sexta-feira, 2 de agosto de 2013

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Teresópolis ganha novo campus: Estácio de Sá inicia aulas no dia 12 de agosto.


Inaugurado na noite desta quarta-feira, 31 de julho, o campus Teresópolis da Universidade Estácio de Sá compartilha as instalações do Colégio George March, na Tijuca, com infraestrutura moderna e completa para atender até mil alunos. Com 20 salas de aula, biblioteca, laboratório de informática e auditório, a Estácio chega à cidade oferecendo seis cursos superiores presenciais: Administração, Ciências Contábeis, Logística, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais, todos aprovados e reconhecidos pelo Ministério da Educação.
As aulas terão início em 12 de agosto, no turno da noite, e os candidatos já podem se inscrever para fazer o vestibular, que é agendado pelo site da universidade – www.estacio.br, onde encontrarão datas e horários disponíveis para a prova. Os telefones para informações são 0800 282 3231 e (21) 3644-7300. A unidade fica na Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 750, na Tijuca. Matrículas para o segundo semestre de 2013 serão aceitas até 27 de agosto sem prejuízo acadêmico para o aluno.
 Vice-prefeito, Márcio Catão, fez o desenlace da fita inaugural do campus, ao lado do diretor presidente do Grupo Estácio, Rogério Melzi. Para Márcio Catão, a chegada da universidade a Teresópolis preenche uma lacuna histórica. “Nós chegamos a transportar para os municípios vizinhos quase 350 alunos. E a Estácio entendeu que Teresópolis é um mercado crescente, atuante e que precisa ser respeitado. É esse tipo de parceria que a cidade precisa. Eles vêm hoje cobrir a necessidade com seis novos cursos, sendo quatro técnicos e dois de bacharelado. Estamos aqui para dar todo apoio para esse grupo. Com certeza será uma parceria fabulosa, que vai atender a nossa necessidade de cultura e educação”.
Também marcaram presença na inauguração os vereadores Maurício Lopes – presidente da Câmara Municipal, e Dr. Antônio Francisco, os secretários municipais Leonardo Vasconcellos (Educação) e Avenir Lima (Orçamento Participativo), bem como o subsecretário de Turismo, Eduardo Mielke, e assessores, além de empresários, educadores e convidados. Da Universidade participaram o vice-reitor de graduação, Vinicius Scarpi, o vice-reitor de Administração e Finanças, Abílio Gomes, o diretor executivo de Educação Continuada, Marcos Noll Barbosa, e o diretor de operação do Núcleo Serrano, Flávio Castro.
O presidente do Grupo Estácio, Rogério Melzi, garantiu que a parceria da universidade com o município é duradoura. “Nossa chegada corrige o que chamamos de desvio histórico, uma falha por não estarmos presente em Teresópolis. Hoje a Estácio corrige e paga essa nossa dívida. Começamos com seis programas na área de gestão, para que depois venham mais programas em outras áreas, como o ensino à distância, a pós-graduação e uma área em que apostamos muito, chamada soluções corporativas, para atuar junto com as empresas”.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Relembrando: Capitão Blues - 2º Festival de Artes de Teresópolis

Michelle Bronstein - II ENCONTRO DE TURISMO DE TERESÓPOLIS

Jovens de Projeto Social teresopolitano, conquistam o 2º lugar em torneio internacional de futebol de campo. Saiba mais.

Orgulhosos da conquista, os jovens foram dividir sua
alegria com o vereador
O Presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Lopes, recebeu hoje, na Câmara, os integrantes do Projeto Social Jovens do Futuro, que realiza um trabalho com as categorias sub 11 e sub 13, treinando todos os sábados no Teresópolis Futebol Clube. O time conquistou o segundo lugar no 4º Torneio Internacional Rio das Ostras Soccer Cup, e contou com o apoio do vereador para poder participar do evento. Nessa linha de atuação, vem o vereador Maurício Lopes se destacando pela dedicação a projetos como esse, já que mantém na beira Linha um projeto Social há mais de 8 anos. O grupo trouxe também a medalha de melhor Jogador do torneio. Segundo Maurício Lopes, "levaram o nome de Teresópolis a um campeonato mundial de Futebol de campo. Isso é muito bom para a nossa cidade, e projetos como esse merecem ser sempre incentivados".

Prefeitura constrói mais um muro de contenção no Rosário

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, vem realizando diversas obras no Rosário. Entre elas, a construção de um muro de contenção nas proximidades do CIEP Sebastião Mello, em local atingido recentemente por um deslizamento de encosta. Reparos de galeria de águas pluviais e colocação de manilhamento de esgoto são realizados na Rua Otto de Alencar.
Segundo Valdecir Paim, presidente da Associação de Moradores do Rosário, que participa de encontros constantes com o prefeito Arlei e seus secretários, a comunidade está satisfeita com as melhorias. “Vários serviços estão sendo realizados, como essa construção de muro de contenção, rede de esgoto e tapa-buracos, entre outros. Agradeço ao prefeito Arlei em nome de toda a comunidade”.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Denilson Moraes, destacou uma equipe de oito trabalhadores para atuar na comunidade, sob o comando do encarregado Edno, que utiliza retroescavadeira e caminhão para a execução dos trabalhos.
O prefeito Arlei está empenhado em atender as demandas de todas as comunidades. “Fazemos o possível para atender a todos, para melhorar a condição de vida em todos os bairros do município”, destacou o prefeito.

Conselho da Mulher firma parcerias com UERJ, Fundação Leão XIII e Fiocruz

Realizada na última quinta-feira, 25, a primeira reunião ordinária da nova gestão do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher. Sob o comando da presidente, Rosayni Batalha, que foi empossada no dia 3 de julho, o encontro de trabalho contou com a participação de convidados. Entre eles, os subsecretários municipais de Governo, José Maria Rodrigues, e de Turismo, Eduardo Mielke – que também é coordenador do curso de Turismo da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) em Teresópolis, e da coordenadora da Fundação Leão XIII, Andréa Hannas.

Durante a reunião foram aprovadas várias propostas, como parceria com a UERJ para capacitação e elaboração do plano de gestão das conselheiras. Também foram aprovadas mais duas importantes parcerias: com a Fundação Leão XIII, para a prestação de serviços oferecidos pela instituição, e com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), para a realização de um trabalho conjunto relacionado à questão do uso de agrotóxicos pelas mulheres rurais no município.


Vaga de emprego no HCTCO para cozinheiro.

O Centro Universitário Serra dos Órgãos recruta cozinheiro(a) para atuar no HCTCO. Requisitos necessários: experiência na área, facilidade no relacionamento interpessoal e disponibilidade para trabalhar em sistema de plantão (12x36). Enviar currículo para curriculorh@unifeso.edu.br ou Gerência Desenvolvimento de RH: Av. Alberto Torres, 111 – Alto – Teresópolis – CEP: 25964-000.

Informações: (21) 2641-7047/7055

Secretaria de Cultura promove Festival da Cultura Popular em agosto

Entre os dias 21 e 27 de agosto, uma grande festa vai movimentar Teresópolis. É o Festival da Cultura Popular, evento promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a concessionária de energia Ampla. Serão sete de dias de festa, com atividades diversas realizadas no entorno da Casa de Cultura Adolpho Bloch, incluindo shows, teatro, apresentações folclóricas e um grande "arraiá'.

Com entrada gratuita, o Festival vai aliar dois eventos de grande porte: o Festival de Cultura Popular e a segunda edição do Consciência Ampla Cultural, que agora é realizado em novo formato, voltado para os alunos da rede municipal de ensino. Entre as atrações estão previstos espetáculos teatrais, shows e bate-papo com artistas consagrados, trazidos a Teresópolis pela Ampla, tendo como tema “O Brasil que os brasileiros não conhecem”. Em contrapartida, a Secretaria de Cultura ampliará o evento, transformando a Casa de Cultura em um verdadeiro arraiá. A comercialização de quitutes e comidas típicas, shows de cultura popular e até mesmo um casamento na roça estão na programação.

Para sinalizar o evento, uma mega decoração está sendo confeccionada pela Secretaria de Cultura, com cenário imitando uma cidade de interior em escala próxima à real, dando todo o clima de festa 'agostina'. Pórtico de entrada, enfeites, cerca e bandeirinhas integram a decoração. A área de shows ficará localizada no anfiteatro da Casa de Cultura, possibilitando fácil acesso e visualização do público. Ao lado da casa, será montada a praça de alimentação. Artistas de renome, como Sandra de Sá e a dupla Bento e Mariano, já estão confirmados para o evento.

“Desde janeiro, estamos em contato com a produtora Biruta visando a realização da segunda edição do Consciência Ampla Cultural em Teresópolis. A primeira, em 2010, foi um sucesso e desta vez não será diferente. Ao contrário. Como o evento será em agosto, mês da cultura popular, programamos um grande festival, que vai reunir em um único espaço diferentes manifestações artísticas. Tudo está sendo preparado com muito carinho”, anuncia o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

domingo, 28 de julho de 2013

PADRÃO ÁGUIAS VISITA A FAZENDA SÃO FULGÊNCIO EM SAPUCAIA, RJ


A Organização dos Águias esteve presente e atuante em mais um importante evento educativo. Reunidos no último dia 21 de julho/2013, a equipe técnica ambiental do Padrão Águias da Aventura Objetiva partiu em excursão técnica até a Fazenda Alambique São Fulgêncio, localizado no Município de Sapucaia, no sul fluminense, onde é produzida a famosa Cachaça Menina do Rio. O objetivo do evento foi proporcionar o estudo teórico e prático sobre a plantação de cana de açúcar, o processo para a fabricação da cachaça, além de toda produção rural e do potencial turístico da região.
Produzida no Alambique São Fulgêncio Indústria e Comércio Ltda, a Cachaça Menina do Rio é uma das grandes atrações culturais da zona rural, distrito de Vila Nossa Senhora Aparecida, no município de Sapucaia. Inicialmente a fazenda era uma típica propriedade leiteira, que na busca pela sustentabilidade da sua produção rural, procurou maximizar a utilização dos recursos naturais existentes e dos insumos produzidos. Neste sentido começou a produção de cachaça de alambique utilizando a cana de açúcar que já era produzida para o gado e parte da mão de obra que se encontrava ociosa, em cultivos sazonais na fazenda.
O processo produtivo é realizado dentro de rígidos padrões de qualidade, onde são controlados todas as etapas de produção, do plantio da cana de açúcar à sua expedição, viabilizando sua rastreabilidade, o que permite alto reconhecimento comercial.
Envolvidos na busca constante pelo conhecimento, a equipe sob o comando do Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel pôde desfrutar de um domingo de confraternização e de aprendizagem. A equipe realizou um belo churrasco, passeou de barco, andou pelas trilhas e pescou no açude, além de cavalgar pelas áreas da dinâmica natural analisando todo o processo hidrológico e pedológico da região, uma verdadeira sala de aula em espaço aberto.
Os proprietários da fazenda, Sr Sérgio e Srª Viviane Lund destacaram a importância de se receber visita de equipes que tem a visão de preservação e conservação ao meio ambiente, que, além da presença humana também é motivo de orgulho para a formação profissional. O Mestre dos Águias agradece a acolhida e destaca a participação de sua equipe no desenvolvimento de ações práticas profissionais, aliadas aos valores institucionais.
MATÉRIA: * CEDIR / PAAO (CECP) - FOTOS: BRUNO (NEPOMUCENO)


Site do Padrão Águias

http://aventureirosaguia.ning.com/

Granja Comary - Seleções de base continuam treinando em Teresópolis

Após receber a Seleção masculina sub-17 na cidade, para um período de treinos durante as últimas semanas na Granja Comary, sob o comando do técnico Alexandre Gallo e do preparador físico Maurício Cupertino, o centro de treinamento da Confederação Brasileira de Futebol em Teresópolis irá receber agora a Seleção de futebol feminino sub-20, na próxima semana. O local continua em obras para receber a Seleção Brasileira principal durante a Copa do Mundo 2014.
Alexandre Gallo, coordenador das categorias de base da seleção brasileira de futebol, confirmou que a preparação da base também está sendo feita desde já em Teresópolis, e continuará ao longo dos próximos anos, até a data dos Jogos Olímpicos. Gallo já foi escolhido pelo presidente da CBF, José Maria Marin, como treinador da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.
Escolhida também pela dupla Felipão/Parreira para sede da seleção brasileira principal durante os preparativos para a Copa do Mundo, e também durante todo o evento, a Granja Comary vai receber agora a Seleção de Futebol Feminino sub-20.
O técnico da Seleção Feminina Sub-20, Adilson Santos, convocou 26 jogadoras para mais uma etapa de treinamento. A apresentação da seleção acontece no dia 3 de agosto, quando as atletas selecionadas começarão os treinamentos para o Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino sub-20.
Confira a lista das convocadas que se apresentarão em Teresópolis na próxima semana:
Goleiras
Letícia Bussatto - São José
Letícia da Silva - Kindermann
Yasmin Cristina - Vasco

Zagueiras
Nagela - Ferroviária
Rayanne - Botafogo
Ermelinda - Portuguesa
Daiana - CBF
Brenda - Iranduba

Laterais
Amanda - Centro Olímpico
Isabela - Ferroviária
Yasmin Assis - CBF
Letícia Albuquerque - XV de Piracicaba

Meias
Camila - São José
Djenifer Becker - Kindermann
Rosângela - Ferroviária
Patrícia Derrico - São José
Scarlett - São Caetano
Andressa Marchy - Kindermann
Caroline - CBF

Atacantes
Byanca Araújo - Botafogo
Carol Baiana - Vitória de Santo Antão
Patrícia Sochor - Kindermann
Maria Eduarda - Recife
Dioneide - Ferroviária
Gabrielle - Kindermann
Érica - Taubaté

Paralamas lotou Praça Olímpica no encerramento do Festival de Inverno

Veja fotos da última atração do Festival de Inverno em Teresópolis. Paralamas do Sucesso.