sexta-feira, 26 de julho de 2013

Construção do Corpo de Bombeiros de Bonsucesso entre em fase final.

Através da articulação do prefeito Arlei com o Governo do Estado, os moradores de Bonsucesso, no 3º Distrito, já podem começar a comemorar a aquisição do mais novo serviço público da localidade: a instalação de um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros. 
Desejo antigo da população, a base está praticamente pronta, restando apenas a finalização de alguns detalhes para ser entregue à população, como pintura, projeto paisagístico e equipamentos de trabalho.

Localizada em terreno da Prefeitura e com recursos municipais, a construção segue o padrão do Corpo de Bombeiros do Estado, que apresentou o projeto em meados do ano passado. 
Com dois pavimentos, o prédio possui refeitório, cozinha com despensa, banheiro e quatro ambientes no primeiro andar, para o atendimento ao público. O segundo piso será utilizado como alojamento para os militares, com dois dormitórios, banheiro coletivo e uma suíte.
Teresópolis possui apenas um Grupamento do Corpo de Bombeiros, no bairro de Pimenteiras, área urbana do município, e para chegar às localidades do interior, o socorro leva, em média, aproximadamente 40 minutos. O destacamento de Bonsucesso levará atendimento mais rápido aos cerca de 15 mil moradores da região. “Sinto orgulho de estar como prefeito de Teresópolis e conseguir trazer o Posto do Corpo de Bombeiros para o 3º Distrito. Isso era esperado pelos moradores há mais de 20 anos. A obra vai beneficiar não só os moradores da região, mas também vai atender toda a extensão da estrada RJ-130”, ressaltou Arlei. 
O prefeito ainda disse que espera inaugurar o novo Posto Avançado do Corpo de Bombeiros em Teresópolis nos próximos 40 dias.

FESTIVAL DE INVERNO: Hoje, Titãs. Sábado, Diogo Nogueira e Domingo Paralamas.

Do samba ao rock. Assim será o último fim de semana no Festival Sesc Rio de Inverno em Teresópolis. Diogo Nogueira e os Paralamas do Sucessose encarregam de fechar em grande estilo a programação que teve cerca de 200 atrações de música, dança, teatro, artes visuais e literatura. Os shows acontecem na Praça Olímpica de Teresópolis, e têm entrada gratuita. No sábado (27/7) um dos grandes nomes da nova geração do samba, Diogo Nogueira sobe ao palco às 20h30. O cantor apresenta ao público a recém lançada turnê ‘Mais Amor’. No domingo (28/7) quem comanda a noite são os Paralamas do Sucesso comemorando 30 anos de carreira em um show inédito, marcado para 19h.
Criado no berço do samba, Diogo Nogueira não nega a musicalidade e o talento herdados do pai, o grande compositor e cantor João Nogueira. Mas o jovem músico traça sua própria trajetória e hoje é um dos destaques da nova geração do gênero. O sambista promete aquecer o público na noite deste sábado (27/7) com a recém lançada turnê “Mais Amor”, na qual canta o amor em todas as suas formas em canções inéditas e ainda grandes clássicos da MPB em novas versões.
Além das inéditas, o público vai conferir, também, canções criadas especialmente para o CD, que foi lançado no último dia 13 de julho, por alguns dos mais importantes compositores do samba contemporâneo, como Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Xande de Pilares (Grupo Revelação), Serginho Meriti (autor de diversos sucessos do gênero, dentre eles “Da melhor qualili”, do álbum “Sou eu”), Flavinho Silva (que assina sucessos de Diogo como “Fé em Deus” e “Tô fazendo a minha parte”) e André Renato (autor de alguns dos maiores hits do Grupo Revelação, do Fundo de Quintal, dentre outros artistas).
No palco, Diogo Nogueira é acompanhado pela banda composta por Henrique Garcia (cavaquinho), Cacau Castro (percussão), Wallace Peres (violão de seis cordas), Daniel Felix (percussão), Everton Germano (sopros), João Faria (baixo), Chico Faria (guitarra), Sandro Araujo (bateria), Carlinhos de Castro (pandeiro), Fabiano Segalote (trombone), Gilson Santos (trompete), Pizzott (repique), Bruno Barreto (coro) e Fernando Merlino (teclados). Mas não para por aí. O show conta, ainda, com a participação de dez dançarinos da Cia. de Dança Carlinhos de Jesus e com o cenário especialmente criado por Zé Carratu.
Para encerrar, tem comemoração dos 30 anos de carreira dos Paralamas do Sucesso que dividem com o público a celebração da sua história de sucesso na música. No domingo (28/7), o trio vai apresentar o show inédito no qual tocam seus sucessos e músicas que influenciaram a banda. Ao som de Herbert Vianna (voz e guitarra), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria e vocais), o público vai fazer uma verdadeira viagem musical passando por todas as fases da banda através de canções como “Vital e sua moto”, o primeiro hit, “Óculos”, “Cinema mudo”, “Lanterna dos afogados”, “Romance ideal”, “O calibre”, “Caleidoscópio”, entre muitas outras, além de canções de outros artistas como “Que país é esse” (Renato Russo), “Você” (Tim Maia) e “Como uma onda” (Lulu Santos e Nelson Motta).
O show tem direção de Claudio Torres e José Fortes e os músicos sobem no palco acompanhados por João Fera (teclados e violão), Bidu Cordeiro (trombone) e Monteiro Jr (sax). Com 19 álbuns e nove DVDs lançados, os Paralamas do Sucesso são uma das mais importantes bandas da música nacional e promete trazer toda essa atmosfera de sucesso para Petrópolis.
Serviço:
DIOGO NOGUEIRA
27/7 – sábado – 20h30
Classificação etária: 14 anos
PARALAMAS DO SUCESSO
28/7 – domingo – 19h
Classificação etária: 14 anos

Prefeito de Teresópolis vai ao Rosário examinar o terreno onde será construído o conjunto habitacional com 120 unidades

O Prefeito Arlei visitou, na manhã desta sexta-feira, 26, a área no Rosário onde será construído um conjunto habitacional com 120 unidades. Acompanharam a visita os secretários de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, e de Governo, José Carlos Cunha, e assessores. O terreno, localizado no final da Rua Alagoas, entre os bairros de Araras e Barroso, próximo ao CIEP Sebastião Mello, possui uma área de 4.056,50 metros quadrados e já foi desapropriado pela Prefeitura, que vai construir os blocos com recursos próprios.
A licitação para a contratação de empresa responsável pela construção das moradias acontece nas próximas semanas e, segundo o prefeito Arlei, a previsão é que a firma vencedora dê início às obras em setembro. O prazo para a conclusão é em torno de 14 meses. O município já estuda, para o final do ano que vem, fazer uma nova aquisição de terreno em outra localidade, para a construção de mais unidades habitacionais populares.
As unidades habitacionais serão destinadas prioritariamente aos moradores do Rosário, área sujeita a deslizamentos de terra e de pedra, o que obriga as famílias a deixar suas casas nos períodos de fortes chuvas e a procurar abrigo em escolas, creches e igrejas próximas. O critério de seleção das pessoas que serão contempladas levará em conta quem reside nos locais que apresentam maior risco; o trabalho será feito pela Defesa Civil, com o apoio da secretaria de Desenvolvimento Social, entre outras.
A Prefeitura aguarda o início das obras, por parte do Estado, das 1.650 casas populares na Fazenda Ermitage. Segundo anunciado pelo Governo Estadual, a previsão de início é para as próximas semanas. Inclusive, também foi anunciada recentemente a possibilidade de construções em outros locais, no interior do município.
No entanto, o prefeito Arlei afirmou que não poderia mais esperar e decidiu tomar a iniciativa de, com recursos próprios, construir as 120 novas unidades habitacionais. “Sabemos que o Estado está trabalhando firme para iniciar a construção das 1.650 unidades na Ermitage. No entanto, o povo de Teresópolis não podia mais esperar e, por isso, tomamos a iniciativa de construir estas 120 casas para atender moradores do Rosário e bairros próximos, que residem em áreas de risco”, disse o prefeito.
O prefeito conversou longamente com representantes das comunidades próximas, como Perpétuo, Pimentel, Rosário e São Pedro. Arlei mostrou a planta, que prevê a construção de três blocos de edifícios, com 32 apartamentos cada, mais um bloco com 24 unidades, totalizando 120 novas moradias.
O presidente da associação de moradores do Rosário, Valdecir Paim Alves, acompanhado por lideranças comunitárias como Luiz Carlos Aragão e Marquinhos Borges, e vizinhos do terreno, conversaram com o prefeito Arlei e puderam conferir detalhes do projeto. “É importante que as famílias possam ser colocadas em locais seguros e tenham as moradias próximas de onde residem atualmente. Estamos todos muito felizes com o prefeito Arlei que, além das casas, já vem realizando obras necessárias de infraestrutura no bairro”, afirmou Valdecir.
Já o morador Marquinhos Borges lembrou que várias famílias são obrigadas a sair de casa toda vez que chove forte. “É muito ruim ver as famílias tendo que deixar as residências no meio da noite e serem encaminhadas aos abrigos. Certamente a construção das casas populares vai resolver este problema”. opinou. “Espero sinceramente ser contemplada com uma moradia, já que minha residência está em uma área muito perigosa e temos sempre que ficar nos deslocando para fugir da chuva”, comentou a moradora Deise.
O secretário de Governo, José Carlos Cunha, também conversou com moradores da localidade e lembrou que o município está aberto a ouvir todas as reivindicações da comunidade. “Estamos aqui para mostrar nosso projeto das casas populares e também para ouvir os moradores e suas reivindicações. Precisamos estar perto da população para que os problemas das comunidades possam ser resolvidos”, disse Cunha.
Alto risco
De acordo com o Coronel Roberto Silva, Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, muitas famílias do Rosário estão em situação precária e precisam ser realocadas. “A comunidade conta com várias moradias que estão em situação de risco, e é providencial a construção dessas 120 casas pelo prefeito Arlei, para que possamos realocar estas famílias”, afirmou.
Desde o mês de janeiro a Defesa Civil Municipal vem demolindo as casas do Rosário que se encontram interditadas e desocupadas, e encaminhando as famílias ao programa de aluguel social. A ação atende a recomendação do Ministério Público Estadual, visto que o Rosário é considerado área de alto risco geológico pelo DRM (Departamento de Recursos Minerais). De acordo com o serviço geológico do estado do Rio de Janeiro, a comunidade está sujeita a rolamento iminente de pedras e escorregamento de terra, inclusive em período de pouca chuva, devido à instabilidade do maciço da Serra dos Cavalos, onde se encontra localizada.
O prefeito Arlei encerrou a visita lembrando que há muito ainda a ser feito. “Estamos iniciando um trabalho, não só de construção das primeiras casas, como também de resolver outros problemas nas comunidades. Vamos construir uma nova escola no bairro São Pedro nos próximos meses, já está tudo certo, e também estamos fazendo diversas obras aqui no bairro”, concluiu o prefeito.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Colegas e amigos plantam jabuticabeira em homenagam ao escalador teresopolitano Mazinho

Colegas e amigos plantaram nos jardins na Casa da Memória Arthur Dalmasso, sede da Secretaria de Cultura, uma jabuticabeira em homenagem ao alpinista teresopolitano Mazinho. O plantio da árvore foi realizado pessoalmente pelo Secretário de Cultura, Wanderley Peres, com a presença de convidados. O nome completo do escalador era Jomar da Silva Amorim, mais conhecido como Mazinho. Ele era funcionário da Secretaria de Cultura e faleceu  em maio. O acidente ocorreu durante escalada na pedra do Cão Sentado, em Nova Friburgo. Mazinho também trabalhava com jardinagem.

Serviço de Abordagem do CREAS esta realizando o recolhimento amigável dos moradores de rua em Teresópolis. As abordagens são diárias.

Devido ao frio dos últimos dias, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vem intensificando as abordagens sociais junto a moradores de rua. Na noite desta quarta-feira, 24, equipe técnica do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), com apoio da Guarda Municipal, esteve nos bairros do Alto, Várzea e Vale do Paraíso. Sete pessoas foram abordadas, das quais cinco aceitaram ser encaminhadas ao Abrigo Municipal Dr. Sérgio Fernandes, mantido pela Associação Beneficente Sopão e que fica localizado no Bom Retiro.

“Essa ação é feita regularmente três vezes por semana, mas atendendo uma solicitação do prefeito Arlei e da primeira-dama, Alessandra Rosa, preocupados com a situação dessas pessoas por conta do frio, vem sendo realizada toda noite. As pessoas não são obrigadas a nos acompanhar. Nós fazemos um convite oferecendo local adequado onde podem se alimentar, tomar banho e dormir”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Graça Granito.

De acordo com Marcos Paulo da Silva Borges, coordenador do serviço de abordagem social, a ação acontece sempre a partir das 22h. “A maioria das pessoas abordadas aceita o acolhimento sem problemas. Às vezes nos deparamos com andarilhos de fora da cidade que oferecem alguma resistência, mas por não conhecer o trabalho social da equipe”, relatou.

O serviço de abordagem social realiza atendimentos sociais aos moradores de rua de forma periódica e programada, não se tratando de ação de recolhimento e sim de reinserção sociofamiliar. O serviço é realizado com ou sem denúncias, seguindo diretrizes da legislação vigente. Após atendimentos sociais em quantidades necessárias, e aceitando a abordagem, os indivíduos são acolhidos no abrigo ou levados para as suas residências; e se não forem de Teresópolis, são encaminhados para o município de origem.

CURSO DE RECEPCIONISTA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM DO PRONATEC COMEÇA EM AGOSTO.

Marcado para o dia 20 de agosto o início do curso gratuito de recepcionista em meios de hospedagem do Pronatec Copa - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Turismo, do Ministério do Turismo. As aulas acontecerão no Senac Teresópolis, localizado na Rua Alice Regadas, 66, na Várzea.
As pessoas que se pré-cadastraram no mês de maio, e que ainda não receberam a carta de encaminhamento para matrícula, devem fazer contato urgente com a Secretaria Municipal de Turismo pelo telefone (21) 2644-4095, das 9h às 17h.

Prefeitura vai construir 120 casas populares no Rosário. Terreno já foi desapropriado.

Terreno já esta desapropriado.
go.
A Prefeitura de Teresópolis vai construir 120 moradias populares para as famílias que vivem em área de risco na comunidade do Rosário, e que vêm sendo removidas pela Defesa Civil Municipal. Localizado no final da Rua Alagoas, entre os bairros de Araras e Barroso, próximo ao Ciep Sebastião Mello, um terreno de 4.056,50 metros quadrados já foi desapropriado para a criação do conjunto habitacional. As unidades serão construídas com recursos do município, que já estão parcialmente disponíveis.

Segundo Arlei, que já está de posse da planta das unidades, a construção é uma resposta importante do Governo Municipal à população. “O Governo do Estado vai fazer as 1.650 casas populares na Ermitage, além de outras na zona rural. No entanto, vamos construir moradias populares, com recursos próprios da Prefeitura, para atender a famílias que estão instaladas em áreas de risco”.

As moradias são destinadas aos moradores do Rosário, que nos últimos anos vem sofrendo seriamente com deslizamentos de encosta. O objetivo é atender prioritariamente as famílias da comunidade que vivem em área de risco de desmoronamento de terra e de pedra. Desde o mês de janeiro, a Defesa Civil vem removendo os moradores que têm laudo de interdição, e incluindo esse pessoal no programa de aluguel social. Após entendimento com os proprietários, as casas interditadas e desocupadas são demolidas para evitar nova ocupação.

A ação segue recomendação do Núcleo Teresópolis do Ministério Público Estadual, visto que o Rosário é considerado área de alto risco geológico pelo DRM (Departamento de Recursos Minerais), serviço geológico do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o órgão, a comunidade está sujeita a rolamento iminente de pedras e escorregamento de terra, inclusive em período de pouca chuva, devido à instabilidade do maciço da Serra dos Cavalos, onde se encontra localizada.

O prefeito Arlei apresentou o projeto dos imóveis que pretende construir com recursos próprios ao vice-governador, Luiz Fernando Pezão, há algumas semanas, quando se reuniu com ele em busca de melhorias para Teresópolis. Na ocasião, apesar de ainda não ter sido falado em previsão para o início da construção dos apartamentos na Fazenda Emirtage, foram anunciados pelo Governo Estadual mais imóveis populares para os moradores da zona rural que perderam sua residência em janeiro de 2011.


quarta-feira, 24 de julho de 2013

OBRA DE REFORMA DO CENTRO ADMINISTRATIVO CELSO DALMASO SEGUE A TODO VAPOR.

DEPOIS DE 25 ANOS DE ABANDONO, OBRA DE REFORMA DO CENTRO ADMINISTRATIVO CELSO DALMASO, QUE FICA AO LADO DA CÂMARA MUNICIPAL, SEGUE A TODO VAPOR. QUEM DIRIA QUE OS TERESOPOLITANOS AINDA IAM VER A REFORMA DESSE PRÉDIO.... DEPOIS DE REFORMADO, O PRÉDIO VAI ABRIGAR VÁRIAS SECRETARIAS QUE HOJE ESTÃO INSTALADAS EM IMÓVEIS ALUGADOS.








Parceria entre Prefeitura e Volks Clube confirma 13ª Edição do Encontro de Veículos Antigos de Teresópolis.

Secretario de Governo, José Carlos Cunha e o presidente do
Teresópolis Volks Clube, Joel Seixas.
Com apoio da Prefeitura, foi confirmada a realização da 13ª edição do Encontro de Veículos Antigos de Teresópolis, que tem organização do Volks Clube de Teresópolis. Na manhã desta terça-feira, 23, após uma reunião entre os secretários municipais de Turismo, Henrique Carregal, e de Governo, José Carlos Cunha, com o presidente do Teresópolis Volks Clube, Joel Seixas, ficou acertado que o evento deste ano acontecerá de 23 a 25 de agosto, no terreno da antiga fábrica de tecidos Sudamtex, no centro da cidade. A abertura oficial será no dia 23, em local ainda a ser definido. No dia 24 acontecerá o tradicional jantar dançante com Marquinhos Barbosa e banda, na Inesquecível Casa de Festas.

O secretário José Carlos Cunha afirmou que está tudo acertado para a realização do evento. “Por determinação do prefeito Arlei, estamos confirmando junto à diretoria do Volks Clube Teresópolis que daremos todo o apoio necessário para a realização deste evento, que já é uma tradição de nossa cidade”, garantiu Cunha.

Joel Seixas, presidente do Volks Clube Teresópolis, confirmou a parceria com a Prefeitura, lembrando que o encontro traz a Teresópolis colecionadores de todo o Brasil. 

No dia 25 de agosto, o encerramento do evento acontecerá no pátio da fábrica Sudamtex, onde os participantes receberão troféus de participação, além das homenagens especiais nas categorias destaque, melhor veículo nacional e melhor veículo estrangeiro.

Além dos veículos, são esperadas também as tradicionais feiras de peças e miniaturas que todos os anos abrilhantam o evento, além de barracas de alimentação no local. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas com Joel Seixas pelo telefone (21) 9635-2437.


terça-feira, 23 de julho de 2013

Caravana de Teresópolis vai ao Cultura de Raiz especial em Guapimirim


Uma grande festa, com muita música, verso, animação e alegria! Foi este o clima da edição especial do Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis, promovida neste domingo, 21 de julho, no município vizinho de Guapimirim. Realizado no Grêmio Recreativo Musical Guapiense, o evento itinerante reuniu dezenas de artistas teresopolitanos, com a participação de artistas locais também, que se apresentaram e encantaram centenas de pessoas. O sucesso foi tamanho que a Prefeitura de Guapimirim já se decidiu pela criação de um evento similar naquele município, nos mesmos moldes do que é feito em Teresópolis.
Com coordenação conjunta entre Teresópolis e Guapimirim, através do Subsecretário de Cultura de Teresópolis, Arnaldo Almeida, da professora Andréa Sant'Anna, do diretor artístico da Secretaria de Cultura de Guapimirim, Adriano Ramires, e do agente cultural Írio Lima, o evento teve muitos pontos positivos. O belo cenário de roça, com muitas cores e inúmeros detalhes, despertou de cara a simpatia de todos. Da mesma forma, o farto lanche à moda caipira também conquistou, com direito a bolos, biscoitos, sanduíches, café, sucos, e até mesmo aipim e batata doce. Sem contar as mais de quatro horas de apresentações, que agitaram e agradaram o público.
A caravana de Teresópolis levou à cidade vizinha uma infinidade de músicos, que se revezaram no palco e garantiram a animação ao longo de toda a manhã. Apresentador oficial do evento, Beto Selig abriu o encontro, ao lado de Maria Eduarda, com o acompanhamento de Seu Claro, Arnaldo Almeida, Andréa Sant'Anna, Fernando Mello, Helcyr e Júlio César, do Trio Bico Seco. Depois dele, foram inúmeras atrações, com muita zabumba, viola, sanfona e tudo mais.


segunda-feira, 22 de julho de 2013

Saiba mais sobre o Tiro de Guerra de Teresópolis - Entrevista com o 2º Ten Ademilson.



                                                 Parte 1


Parte 2

                                                                       
                                                                          Parte 3