sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Fórum de Gestores da Região Serrana se reúne com representantes do Ministério da Cultura


Fórum de Gestores Públicos de Cultura e
representantes do MinC mostram a força da
Região Serrana
Na última terça-feira, 8 de outubro, integrantes do Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana se reuniram na Casa de Cultura Adolpho Bloch para uma reunião com a equipe do Ministério da Cultura (MinC).  Em pauta, a implantação de cursos profissionalizantes na área cultural e o preparo da futura reunião a ser realizada com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy. 
O encontro contou com a presença de Secretários de Cultura e outros gestores públicos dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Petrópolis, Trajano de Moraes, Macuco, Cordeiro, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena e Bom Jardim, além de Teresópolis, representada pelo Secretário de Cultura, Wanderley Peres, o Subsecretário, Arnaldo Almeida, e a coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura, Nara Zeitune, que também é presidente do Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana. 
Durante a reunião, o representante da Regional do MinC no Rio de Janeiro e Espírito Santo, Marcelo Velloso, apresentou aos gestores presentes o projeto que prevê a realização de cursos profissionalizantes na área cultural, a serem promovidos através da parceria entre os ministérios da Cultura e da Educação, por intermédio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 
Criado pelo Governo Federal em 2011, o Pronatec tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e conta também com cursos destinados à área cultural, que poderão ser disponibilizados aos municípios da Região Serrana. Para isso, é necessário que os municípios definam suas demandas e enviem ao MinC até o dia 15 de outubro, visando a implantação dos cursos. 
A ideia é que os cursos, que são gratuitos, sejam implantados em 2014, tendo como contrapartida dos municípios a cessão da estrutura para a realização dos cursos. 
Além do Pronatec, outro assunto tratado foi a pauta da reunião solicitada pelo Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy. O intuito do encontro será discutir a implementação do projeto Circulares e definir outras políticas públicas para o desenvolvimento cultural da Região Serrana. A data da reunião com a ministra ainda não foi definida. 
“Tivemos uma reunião produtiva, alinhavando com o MinC os assuntos que levaremos à Ministra Marta Suplicy. Além disso, a oportunidade de trazer os cursos do Pronatec para Teresópolis certamente beneficiará muitos agentes culturais, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da área no município. A capacitação dos profissionais ligados ao setor cultural é e sempre será um de nossos principais objetivos”, avaliou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, ao fim do encontro.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Dana White demite o lutador Toquinho e diz que ele "nunca mais luta pelo UFC".

Renato Babalú foi demitido do UFC em 2007 após estrangular David Heath e permanecer com o golpe encaixado, mesmo após o adversário dar os três tapinhas, em sinal de desistência. Mais um brasileiro cometeu o mesmo erro e acabou demitido da organização: Rousimar ‘Toquinho’ finalizou Mike Pierce, nessa quarta-feira (9), em Barueri e, mesmo diante da desistência do americano, o mineiro continuou torcendo o seu calcanhar.
Primeiro o mineiro foi punido com o não recebimento do bônus da noite e, nessa quinta-feira (10), o presidente Dana White deu a seguinte declaração em entrevista ao canal americano ESPN.  
“Rousimar Palhares está banido. Ele nunca mais vai lutar pelo UFC novamente”, disse o cartola.
Em março de 2010, Toquinho tomou a mesma atitude contra Tomasz Drwal, no UFC 111, mantendo a torção na perna do adversário mesmo após a desistência e foi suspenso por 90 dias.
Mas não é de hoje que o mineiro toma esse tipo de atitude. Em 2007, Rousimar finalizou Helio Dipp, no Floripa Fight 3, com um mata-leão e o árbitro teve dificuldades em tirá-lo da posição e, mesmo após o adversário ter desmaiado, o mineiro seguiu com o estrangulamento encaixado.

Câmara Municipal promove curso sobre Orçamento Público no dia 25 de outubro. Servidores do Legislativo e do Executivo podem participar.

O presidente da Câmara, Maurício Lopes (PSL), firmou parceria com a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj) e vai trazer para Teresópolis o curso sobre Orçamento Público como parte do projeto ‘Elerj Itinerante’. A finalidade é ajudar os gestores na tarefa de entender, elaborar e fiscalizar a aplicação do orçamento público. O seminário de capacitação vai acontecer no dia 25 de outubro, das 9 às 18h, no Teatro Municipal de Teresópolis, à Avenida Feliciano Sodré, 675, Várzea, no Centro (sede da Prefeitura).
            “Nosso trabalho é oferecer conhecimento aos servidores e parlamentares e a parceria com a Elerj, através do projeto itinerante, é um ganho para o poder público de Teresópolis”, comemora o presidente Maurício Lopes (PSL).
            A capacitação será ministrada pelo economista, mestre em Administração Pública e fundador do Fórum Brasil de Orçamento Luiz Mario Behnken. Entre os assuntos a serem tratados durante a capacitação estão Orçamento no Brasil: fundamentos constitucionais e legais; Lei 4.320/64 e Lei de Responsabilidade Fiscal; Composição Orçamentária; A Execução e Rigidez Orçamentária; Plano Plurianual; Lei de Diretrizes Orçamentárias; Lei Orçamentária Anual e Prestação de Contas. Tramitação Legislativa: emendas e prazos; e Orçamento participativo.
            Orçamento Público é um instrumento de planejamento e execução das Finanças públicas e está diretamente ligado à previsão das Receitas e fixação das Despesas. É no orçamento que o cidadão identifica a destinação dos recursos que o governo recolhe sob a forma de impostos. Assim, quando se trata de gestão pública, o planejamento orçamentário passa a representar não apenas uma ação do gestor público, mas uma representação das necessidades de um grupo social.
            O evento é gratuito e destinado aos servidores dos poderes Legislativo e Executivo de Teresópolis, assim como das Câmaras dos outros Municípios que compõem a Região Serrana (Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Morais).
As inscrições deverão ser realizadas por e-mail do próprio interessado, individual, dirigido à escola.camara@alerj.rj.gov.br, até o dia 22 de outubro, informando:
- Nome Completo
- Órgão em que trabalha
- Matrícula
- Lotação/setor
- Função
- Sexo
- Telefones (residencial, trabalho e celular)
- Endereço (bairro, cidade e CEP)
- Filiação
- Identidade
- CPF
- Data de Nascimento
- Nível de Escolaridade

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone (21) 2588-1373, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h. Os participantes receberão um Certificado emitido pela Escola do Legislativo. A próxima edição do projeto "Elerj Itinerante" – a última de 2013 - será realizada na Região Metropolitana.

A FEPRO - Feira da Promoção de Teresópolis, reúne mais de 100 empresas na Sudamtex. Veja também a programação cultural até dia 15.

Começou nesta quinta-feira, 10, a 13ª edição da FEPRO (Feira da Promoção de Teresópolis). O evento acontece até a próxima terça-feira, 15, entre 10h e 22 horas, no pátio da fábrica Sudamtex (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 150, Várzea). Com cerca de 150 estandes, com mais de 100 empresas locais que oferecem descontos de até 80% em centenas de produtos e serviços, o evento conta com shows, teatro, recreação infantil e praça de alimentação. Na área externa, são oferecidas atividades esportivas radicais, como tirolesa, e brinquedos infláveis para a garotada.
A abertura oficial contou com as presenças do vice-prefeito, Márcio Catão, e de secretários e subsecretários municipais. “Como empresário e como representante do poder público municipal, venho dar todo o apoio aos comerciantes de nossa cidade. Eles contribuem muito para o desenvolvimento de Teresópolis. Tenho certeza de que a 13º edição da FEPRO será um sucesso”, ressaltou o vice-prefeito Márcio Catão.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Maurício Lopes, destacou a importância do evento para a economia local. “A feira movimenta a economia do município e divulga a cidade, trazendo turistas. Parabenizo às entidades que promovem o evento”. O presidente da Facerj (Federação das Associações Comerciais do Estado do Rio de Janeiro) e do Conselho Deliberativo do Sebrae/RJ, Jésus Mendes Costa, também pontuou a divulgação da cidade.
“A FEPRO tem três finalidades principais, que são dar a oportunidade aos empresários de expor e vender seus produtos; possibilitar aos consumidores a aquisição de mercadorias a preços acessíveis; e divulgar a cidade para os municípios vizinhos”. Também estiveram presentes representantes da Aciat, Sincomércio, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresópolis) e Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), entre outras entidades.
A expectativa dos expositores é de boas vendas. “É a terceira vez que participo da FEPRO e o resultado positivo das edições anteriores me incentivou a estar aqui novamente. A expectativa é a melhor possível”, disse Leonardo Reis.
Com apoio da Prefeitura, a FEPRO é organizada pela TH+ Eventos, e promovida pela Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis). O patrocínio é do Sebrae/RJ e da Facerj.
A feira possui um cunho social, pois parte da bilheteria é doada para entidades beneficentes. Tal doação é intermediada pelos responsáveis do projeto de ações sociais da Aciat. O valor da entrada é de R$ 3,00. Meia: R$ 1,50.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Sexta, dia 11:
13h às 15h – Marcos André Martins
17h30 às 19h30 – Otávio Almeida
Noite – Marquinho Barbosa

Sábado, dia 12:
13h às 15h – Gabriel Mouta
15h30 – A Floresta Encantada – Teatro Infantil
17h30 às 19h30 – Rafael Geraets Trio
Noite – Fátima Gaspar e os gatos na noite

Domingo, dia 13:
13h às 15h – Aloísio Bruno
15h30 – A Cigarra e a Formiga – Teatro Infantil
17h30 às 19h30 – Mostra Integrartes
Noite – Banda Top Rock

Segunda, dia 14:
13h às 15h – Alcir Passos
17h30 às 19h30 – Fernanda e Mangaba
Noite – Pâmela Paula, Fabiano Marques e Joás Rodrigues

Terça, dia 15:
13h às 15h – Henrique Branco
17h30 às 19h30 – Fernando Mello
Noite – Sabotage

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Educação: Tem início a exposição "Cores, formas, letras e movimentos - Brasilidade em 200".


Com uma previsão de público de cerca de mil estudantes por dia, teve início na manhã desta quarta-feira, 9, a exposição ‘Cores, formas, letras e movimentos - Brasilidade em 200’, que segue até sexta-feira, 11 de outubro, no Ginásio Poliesportivo e Cultural Pedro Jahara – o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea), com entrada franca. A organização é da Secretaria Municipal de Educação (SME) e a realização da programação cultural é do Sesc Teresópolis.

Nos três dias do evento, serão apresentados alguns dos trabalhos produzidos pelos alunos das creches, centros de educação infantil e escolas municipais, bem como da Educação de Jovens e Adultos e do programa Mais Educação. A exposição é a culminância do projeto pedagógico desenvolvido nas salas de aulas da rede municipal de ensino, e que propôs a realização de atividades ao longo dos duzentos dias do ano letivo para promover a cultura brasileira, seja ela popular ou erudita, passando pela literatura, arte, artesanato e música.
“A valorização da cultura brasileira e sua multiplicidade é uma forma que temos para diminuir as diferenças que encontramos dentro de nossas escolas. Quando a escola está aberta para receber seus alunos em toda a sua diversidade e características variadas, conseguimos criar um processo real de inclusão e pertencimento e é disso que se trata essa exposição”, explicou o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.
Uma grande estrutura foi montada dentro e fora do Pedrão para a realização das diversas atividades programadas, como oficinas de artes, exposição de artesanato e de livros e releitura de telas. Dois palcos, um interno e outro externo, abrigam apresentações culturais, artísticas e contação de histórias.
Participando de uma das oficinas ofertadas no estande ‘Sesc Meio Ambiente’, Emily Pimentel, aluna do 4° ano da Escola Municipal Maçon Lino Oroña, disse querer participar de muitas atividades. “Achei muito legal participar dessa oficina e fazer esse fantoche de cachorro. Também estou gostando muito da exposição e quero participar de outras oficinas porque elas parecem todas muito legais”, disse a estudante de 9 anos.
No primeiro dia, atividades variadas como oficinas de artes, mostra de artesanato, exposição de livros, apresentação das escolas e do programa Mais Educação, deram a tônica do evento. Além disso, shows musicais, contação de histórias e show de ventriloquismo garantiram a diversão do público.
Para Carla Rabello, diretora de educação da SME, o tema da exposição se torna ainda mais oportuno, dado o momento atual vivido pelo país. “O Brasil está lutando pelo seu espaço, o povo está indo para as ruas, mas para que o país seja possível é importante que as pessoas entendam de onde nós viemos, nossos motivos e características, porque só assim podemos compreender o momento atual. Nossa gente vale a pena e, para ensinar isso, trabalhamos a diversidade em nossas escolas, valorizando tantas coisas boas que nós temos”, refletiu a educadora.
A exposição segue, com entrada franca e apresentações bastante variadas, até esta sexta-feira.
Confira a programação:
Quinta-feira, dia 10
9h, Malas Portam Histórias – Viajando com a Mala Treco – palco interno
10h, Show com The Jump – palco externo
11h, Projeto Canta Enquanto Conta – palco interno
13h30, Show de Ventríloqua – palco interno
14h, Malas Portam Histórias – Viajando com a Mala Treco – palco interno
15h, Show com The Jump – palco externo
16h, Projeto Canta Enquanto Conta – palco interno
Outras atividades: oficinas de artes, exposição de artesanato, exposição de livros, releitura de telas
Sexta-feira, dia 11
9h, O Chapéu do Gabriel – Todas as Histórias do Mundo – palco interno
10h, O Circo dos Irmãos Brothers – palco externo
11h, Projeto Canta Enquanto Conta – palco interno
13h30, Show de Ventríloqua – palco interno
14h, O Chapéu do Gabriel – Todas as Histórias do Mundo – palco interno
15h, O Circo dos Irmãos Brothers – palco externo
16h, Projeto Canta Enquanto Conta – palco interno
Outras atividades: oficinas de artes, exposição de artesanato, exposição de livros, releitura de telas


Presença em Redes Sociais, é cada vez mais essencial no trabalho de empresas e órgão públicos

O mundo mudou a partir do crescimento das redes sociais. Estar presente na rede é uma forma de mostrar que sua empresa está aberta ao relacionamento com clientes e fornecedores.

Algum tempo depois de seu surgimento e popularização, as redes sociais deixaram de ser um simples entretenimento e foram absorvidas no mercado, tornando-se poderosas ferramentas de divulgação e aproximação das empresas com o público. Para determinadas empresas, é vital fazer uma atualização constante de suas mídias sociais como forma de manterem-se em alta com seus os clientes. Da mesma forma, os órgão públicos, que já não podem mais dispensar esse tipo de relacionamento sob pena de perderem transparência  e interatividade, dois aspectos essenciais da nova  e ágil demanda de comunicação através da rede.

Utilizar redes sociais é obrigatório no ambiente competitivo em que vivemos hoje, considerando ainda multiplicidade das ideias e expressões utilizadas, nem sempre de forma ética, honesta ou respeitosa.

Os consumidores descobriram faz tempo o poder de fazer uma reclamação nas redes sociais. Uma crítica publicada nas redes ganha dimensões que fogem do controle de empresários, políticos e gestores, seja ela verdadeira ou falsa. Que empresa ou órgão público pode ignorar isso? Todos devem se importar e acompanhar o que se diz nas redes sociais. Estar presente na rede, também demonstra boa vontade e desejo de engajamento.

(R. Miguez)

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Prefeitura esta recompondo paralelos na rua Ipojuca, em Agriões.

A Prefeitura de Teresópolis deu início, esta semana, a recomposição de paralelos na rua Ipojuca, em Agrões.

Começou a reforma da praça do Cruzeiro, em Vieira.

Por determinação do Prefeito Arlei, a Praça do Cruzeiro, em Vieira, está passando por uma reforma completa, com a construção de um parque infantil e canteiros, remodelação de toda a quadra de esportes e instalação de bancos, além de plantio de mudas de árvores nativas. O entorno da praça também passará por intervenções, com alargamento das vias de acesso e asfaltamento, entre outras ações.




segunda-feira, 7 de outubro de 2013

10º Cultura de Raiz homenageia Dia das Crianças com vários artistas.


A pequena Bia Morgan foi muito aplaudida

As atrações infantis, incluindo as incríveis apresentações de artistas mirins, foram o ponto alto da 10ª edição do Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2013, realizado no último domingo, 6 de outubro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento reuniu inúmeros artistas, que encantaram o público ao longo de toda a manhã. Além do Dia das Crianças, tema principal do programa, o evento lembrou ainda a Primavera. 
“Neste mês em que se comemora o Dia das Crianças, nada melhor para homenageá-las do que mostrar ao público os muitos talentos infantis que existem em Teresópolis. E as crianças agradaram em cheio em suas apresentações e, ao mesmo tempo, ainda puderam curtir as outras atrações infantis que fizeram parte da edição. Foi um domingo de sucesso e muita alegria”, comemorou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres. 
Muita gente compareceu ao 10ª Cultura de raiz
Ao longo de quase quatro horas de duração, o 10º Cultura de Raiz contou com mais de 25 apresentações, comandadas pelo engenheiro agrônomo Beto Selig, apresentador oficial do evento. Entre uma música e outra, fez sucesso o lanche à moda caipira, com direito a bolos, biscoitos, café, sucos, aipim cozido e batata-doce. Isso sem falar na distribuição de sacos de pipoca e pirulitos, por conta do Dia das Crianças. 
Artistas mirins mostram talento
Entre as muitas atrações, o maior destaque ficou por conta das apresentações infantis. Ao lado do professor Marcos André, Mateus Duque encantou a todos ao tocar ‘Trenzinho Caipira’ e ‘Asa Branca’ no violão. Logo depois, foi a vez da pequena multitalentos Bia Morgan, que agradou cantando ‘Fico assim sem você’, sucesso na voz de Claudinho e Bochecha e de Adriana Calcanhoto. E teve ainda o sorridente Matheus Barreto, que ganhou a plateia com sua simpatia cantando ‘A casa’ e ‘Aquarela’. 
Crésio da Vila, Arnaldo Almeida e amigos
Além das crianças, alguns artistas também apostaram no tema, como Vera Borcard, que interpretou antigas cantigas, como ‘Atirei o pau no gato’ e ‘Ciranda, cirandinha’, contando com o auxílio de Bia Morgan na coreografia. Ao som da flauta doce, Cândido Neto foi outro que lembrou a data e também fez sucesso com sucessos do cancioneiro popular infantil, como ‘Escravos de Jó’ e ‘Cai-cai balão’. E a festa teve ainda Ozair Furtado, interpretando o palhaço Pirilim, que divertiu a todos com histórias e ainda como ventríloquo, interagindo com o boneco Willy. E finalmente, Zé Futrica, que divertiu com muitas palhaçadas. 
Ao longo do evento, outros artistas também tiveram destaque, como o violonista Geremias Cruz e a cantora Marta Rocha, apresentando ‘Lua Branca’, e para o cantor Wenderson Rosa, que mais uma vez prestigiou o projeto e cantou ao lado do pai, Edson. “É sempre um prazer estar aqui no Cultura de Raiz. E sinto que, cada vez mais, sinto falta quando não posso estar presente. Este projeto é realmente maravilhoso e digno de muitos aplausos”, comentou o cantor. 
Írio Lima agradou a todos
Destaque também para o sanfoneiro Seu Timbira, que animou com ‘Só alegria’ e ‘Barra limpa’, acompanhado por Zé Luiz, Arnaldo Almeida e Ayrton Rebello, e Moacir Rosa, que cantou ao lado de Mario do Violão. Composto pelos integrantes da Universidade da Terceira Idade (Univerti-FESO), o Coral Cantar é viver foi outro sucesso da edição. O grupo se apresentou com acompanhamento da professora Jane Barbosa e fez sucesso com ‘Que saudades da professorinha’, entre outras. 

Entre outros artistas, a festa teve ainda a presença do animado Írio Lima, do Trio Bico Seco, cantando ‘Amigo do sol, amigo da lua’, Crésio da Vila, Zé Lopes, Amado Rodrigues, e a poesia de Lucas Castilho, ‘Contrastes’, declamada por Ayrton Rebello. Finalizando, o bom e velho chorinho de Pixinguinha interpretado por Gustavo Agostini, Geremias Cruz, PC de SI, Andréa Sant’Anna, Arnaldo Almeida e o músico Celso Guimarães, que está de volta a Teresópolis depois de longa temporada nos Estados Unidos. 
Fora todas as atrações musicais, na sala de dança da Casa de Cultura Adolpho Bloch, o público pode conferir os estandes de artesanato. Estiveram presentes os artesãos: Ana Litardo (produtos da Feira Agroecológica), Leir Guarilha (bijuterias),

Maria Christina Barbosa (artesanato em tecido e sucata) e Magno Guimarães Pinho (tapioca).        
Participantes
Participaram do 10º Encontro de Cultura de Raiz os seguintes artistas: Beto Selig, Magno Pinho, Adão Curió da Viola, Roninho, Paulo Medeiros, Zé Lopes, Arnaldo Almeida, Tião do Triângulo, Ayrton Rebello, Amado Rodrigues, Seu Timbira, Zé Luiz, Lucas Castilho, Mateus Duque, Marcos André, Zé Rodrigues, Coral Cantar é Viver, Jane Barbosa, Roberto Müller, Julicão, Ozair Furtado, Moacir Rosa, Mario do Violão, Luiz Aldo, Edson Rosa, Wenderson Rosa, Cândido Neto, Bia Morgan, Matheus Barreto, Vera Borcard, Andréa Sant’Anna, Írio Lima, Trio Bico Seco (Inácio, Helcir e Julio Cesar), Geremias Cruz, Marta Rocha, Crésio da Vila, Deusecílio, Zé Futrica, Gustavo Agostini, PC de SI e Celso Guimarães. 

domingo, 6 de outubro de 2013

Instituto de Pesos e Medidas afere taxímetros em Teresópolis a partir desta segunda-feira, 07.

A secretaria  de Segurança Pública de Teresópolis informou que a partir de segunda-feira (7), até a quinta-feira (10) será realizada a aferição dos taxímetros instalados nos veículos de aluguel da cidade. O serviço, que vai efetuar a mudança de tarifa obrigatória, será realizado por equipe do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do estado do Rio de Janeiro, e o atendimento será das 9h às 17h, no Parque Municipal de Exposições (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 7,5 – Albuquerque), para todos os finais de placa.
Os documentos necessários são o último certificado do Ipem-RJ (2012), CRLV de 2012 ou 2013, Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 37,50, devidamente quitada, certificado de segurança veicular para veículos movidos a gás natural (GNV) dentro da validade e com foto do veículo. Todos os veículos deverão ser agendados, dentro do calendário, pelo telefone 0800-2823040 ou pelo site do Ipem, das 9h às 17h.
De acordo com o Ipem, o atendimento em Teresópolis só poderá ser realizado aos permissionários que fizeram a aferição relativa ao exercício de 2012. Os demais deverão comparecer na sede da Regional de Duque de Caxias (Rua Ceará, s/nº, Vila Operária, Xerém). O telefone para informações é (21) 3658-4456, e o e-mail regional.dcaxias@ipem.rj.gov.br. O horário de atendimento é das 9h às 12h e de 13h às 17h.
O pedido de prorrogação de prazo poderá ser solicitado durante a execução da mudança de tarifa no local do atendimento.
(G1)