veículo traz um planetário, possibilitando aos visitantes a visualização dos planetas e um equipamento que simula a ação da gravidade. O público poderá interagir em cerca de 20 experimentos relacionados à Química, Física e Biologia, e a carreta também se transforma em auditório multimídia para realização de palestras e exibição de vídeos.
“O evento tem como objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Alunos das escolas municipais terão a oportunidade de participar de diversas atividades, o que estimula o pensamento científico”, ressaltou o Secretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Ribeiro, acrescentando que serão abordados os principais assuntos da Conferência Rio+ 20, evento organizado pela ONU, realizado no Brasil em 2012, com a participação de quase todos os países do mundo.

UNIFESO: Foi ministrado no dia 10 deste mês, o curso "Controle do câncer de mama e prevenção do câncer cérvico-uterino.


Outubro Rosa: Conselho Regional de Enfermagem realiza curso de capacitação no UNIFESO

No dia 10 de outubro, aconteceu no Campus Sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) o curso “Controle do câncer de mama e prevenção do câncer cérvico-uterino (coleta Papanicolau)”, oferecido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (COREN-RJ). Em comemoração ao movimento internacional Outubro Rosa, durante esse mês o Capacita Coren levará a atividade a várias regiões do estado.

Segundo o presidente do COREN-RJ, Pedro de Jesus Silva, o curso visa o aperfeiçoamento dos profissionais da enfermagem que atuam na coleta de material cérvico-uterino. “O evento é voltado para a discussão do controle do câncer de mama e a prevenção do câncer de colo uterino através da correta coleta do papanicolau. Hoje o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no Brasil, seguida do câncer de colo de útero, que é o único que permite a prevenção. Se 70% das coletas não fossem inadequadas esse quadro seria outro. O exame correto pode prevenir o câncer cérvico-uterino, detectando as lesões pré-malignas”, alertou Pedro, lembrando que a aula foi ministrada pelo enfermeiro oncologista Thiago França.



domingo, 14 de outubro de 2012

Homenagem: Marina, voluntária na tragédia do dia 12 de janeiro em Teresópolis

MARINA, HEROÍNA VOLUNTÁRIA DA TRAGÉDIA DO DIA 12 DE JANEIRO EM TERESÓPOLIS,TRABALHOU INCANSAVELMENTE DURANTE 5 MESES SEM REMUNERAÇÃO. UMA DAS FUNDADORAS DA ATMAV, GANHOU UM CERTIFICADO DA FORÇA NACIONAL POR BONS SERVIÇOS PRESTADOS AS VÍTIMAS DA TRAGÉDIA. A ATMAV FEZ UM AGRADECIMENTO PÚBLICO A ELA, E NÓS, AO REPERCUTIRMOS ESSA MENÇÃO, ESTAMOS PRESTANDO A ELA TAMBÉM A NOSSA HOMENAGEM TAMBÉM. PARABÉNS MARINA!