terça-feira, 30 de julho de 2013

Secretaria de Cultura promove Festival da Cultura Popular em agosto

Entre os dias 21 e 27 de agosto, uma grande festa vai movimentar Teresópolis. É o Festival da Cultura Popular, evento promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a concessionária de energia Ampla. Serão sete de dias de festa, com atividades diversas realizadas no entorno da Casa de Cultura Adolpho Bloch, incluindo shows, teatro, apresentações folclóricas e um grande "arraiá'.

Com entrada gratuita, o Festival vai aliar dois eventos de grande porte: o Festival de Cultura Popular e a segunda edição do Consciência Ampla Cultural, que agora é realizado em novo formato, voltado para os alunos da rede municipal de ensino. Entre as atrações estão previstos espetáculos teatrais, shows e bate-papo com artistas consagrados, trazidos a Teresópolis pela Ampla, tendo como tema “O Brasil que os brasileiros não conhecem”. Em contrapartida, a Secretaria de Cultura ampliará o evento, transformando a Casa de Cultura em um verdadeiro arraiá. A comercialização de quitutes e comidas típicas, shows de cultura popular e até mesmo um casamento na roça estão na programação.

Para sinalizar o evento, uma mega decoração está sendo confeccionada pela Secretaria de Cultura, com cenário imitando uma cidade de interior em escala próxima à real, dando todo o clima de festa 'agostina'. Pórtico de entrada, enfeites, cerca e bandeirinhas integram a decoração. A área de shows ficará localizada no anfiteatro da Casa de Cultura, possibilitando fácil acesso e visualização do público. Ao lado da casa, será montada a praça de alimentação. Artistas de renome, como Sandra de Sá e a dupla Bento e Mariano, já estão confirmados para o evento.

“Desde janeiro, estamos em contato com a produtora Biruta visando a realização da segunda edição do Consciência Ampla Cultural em Teresópolis. A primeira, em 2010, foi um sucesso e desta vez não será diferente. Ao contrário. Como o evento será em agosto, mês da cultura popular, programamos um grande festival, que vai reunir em um único espaço diferentes manifestações artísticas. Tudo está sendo preparado com muito carinho”, anuncia o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.