domingo, 28 de julho de 2013

PADRÃO ÁGUIAS VISITA A FAZENDA SÃO FULGÊNCIO EM SAPUCAIA, RJ


A Organização dos Águias esteve presente e atuante em mais um importante evento educativo. Reunidos no último dia 21 de julho/2013, a equipe técnica ambiental do Padrão Águias da Aventura Objetiva partiu em excursão técnica até a Fazenda Alambique São Fulgêncio, localizado no Município de Sapucaia, no sul fluminense, onde é produzida a famosa Cachaça Menina do Rio. O objetivo do evento foi proporcionar o estudo teórico e prático sobre a plantação de cana de açúcar, o processo para a fabricação da cachaça, além de toda produção rural e do potencial turístico da região.
Produzida no Alambique São Fulgêncio Indústria e Comércio Ltda, a Cachaça Menina do Rio é uma das grandes atrações culturais da zona rural, distrito de Vila Nossa Senhora Aparecida, no município de Sapucaia. Inicialmente a fazenda era uma típica propriedade leiteira, que na busca pela sustentabilidade da sua produção rural, procurou maximizar a utilização dos recursos naturais existentes e dos insumos produzidos. Neste sentido começou a produção de cachaça de alambique utilizando a cana de açúcar que já era produzida para o gado e parte da mão de obra que se encontrava ociosa, em cultivos sazonais na fazenda.
O processo produtivo é realizado dentro de rígidos padrões de qualidade, onde são controlados todas as etapas de produção, do plantio da cana de açúcar à sua expedição, viabilizando sua rastreabilidade, o que permite alto reconhecimento comercial.
Envolvidos na busca constante pelo conhecimento, a equipe sob o comando do Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel pôde desfrutar de um domingo de confraternização e de aprendizagem. A equipe realizou um belo churrasco, passeou de barco, andou pelas trilhas e pescou no açude, além de cavalgar pelas áreas da dinâmica natural analisando todo o processo hidrológico e pedológico da região, uma verdadeira sala de aula em espaço aberto.
Os proprietários da fazenda, Sr Sérgio e Srª Viviane Lund destacaram a importância de se receber visita de equipes que tem a visão de preservação e conservação ao meio ambiente, que, além da presença humana também é motivo de orgulho para a formação profissional. O Mestre dos Águias agradece a acolhida e destaca a participação de sua equipe no desenvolvimento de ações práticas profissionais, aliadas aos valores institucionais.
MATÉRIA: * CEDIR / PAAO (CECP) - FOTOS: BRUNO (NEPOMUCENO)


Site do Padrão Águias

http://aventureirosaguia.ning.com/

Nenhum comentário :

Postar um comentário