sexta-feira, 31 de maio de 2013

Montanhista de Teresópolis sofre queda de mais de 60 metros e morre em Nova Friburgo

A morte de um montanhista muito querido em Teresópolis, vem comover mais uma vez a cidade. Jomar Silva, conhecido como Mazinho, sofreu uma queda da altura de mais de 60 metros e morreu nesta quinta feira á tarde. Além de montanhista, Mazinho era jardineiro, e estava prestando serviço para a Secretaria de Cultura, conforme noticiou o Secretario de Cultura Wanderley Peres. Ele estava em Friburgo escalando o "Cão Sentado" no Parque de Furnas.

"Grande sujeito o Mazinho. Estava trabalhando com a gente, cuidando do jardim da Casa da Memória Arthur Dalmasso. No pouco convívio que desfrutamos, Mazinho sempre demonstrou gosto pelo trabalho e pela camaradagem. Era um "fazedor" de amigos. A Cultura vai sentir muito sentir sua falta.

Mazinho, como tantos em Teresópolis, gostava de montanha. E pelo que já percebi neste meu meio século de vida, todo mundo que gosta de montanha é gente do bem. Que Deus conforte a família e que os amigos suportem bem a falta do bom companheiro
" - Publicação do Secretário de Cultura de Teresópolis, Wanderley Peres.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

2º Festival de Artes de Teresópolis: Sucesso absoluto de Toni Garrido. Cerca de 2000 pessoas foram a Praça Baltazar da Silveira para assistir ao Show. VÍDEO.

Um sucesso completo a apresentação de Toni Garrido no segundo dia do Festival de Artes de Teresópolis na Praça Higino da Silveira.  Cerca de 2000 pessoas estiveram no local curtindo muito a alegria e o bom humor com que o espetáculo foi conduzido.  Na base da voz e violão, Toni cantou samba, pop, reggae, MPB e até Rock do Legião Urbana. Ao final, todos pediram mais uma e o público foi atendido. VEJA O VÍDEO COM UM TRECHO DO SHOW.


2º Festival de Artes de Teresópolis: Capitão Blues tocou na quarta-feira as 11:00. VÍDEO.

Praça Higino da Silveira - O horário não favoreceu a apresentação do Capitão Blues, que apresentou um repertório variado, do internacional até composições próprias em português. Som gostoso de se ouvir com destaque para uma sequencia de Rock dos anos 60 que fez o publico vibrar.  Veja o vídeo de uma das músicas.


Dia do Desafio SESC com várias atividades na Praça Olímpica

Dia do Desafio na Praça Olímpica. Todas as atividades foram organizadas pelo SESC com apoio da Prefeitura Municipal. Havia várias opções para a garotada se divertir e movimentar. Veja fotos:















quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dando sequencia a bem sucedidas ações parlamentares, o Presidente da Câmara, Maurício Lopes, conquista mais duas importantes benfeitorias para a cidade.

Vereador Maurício Lopes acompanha as obras junto ao
Secretário de Obras Denilson
            O presidente da Câmara, Maurício Lopes (PSL), acompanhou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Denilson Pereira, em vistoria a obras na Rua Beira Rio, na Beira Linha. Na semana passada, eles constataram o rompimento de uma manilha e a urgência de obras de contenção e pavimentação, que já começaram.
           Uma conquista importante é a revitalização da Praça Francisco Graciano da Silva, na Beira Linha, que foi motivo de Moção apresentada pelo presidente, em fevereiro. A obra de reforma já começou e a área será totalmente reurbanizada.
Moção do Vereador Da Ponte (PSDB) também é atendida
            O presidente da Câmara, Maurício Lopes (PSL), constatou junto com o secretário de Obras, Denílson Pereira, e o administrador do Horto Municipal, Tião Correa, a obra de limpeza e capina no Lago Iacy, no bairro Granja Guarani. Segundo o secretário, estão sendo feitos estudos para devolver a Teresópolis o Lago Iacy, importante ponto turístico de nossa cidade.
            Em março, O vereador Da Ponte (PSDB) esteve em visita à comunidade da Granja Guarani para uma reunião com a diretoria da Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani (AMAGG). O objetivo da visita foi ouvir as reivindicações dos moradores e encaminhá-las ao Executivo. Entre as solicitações, os moradores pediram a reforma do Lago Iacy e do Mirante das Lendas. O vereador Da Ponte fez uma Moção que foi aprovada na Câmara. Segundo os moradores, o Lago Iacy inunda quando chove e as casas não estão suportando tantas enchentes.

Programação para a Semana do Meio Ambiente em Teresópolis inicia na segunda-feira e conta com muitas apresentações e eventos


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil preparou uma extensa programação para comemorar a Semana do Meio Ambiente. Na segunda-feira, 3 de junho, será realizada a formatura da primeira turma do curso de formação de Agentes Ambientais Comunitários Voluntários, às 17h30, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea).
O programa tem a finalidade de incentivar a participação voluntária de qualquer pessoa, maior de 18 anos, interessada em atividades de educação ambiental, proteção e preservação dos recursos naturais. O Agente Ambiental Comunitário Voluntário poderá identificar e denunciar, na comunidade onde mora, questões como desmatamento, construções em áreas de preservação, focos de incêndio e descarte inadequado de lixo, entre outras situações. A aplicação das penalidades aos infratores caberá à Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil. 
Na terça-feira, dia 4, haverá a apresentação do documentário ‘O que foi isto?’, sobre a tragédia natural de janeiro de 2011 na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. De autoria de Alexandre Toscano e Ivonilton Fontan, e Produção da TABV, o filme será exibido às 19h no Teatro do SESC (Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea). A realização é do Fórum Agenda 21 Teresópolis, com apoio do SESC Teresópolis.
Na quarta, 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, será realizado um grande evento na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, para comemorar o Dia do Meio Ambiente. Das 9h às 17h haverá peças de teatro, apresentação de grupos musicais, distribuição de material educativo e de mudas de plantas da mata nativa. As atividades acontecerão em estandes montados na praça, com exposição de projetos e campanhas ambientais realizados por empresas e organizações não governamentais ligadas ao meio ambiente.
Na quinta-feira, 6, acontecerá um mutirão de limpeza no trecho do Rio Paquequer que corta a comunidade da Ilha do Caxangá, no Alto, a partir das 9h. A ação contará com a participação das secretarias municipais de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cultura e de Obras e Serviços Públicos, e mobilizará ainda moradores, o Fórum da Agenda 21 e estudantes da rede municipal de ensino.

Equipes de emergência da Prefeitura estão trocando lâmpadas na cidade. Veja a tabela das ruas já atendidas.

Relatório parcial de serviços executados pela equipe emergencial de Iluminação Pública da Prefeitura sem os números de hoje. Um total aproximado de 60 lâmpadas foram trocados nos últimos 10 dias além de vários relés.  O novo edital de licitação para contratação de uma firma responsável pelo setor, deve ser publicado nos primeiros dias de junho. Enquanto isso, o serviço prossegue até que a normalidade seja restabelecida.

Bairro(s):
Rua(s):
Alto
 Mello Franco  (toda)
Alto
Cel. Silvio Lisboa Cunha (parcial)
São Pedro
 Gov. Roberto Silveira (6 lâmpadas)
São Pedro
Luiz Noguer Junior  (3)
São Pedro
São Pedro (2)
Iúcas 
Abelardo da Cunha  (parcial)
Comary
Carlos Laet  (parcial)
Comary
Carlos Guinle (parcial)
Vale Paraíso
Florentino de Paula 264 (3 lâmpadas)
Vale Paraíso
General Jose Ribeiro (9 lâmpadas)
Vale Paraíso
Alameda João Vargas  (5 lâmpadas)
Vale Paraíso
Benigno Hermida  (toda)
Vale Paraiso
Florentino de Paula (toda)
Barra
José Rebello (8 lâmpadas))

Conforme determinação do Prefeito Arlei Rosa, a Secretaria de Segurança deu início, nesta quarta-feira, 29, as operações de fiscalização dos ônibus que fazem o transporte coletivo em Teresópolis

Responsável pela Fiscalização de Trânsito e Concessões, Marcio Salomão,
verifica o acesso de cadeirantes. 
  Na tarde desta quarta-feira, 29, a coordenadoria da Guarda Municipal fez uma operação para fiscalizar a condição de trafegabilidade dos ônibus utilizados no transporte coletivo na zona urbana. Realizada em conjunto com a Coordenadoria de Engenharia de Tráfego da Secretaria Municipal de Segurança Pública, a ação aconteceu no final da Avenida Lúcio Meira, próximo ao cruzamento com a Rua Dr. Aleixo, na Várzea.

Em caso de alguma irregularidade com os ônibus vistoriados, a Fiscalização de Trânsito e Concessões notificará a empresa responsável pelo transporte coletivo. Em casos graves, ocorrerá a apreensão do veículo irregular.

A operação acontecerá periodicamente, conforme determinado: “Fiscalizaremos os ônibus, avaliando suas condições gerais de tráfego, bem como a documentação do veículo e do motorista, o acesso de cadeirantes e pneus. Essa ação acontecerá de forma periódica, visando garantir a segurança dos passageiros”, explicou o responsável pela Fiscalização de Trânsito e Concessões, Márcio Salomão.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Postos de gasolina assaltados nesta madrugada em Teresópolis, não tinham câmeras de segurança. Um frentista foi baleado.

Dois postos de gasolina foram assaltados na madrugada desta segunda-feira, 27, em Teresópolis. Em um dos casos os assaltantes atiraram e um frentista foi atingido de raspão no tórax. Em ambos os casos os trabalhadores foram agredidos com coronhadas. Os Postos assaltados foram o Posto do Claudinho e depois o Posto Rezende.O pior é saber que nenhum dos postos tinha sequer uma câmera de segurança, o que dificulta o reconhecimento dos criminosos.



2º Festival de Artes de Teresópolis - Programação Completa dos Shows na Praça Higino da Silveira.

De 29 de maio a 09 de junho, com programação em estruturas especialmente montadas na Praça Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis, no Alto, com entrada franca.

João Bosco - Quarta-feira - 29/05/2013 - 19 horas

Toni Garrido - Quinta-feira - 30/05/2013 - 17 horas

Duofel - Sexta-feira - 31/05/2013 - 17 horas (Beatles)

Toninho Horta - Sábado - 01/06/2013 - 17 horas

 Bebossa e Roberto Menescal - Sábado - 02/06/2013 - 18 horas

 RJ 130 - Domingo - 02/06/2013 - 12 horas “O RJ 130 apresenta, no Festival de Artes de Teresópolis 2013, seu progressivo de Pink Floyd, Emerson, Lake & Palmer, Yes, Genesis, Rick som "pop” e “pós-progressivo".

Capitão Blues - 30/05/2013 - 11 horas

Três de Nós 31/05/2013 - 11 horas

Jahguasoul -  Sábado - 01/06/2013 - 19 horas

Bulo - Sábado - 01/06/2013 - 11 horas



Seminário de Informática do UNIFESO apresenta novas tecnologias sobre Robótica


O curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) está promoveu o “X Seminário de Computação e Informática”, de 22 a 25 de maio. A abertura do evento contou com a presença do professor Alberto Torres, do Instituto Superior de Tecnologia de Petrópolis (IST), que apresentou a palestra “Projeto de Integração de Engenharia- Escola para Competições Robóticas”, e do professor Leonardo Alfredo Forero Mendonza, da PUC-RIO, que falou sobre “Robótica Inteligente Aplicada”.

O professor Alberto Torres mostrou alguns projetos desenvolvidos no IST e falou sobre como a robótica está sendo encarada educacionalmente na unidade, além de mostrar as novas tecnologias que estão no mercado. O coordenador do curso de Ciência da Computação, professor Nelson Machado Barbosa, disse que “o décimo seminário traz um pouco de tudo, abordando temas desde área de tecnologia até empreendedorismo, focando os campos que estão em alta hoje no meio tecnológico, que são os aplicativos e os games. A importância desse evento é mostrar a relevância dessas áreas no mercado de trabalho”.
 
O professor Leonardo Mendonza mostrou aos estudantes um robô de Lego que foi construído pelos alunos do primeiro período de robótica da PUC-RIO. A estudante Natalia Alves Tavares, do primeiro período de Ciência da Computação, disse que assistindo às palestras espera aprimorar seus conhecimentos também fora da sala de aula. O estudante Alan Mendes, do quarto período de Engenharia de Produção, disse que além de gostar da área de automação, “a palestra abriu horizontes para conhecer novas áreas e entrar no mercado de trabalho”.

domingo, 26 de maio de 2013

TURISMO: Aberto o cadastro para o curso gratuito de "Recepcionista em Meios de Hospedagem" do Pronatec em Teresópolis.

Já pode ser feito o cadastro para o curso gratuito de recepcionista em meios de hospedagem do Pronatec Copa. Trata-se do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Turismo, do Ministério do Turismo que capacita profissionais para atuar durante a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo 2014, período em que as cidades sede dos eventos receberão grande número de visitantes, movimentando também os municípios vizinhos.

São oferecidas 20 vagas e o interessado deve ter idade a partir de 18 anos e Ensino Médio incompleto. O cadastro prossegue até o dia 6 de junho, de segunda a sexta, das 9h às 18h, na sede da Secretaria Municipal de Turismo, no Soberbo, e no Centro de Informações Turísticas da Várzea, localizado na Praça Olímpica. As aulas serão ministradas por profissionais do SENAC Rio.

A previsão é de que outros quatro cursos sejam disponibilizados, de acordo com as demandas recebidas pela Secretaria de Turismo e encaminhadas ao Ministério do Turismo para a formação das turmas. São eles: organizador de eventos, garçom, camareira em meios de hospedagem e auxiliar de cozinha.

De acordo com o Secretário Henrique Carregal, os cursos do Pronatec estão sendo trazidos a Teresópolis por conta da articulação da Secretaria Municipal de Turismo com o Ministério do Turismo. “Ao contrário do Pronatec Copa na Empresa, essa versão é direcionada a pessoas físicas interessadas em ingressar no ramo do turismo, e que vislumbram a vinda dos próximos grandes eventos esportivos como oportunidade de ingresso no mercado de trabalho”, assinala Henrique Carregal.

TURISMO: Dia 28 de maio acontece na cidade o "Iº Seminário de Turismo de Teresópolis: Aventura e ecoturismo por excelência". VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA.


Com coordenação da Secretaria Municipal de Turismo, acontece no dia 28 de maio, das 8h30 às 18h, no Centro de Convenções do Hotel Alpina, o "I Seminário de Turismo de Teresópolis: Aventura e Ecoturismo por Excelência". Direcionado aos empresários dos setores hoteleiro e gastronômico, aos profissionais das agências de viagens e de turismo e das empresas de transporte, o evento tem como proposta o fortalecimento da parceria entre Poder Público, iniciativa privada e o terceiro setor, na busca da profissionalização e do desenvolvimento da atividade turística no município.
Constam da programação palestras e mesas redondas com a participação dos principais representantes dos setores de ecoturismo e do turismo de aventura no Estado do Rio de Janeiro. Haverá ainda debates sobre o Sistema Municipal de Turismo, com representantes da Secretaria Municipal de Turismo, do Conselho Municipal de Turismo e  do Teresópolis Convention & Visitors Bureau. Durante o evento, será aberta a Temporada de Montanhismo 2013 do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
“Teresópolis possui uma excelente rede de hotéis e de restaurantes, e é um dos poucos municípios a contar com três importantes unidades de conservação, que são os parques Nacional da Serra dos Órgãos, o Estadual dos Três Picos e o Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Somos a capital brasileira do montanhismo. Temos que aproveitar todas essas potencialidades para alavancar o setor e a nossa economia e, para isso, precisamos melhorar a nossa estrutura e a qualidade da recepção turística”, destaca Henrique Carregal, Secretário Municipal de Turismo. 
Seminário de Turismo de Teresópolis: aventura e ecoturismo por excelência
PROGRAMAÇÃO
8h30: Recepção e credenciamento
9h: Abertura
Arlei de Oliveira Rosa - Prefeito de Teresópolis
Henrique Carregal - Secretário Municipal de Turismo
Nauro Grehs - Vice-presidente da TurisRio (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro)
Marco Navega - Presidente da FCVB-RJ (Federação de Convention and Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro)
9h30: Palestra “Sistema Municipal de Turismo e Planejamento Estratégico da Secretaria de Turismo de Teresópolis”
Palestrante: Eduardo Mielke - Subsecretário Municipal de Turismo
10h30: Lançamento da Temporada de Montanhismo PARNASO (Parque Nacional da Serra dos Órgãos)
11h: Apresentação das campanhas:
• Serra Verde Imperial: Cenários e Sabores
• Serra Verde: Caminhos de Aventura
12h: Almoço
13h30: Palestra “Competitividade de destinos, o papel da hotelaria”
14h30: Mesa redonda: Guias de Aventura e Ecoturismo
• Rapha Raine – AGUIPERJ (Associação de Guias, Instrutores e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro)
• Marcelo Resende – SINDEGTUR (Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro)
• Felipe Edney – CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada)
• Gabriel – ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura)
15h30: Intervalo
16h: Apresentação Teresópolis I: Portal de Turismo
Eduardo Mielke e Fabiano Oliveira - Secretaria Municipal de Turismo
Apresentação Teresópolis II: Destino de Aventura e Ecoturismo Aventura TOP 10
Grupo Agências de Turismo Associadas
17h: Mesa redonda: Sistema Municipal de Turismo
Henrique Carregal – Secretário de Turismo de Teresópolis
Leo Carvalho – COMTUR (Conselho Municipal de Turismo)
Nilson Neves – TCVB (Teresópolis Convention & Visitors Bureau)
18h: Encerramento
Local: Hotel Alpina (Rua Cândido Portinari, 837 – Golfe)
Informações:
Secretaria de Turismo de Teresópolis
Telefones: (21) 3642-3471 / 2644-4095

BOMBEIROS TERESÓPOLIS RJ/ 16º GBM, - Ten.Cel. Flavio Castro apresenta estatísticas das ações do Batalhão