sábado, 17 de dezembro de 2011

Convenção do PSDB pode lançar a candidatura de Carlinhos da Serra dia 22

Cada vez mais amadurecido politicamente, 
Alexandre Paim conseguiu reunir um 
grupo ético e coeso.
O empresário Alexandre Paim, presidente do PSDB em Teresópolis, já convocou o partido para a convenção que acontecerá no dia 22 no no auditório da ACIAT, na Várzea. A novidade, é o possível lançamento da candidatura de Carlinhos da Serra a prefeitura de Teresópolis em outubro de 2012. Um grupo expressivo dentro do partido está se mobilizando para viabilizar junto ao empresário a sua candidatura, já que Carlinhos goza de boa reputação junto a população e é visto pela maioria como um administrador experiente, capacitado, portanto,  para bem conduzir o processo de reconstrução da cidade. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos.

Estado de alerta em Nova Friburgo por causa das chuvas. O volume esta alto.

O Rio Bengalas corta a cidade de
Nova Friburgo
A Defesa Civil de Nova Friburgo esta pedindo aos moradores de áreas catalogadas como de risco para os centros de apoio localizados próximo a essas áreas. O volume de chuvas já ultrapassou o previsto e a cidade esta em estado de alerta com a defesa civil de prontidão. O Rio Bengalas esta sendo monitorado por câmeras que mostram em tempo real o nível atingido.

Friburgo integra mapa dos municípios com o maior risco de deslizamentos


    A tragédia das chuvas de 12 de janeiro incluiu Nova Friburgo num triste ranking: o município está entre os 31, de um grupo de 50 do Sul e do Sudeste brasileiros, com alto risco de deslizamentos com as chuvas do verão—estação que começa oficialmente na próxima quarta-feira, 22. Nova Friburgo e Angra dos Reis são os únicos municípios fluminenses apontados no estudo com alto risco de escorregamentos de encostas e cheias. A conclusão é de um estudo do Serviço Geológico do Brasil. Em Nova Friburgo o mapeamento catalogou 254 pontos de risco, onde residem 10.160 pessoas em 2.540 imóveis. O levantamento se integrará ao sistema de alerta de chuvas da Defesa Civil nos municípios e também ao Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão subordinado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. 
    Com o mapeamento, o Serviço Geológico do Brasil espera fornecer o maior número de informações possíveis para estados e prefeituras identificarem os locais com maiores probabilidades de desastres naturais durante fortes tempestades. Assim os governos poderão dotar as Defesas Civis de maior estrutura para ações rápidas em situações de emergência e necessidade de resgates de vítimas. 
    O órgão anunciou ainda que, ao todo, 251 municípios brasileiros têm riscos de deslizamentos com os temporais de verão.
De acordo com o estudo, mais de 168 mil pessoas residem em áreas de alto risco em 41.085 moradias nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Sérgio Cabral liberou mais dez quilômetros de asfalto para Teresópolis

Prefeito de Teresópolis  Arlei Rosa e o Governador do Rio Sérgio Cabral.
Encontro produtivo para Teresópolis.

O Prefeito Arlei se encontrou nesta sexta-feira, 16, com o Governador Sérgio Cabral, o Vice-Governador Luiz Fernando Pezão e o Secretário do Estado de Assistência Social, Rodrigo Neves, durante solenidade em Magé. Na ocasião, o Governador lembrou que as obras continuarão em Teresópolis, para que o município se recupere das fortes chuvas que o atingiram em janeiro de 2011.
Arlei e o Vice-Governador Pezão.
“As obras em Teresópolis vão continuar e nós temos uma série de ações previstas para a recuperação do município. Além disso, estamos prorrogando, por mais um ano, o pagamento do Aluguel Social para as famílias vítimas da tragédia de janeiro”, disse Sérgio Cabral.
O Governador disse ainda ao Prefeito Arlei que será iniciado um trabalho de asfaltamento no município. “Conseguimos hoje, durante uma conversa com o Governador Sérgio Cabral e o Vice-Governador Pezão mais dez quilômetros de asfalto para Teresópolis, que utilizaremos na zona urbana do município”, festejou Arlei.

Presidente Dilma participa do lançamento do programa nacional contra o crack

"Crack é possível vencer"
   A presidente Dilma Rousseff defendeu um pacto entre governo e sociedade para enfrentar o crack no país. Na cerimônia de lançamento do programa Crack, é possível vencer, a presidenta afirmou que o governo federal, em parceria com estados e municípios, vai combater o crack “sem vacilação”. Segundo ela, um país que provou que é possível crescer e distribui renda e que tirou 40 milhões de pessoas da pobreza, também terá uma “política sistemática, ampla, moderna, corajosa e criativa de enfrentamento das drogas” “Esses três verbos utilizados aqui, prevenir, cuidar e reprimir, refletem a conjugação correta do que nós pretendemos fazer através desse programa. Vida sim, drogas não. É essa a síntese desse programa. 
   Sem sombra de dúvida, não há ainda, pelo menos na história recente da humanidade, um processo de grande sucesso, de sucesso absoluto, definitivo sobre as drogas. O que estamos fazendo aqui hoje é mais um pacto sobre um programa, sobre a atuação conjunta.”Aos pais dos dependentes químicos, Dilma Rousseff disse que o governo fará o que estiver ao seu alcance pela recuperação dos seus filhos.“Temos de fazer da dor deles a nossa dor e a alegria deles com a recuperação de seus filhos seja a nossa alegria. Nós sabemos que lutar, enfrentar, agir, capacitar, esclarecer, tudo isso é fundamental, mas também termos de ter sempre fé e esperança na recuperação de cada um que está nessa situação.
   ”Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, dados sobre a dependência química no Brasil revelam que o país vive hoje uma epidemia do crack.“Estamos sim diante de uma epidemia. De 2003 a 2011, aumentou por dez vezes o número de atendimentos na rede de saúde de situações de dependência química no país. Temos que assumir essa dimensão do desafio, não só em relação ao crack, mas à dependência química. O crack se tornou uma grande ferida social pela capacidade de desestruturar as famílias e temos que encarar esse desafio.”

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A soltura de Mário Tricano. Esclarecimentos com o Dr. Ruiz Alcântara Filho

O advogado Ruiz Alcântara Filho ( ao centro),
ladeado pelo advogado Rômulo Scelza 

e a esposa, Dra. Flávia Alcântara
   O momento não poderia ser pior para o ex-prefeito de Teresópolis. A proximidade das eleições, a convenção do partido e a incógnita que paira sobre os possíveis resultados da Operação Dedo de Deus. Para muitos, o fato de Anísio Abraão não ter enfrentado de cara limpa essa prisão, como fez nas outras vezes em que demonstrou total segurança, pode ser um indício da gravidade da situação. Tricano não sabia da Operação, e por isso talvez tenha sido preso e não esteja foragido como os outros, que preferiram ganhar tempo para se apresentar na hora mais conveniente com uma defesa já encaminhada. Desde sexta feira, os advogados de Mário Tricano deram entrada no pedido de Habeas Corpus.
     TERESÓPOLIS 24 HORAS, procurou para saber mais sobre a questão, o Dr, Ruiz Filho, um dos advogados criminalistas mais conceituados da cidade. Eis o que pudemos apurar:

"O processo do Tricano esta nas mãos do Desembargador Paulo Rangel, que é professor de Direito Processual Penal da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro. É ele o autor do livro Direito Processual Penal publicado pela Lumen Juris. É uma pessoa muito séria e respeitada pelo TJ do Rio. Agora, dizer para que lado ele irá, é muito difícil nesse momento, pois não temos os autos penais para analisar.  Sabemos que as acusações são pesadas. Formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa, contravenção, lavagem de dinheiro, etc. No caso do Habeas Corpus, o Desembargador aprecia a liminar e põe o processo na mesa, ou seja,o processo será julgado por ele e mais dois Desembargadores.  Prevalece a decisão da maioria. No caso do Tricano, além da decisão, existe a dificuldade do prazo, pois o Tribunal entra em recesso na segunda".

- Mas no caso do TJ entrar em recesso, essa liminar não pode ser conseguida no Plantão? Perguntamos.


"Pode sim Ronaldo, mas é bem mais difícil. Eu já consegui, mas não é fácil. Agora, o mérito, só depois do recesso".

É preciso que se diga que o Dr. Ruiz foi aluno do Desembargador Paulo Rangel, de quem herdou a experiencia e a visão criteriosa com que tem atuado nas suas causas. Para aqueles que nos tem procurado para saber maiores detalhes sobre a prisão e, consequentemente sobre a possibilidade de soltura de Mário Tricano, sabemos que não pudemos oferecer uma resposta conclusiva, mas a justiça é assim mesmo. Ela  não oferece uma resposta matemática quando depende da apreciação dos magistrados.

Rosto humano aparece em ultrassom de tumor. Médicos estão sem explicação.

Médicos da Universidade Queen, em Ontário, no Canadá, se surpreenderam ao avaliar uma tumografia de testículo de um homem de 45 anos. Eles se depararam com uma imagem que mostra algo semelhante a um rosto humano com aparência assustada. Apesar de todo o preconceito científico com relação a fenômenos que possam sugerir intervenções do sobrenatural, o caso acabou sendo publicado na edição de novembro da revista científica “Urology”. Para religiosos e místicos que acreditam na presença de personalidades intrusas capazes de causar doenças, o caso foi considerado quase que uma  "prova" de que isso é realmente possível.

EUA e Gabão são os únicos que ainda usam chimpanzés em pesquisas

Um relatório do Instituto de Medicina (IOM, na sigla em inglês) e do Conselho de Pesquisa Nacional divulgado nesta quinta-feira, em Washington, determina que, com raras exceções, não há mais necessidade para o uso de chimpanzés em laboratórios de pesquisas médica e comportamentais. Segundo a Universidade Johns Hopkins, Estados Unidos e Gabão são os únicos países a fazer pesquisas científicas usando esses primatas como cobaias. Nos países da União Europeia, nenhuma nação mantém chimpanzés em cativeiro com esse objetivo e a exceção seria apenas para casos de pandemias.
Para os defensores dos direitos dos animais, há preocupação com o destino dos primatas usados em laboratórios depois que os fundos estatais forem cortados para os experimentos existentes. O Instituto Nacional da Saúde (NIH, na sigla em inglês) hoje financia o uso de 612 chimpanzés em pesquisas médicas nos Estados Unidos. "Este número me preocupa muito, pois é praticamente igual ao número de chimpanzés que temos em reservas nos Estados Unidos. Quem vai cuidar desses animais que têm vida longa e assumir o custo pela sobrevivência deles?", disse ao Terra April Truitt, diretora e fundadora do Primate Rescue Center, uma instituição que protege e cuida de chimpanzés que foram vítimas de abuso ou abandono.
"Defensores dos Direitos dos Animais tem preocupação com o destino dos animais depois que os fundos estatais forem cortados"
Segundo a ativista, os chimpanzés costumam viver até os 60 anos e custam, por dia, cerca de US$ 22. Para ela, ainda que seja uma boa notícia, o anúncio feito nesta quinta pode ter consequências desastrosas a curto prazo, já que os laboratórios simplesmente devem mandar os animais, alguns com problemas de saúde e sem estarem socializados, a ONGs e instituições de cuidado, sem qualquer ajuda financeira. Há menos de duas semanas, por exemplo, April recebeu um chimpanzé que, em 43 anos, nunca tinha saído do cativeiro.

Colegiado do Conselho Municipal de Saúde tomou posse na última 5ª

O novo colegiado do Conselho Municipal de Saúde tomou posse nesta quinta-feira, 15, para a gestão 2012/2013. A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde e contou com a eleição da mesa diretora que vai coordenar os trabalhos de dezembro deste ano até dezembro de 2012. Valdir Paulino foi eleito presidente do Conselho. Na ocasião, a Secretaria de Saúde apresentou a Justificativa dos Recursos do Bloco de Vigilância em Saúde, que foi avaliada e aprovada pelos conselheiros, o que vai possibilitar o desbloqueio de verbas para o setor.
Equipe que vai compor a Mesa Diretora e a comissão auxiliar do
Conselho de Saúde (de pé)
 
“Quando assumimos a gestão nos deparamos com essa situação do bloqueio porque não tinham cumprido exigências para o recebimento dos recursos destinados aos trabalhos de vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental. Conseguimos restabelecer a ordem do processo, só faltando a análise e aprovação do Conselho para que o documento seja encaminhado ao Governo do Estado para liberação das verbas”, ressaltou o Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, lembrando que todas as ações que constam no formulário de despesas do relatório estão previstas no Plano Municipal de Saúde, aprovado anteriormente pelos conselheiros.
Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, frisa a importância de aprovar
a
 Justificativa dos Recursos do Bloco de Vigilância em Saúde para
desbloqueio das verbas
 
Posse do Conselho
Tomaram posse 32 conselheiros titulares e 32 suplentes, representando os segmentos Usuários, Profissionais de Saúde, Prestadores de Serviços Públicos e Prestadores de Serviços Privados. Compõem o colegiado entidades e sindicatos de classe, associações de moradores, hospitais, entre outros setores. As secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Defesa Civil, Desenvolvimento Social, Direitos da Mulher, Orçamento Participativo e Agricultura representam o setor público.
Na ocasião, foi eleita a Mesa Diretora do Conselho para a gestão anual 2011/2012. O líder comunitário Valdir Paulino foi eleito presidente; a coordenadora do curso de Odontologia do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), Monique Sandin Bartole, é a vice-presidente e o fisioterapeuta Wanderlei Gomes do Vale fará o trabalho de secretário-executivo. Os conselheiros também nomearam a Comissão Organizadora da Mesa Diretora, que vai assessorar a presidência, prestar assistência a todos os segmentos que compõem o Conselho e articular as relações dos segmentos entre si e com a Mesa Diretora.
“Agradeço a todos os conselheiros da gestão anterior, à comissão organizadora e o apoio do Prefeito Arlei e do Secretário Carlos Otávio pelo empenho para que a X Conferência Municipal de Saúde acontecesse. Graças a ela, pudemos eleger o novo colegiado e darmos continuidade a esse trabalho de utilidade pública e de suma importância, pois o nosso objetivo é contribuir para a melhoria dos serviços de saúde no município”, frisou Valdir Paulino, no encerramento da cerimônia.
A próxima reunião do Conselho de Saúde está agendada para o dia 19 de janeiro, às 19h, no auditório da Secretaria de Saúde, na Tijuca.

Plantão da Defesa Civil de Teresópolis


A Prefeitura Municipal de Teresópolis informa que a Defesa Civil monitorou durante toda a noite o nível de chuva que caiu no município e continua trabalhando em estado de alerta, com agentes atuando em sistema de plantão.
A Defesa Civil foi acionada para apenas uma ocorrência na noite do dia 15 de dezembro: uma queda de árvore no Meudon, por volta das 23 horas. Os bairros Meudon, Coréia, Vale da Revolta, Jardim Meudon e parte do Bom Retiro ficaram sem luz até por volta de 1h da madrugada, quando o abastecimento de energia foi restabelecido.
Os telefones da Defesa Civil de Teresópolis são: 2741-1970 ou 199.

População desesperada em Friburgo com a falta de remédios no Raul Sertã

Hospital Raul Sertã em Nova Friburgo
Pacientes da rede pública, principalmente aqueles que necessitam de medicamentos de uso contínuo, estão desesperados. Há mais de três meses não encontram determinados remédios na farmácia do Raul Sertã, o principal Hosputal de Nova Ftiburgo. Até mesmo ações no Ministério Público não estão sendo atendidas. A prefeitura alega que as licitações foram suspensas na administração anterior, e que o processo de licitação esta em andamento. Mais de 3000 pessoas dependem de medicamentos da rede pública, medicamentos esses que não podem ser comprados sob pena de faltar dinheiro para compromissos essenciais como aluguel, água, luz e até alimentação. A situação é a pior possível, e segundo populares só existem promessas.

Prefeitura promove campanha para alertar população sobre a ‘saidinha de banco’

"Saidinha de Banco" acontece muito
em Teresópolis

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, em parceria com as polícias Militar e Civil, está promovendo a campanha ‘Saidinhas de Banco – Motivando a cultura de paz e autoproteção’ - para alertar a população sobre este tipo de crime, que se torna mais frequente nesta época do ano. Estão sendo distribuídos 10 mil panfletos com dicas sobre como se prevenir.
“Seguindo a orientação do Prefeito Arlei, produzimos o material de alerta à população, especialmente aos idosos, principal alvo dos criminosos, sobre a famosa saidinha de banco, pois o Natal é um período de grande movimentação e pessoas aproveitam para praticar furtos e roubos devido a grande circulação de dinheiro”, afirmou o Secretário de Segurança Pública, Marcos Antônio Da Luz, enfatizando a importância da parceria da Guarda Municipal com a Polícia Militar e Polícia Civil neste trabalho de conscientização.
Entre as dicas estão ficar atento à presença de pessoas suspeitas ou curiosas, no interior ou entorno da agência bancária; ao entrar no banco, observar se não está sendo seguido; e procurar não sacar grandes quantias de dinheiro. O panfleto informa ainda que caso a pessoa esteja sendo seguida na rua, deve entrar em uma loja e chamar a polícia ou a Guarda Municipal.
O material também ressalta que não se deve reagir a um assalto e indica telefones de emergência: Secretaria de Segurança Pública – 3642-8205; Polícia Civil – 2641-4850; Guarda Municipal – 3642-8299; e Polícia Militar – 190.

Grupo de natação encerra atividades do ano com festa na Casa Espanhola

Professora Eliane Horsth, Secretário de Esportes Demerval Casemiro e professor Alberto Maia "Baiano" confraternizam com as crianças


A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretária de Esportes e Lazer (SMEL), realizou na última segunda-feira, dia 12, na Casa Espanhola, no Bom Retiro, a confraternização do grupo de natação, que é dirigido pela professora Eliane Horsth e pelo professor Alberto Maia “Baiano”. Competições entre os alunos, presentes e muita diversão marcaram o encerramento das atividades do grupo na temporada de 2011.
Alunos aguardando a competição
 “Eu me sinto muito bem ensinando as crianças, é uma sensação de missão cumprida. É muito gratificante ver a evolução deles nesse período. Agradeço à Prefeitura de Teresópolis e à Secretaria de Esportes pela oportunidade, e ao Coordenador de Projetos, Zeca Godinho, pelo apoio de sempre. Feliz Natal para todos”, finalizou a professora Eliane Horsth
A confraternização foi marcada por muitas brincadeiras.
O retorno do grupo de natação às atividades está previsto para o dia 16 de janeiro. Os interessados em fazer parte do projeto podem procurar a Secretaria de Esportes e Lazer, que fica localizada no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea), em horário comercial.

Religioso islâmico afirma que mulheres não devem pegar em Bananas e Pepinos

O religioso justificou dizendo que as bananas e
os pepinos tem formato de pênis e fazem as
mulheres pensar em sexo.
Um religioso islâmico afirmou que as mulheres não deveriam tocar em bananas, pepinos, cenouras ou quaisquer outros vegetais que poderiam se assemelhar a um órgão sexual masculino, a fim de evitar “pensamentos sexuais”, de acordo com o site “Bikyamasr”.
Segundo ele, esses alimentos só podem ser consumidos pelas mulheres caso o marido ou o pai corte os itens em rodelas em um local beeeeeeemmmm longe dela. 

Peneira do Fluminense é remarcada para a próxima semana. Saiba mais.

A peneira do Fluminense, categorias 14 e 16 anos, que aconteceria nesta sexta-feira, dia 16, foi remarcada para o dia 23 de dezembro, às 9 horas, para a categoria 14 anos, e às 11 horas, para a categoria 16 anos. Segundo o Secretário Municipal de Esportes, Demerval Casemiro, a decisão foi tomada em conjunto com o Fluminense, por conta do mau tempo. “Com a chuva, o campo está pesado e isso pode acabar prejudicando o desempenho dos atletas”, explicou.

Para mais informações, os telefones da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer são (21) 3641-5884 e 3641-5516.

Lady Gaga é a cantora que mais faturou em 2011

A revista "Forbes" divulgou nesta quinta-feira, dia 15, a lista das cantoras que mais faturaram em 2011.

Lady Gaga aparece no topo. Só neste ano, a cantora embolsou a quantia de US$ 90 milhões pela venda de discos, uso de sua imagem por algumas marcas, turnês e, mais recentemente, o rendimento de uma luxuosa loja de presentes em Manhattan.

A segunda posição foi ocupada por Taylor Swift, que alcançou US$ 45 milhões. Logo em seguida aparece o nome de Katy Perry, com US$ 44 milhões.

Beyoncé está na quinta posição, com um faturamento de US$ 35 milhões.

Na listam ainda aparecem os nomes de Rihanna (US$ 29 milhões), Pink (US$ 22 milhões), Carrie Underwood (US$ 20 milhões), Celine Dion (US$ 19 milhões) e Adele (US$ 18 milhões). Nas últimas posições estão Alicia Keys e Britney Spears, que acumularam US$ 10 milhões cada uma.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Sobre a prisão do ex-prefeito Mário Tricano hoje. Veja o vídeo da prisão.

Pelo que pudemos apurar até agora, o ex-prefeito Mário Tricano não sabia da Operação que estava para ser deflagrada nesta Quinta feira. Já Anísio Abraão (Beija-Flor) e Helinho (Grande Tio), até agora não foram encontrados. Pelo menos não há qualquer notícia até esse momento de que eles tenham sido presos ou se entregado. São considerados foragidos da Justiça.  
Mário Tricano foi preso na sua cobertura de Agriões, e estava tranquilo quando foi conduzido pela polícia civil. Foram encontrados com ele 300 mil reais em dinheiro. Para a família e os companheiros de partido, a operação trata-se de uma cartada dos seus inimigos para inviabilizar sua candidatura, mas eles acreditam que isso só irá fortalece-lo ainda mais.  Segundo Rafael Teixeira, uma pesquisa feita na Rádio Teresópolis hoje pela manhã, levou ao  ar inúmeras opiniões de populares que se mostraram indignados com a suposta "manobra política".
Por outro lado, alguns analistas acreditam que a Operação Dedo de Deus não é do tipo "prende e solta". Ela tem fundamentos colhidos há pelo meno um ano e as provas materiais são contundentes, segundo a Secretária de Polícia Civil Marta Rocha.
O que muitos se perguntam agora é: Como vai ficar a candidatura de Tricano? Há especulações de que o Marcão, atual presidente do PP, assumiria o lugar dele caso fique impossibilitado de concorrer. Veja agora o vídeo do momento em que Mário Tricano foi conduzido pela polícia.

Ex-Prefeito de Teresópolis é preso em mega-operação contra a contravenção

Flagrante de invasão da cobertura
de Copacabana

No momento em que escolas de samba – e seus patronos – começam a acelerar os trabalhos para o carnaval de 2012, a Polícia Civil do Rio deflagrou, na manhã desta quinta-feira, uma operação para prender os chefões da contravenção e pessoas envolvidas com uma série de crimes. Até as 10h a contagem era de 33 presos – entre eles o ex-prefeito de Teresópolis, Mário Tricano. A operação, chamada de Dedo de Deus, em referência à investigação no município de Teresópolis, prendeu 17 acusados na região serrana, 11 na Baixada Fluminense, um na Bahia, um no Maranhão, um em Pernambuco e dois na capital.

Dra.  Marta Rocha em coletiva a imprensa
hoje pela manhã
Entre os chefões do bicho, os procurados são o bicheiro Aniz Abraão David, o Anísio, da Beija-Flor, o contraventor Luizinho Drumond, da Imperatriz Leopoldinense, e um representante da Grande Rio. O ponto alto da operação foi a chegada dos policiais à cobertura de Anísio, em Copacabana. Os policiais desembarcaram de rapel, descendo de um helicóptero da Polícia Civil, nas primeiras horas da manhã.

As investigações foram conduzidas pela Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Rio. Ao todo, os agentes tentam cumprir 60 mandados de prisão preventiva e 125 de busca e apreensão de pessoas envolvidas em crimes relacionados à prática do jogo do bicho.

Ex-prefeito de Teresópolis
Mário Tricano
O contingente mobilizado para a operação Dedo de Deus é um dos maiores já mobilizados pela Polícia Civil do Rio nos últimos anos: 100 delegados e 700 agentes participam das buscas. Cinco promotores de Justiça atuaram para pedir as prisões preventivas e obter, na Justiça, os mandados de busca.

Representantes do Ministério Público e da Polícia Civil apresentam, neste momento, detalhes também sobre corrupção e vazamento de informações por parte de policiais ligados ao jogo do bicho. Entre os itens apreendidos, há 300 mil reais em espécie, oito carros – entre eles um Cadillac.

Prefeito de Magé iniciou auditoria em contas superfaturadas da Ampla

Nestor Vidal, Prefeito de Magé.
     A concessionária de energia elétrica Ampla, vai ter que colocar todos os pingos no is e provar para a Prefeitura de Magé que os valores cobrados até agora e o reconhecimento de dívida assinado na gestão anterior estão corretos. O Prefeito Nestor Vidal esta exigindo explicações da empresa que ameaça cortar o fornecimento de energia se um total de 3,7 milhões eferentes a parcelas atrasadas do acordo anterior não forem pagas de uma só vez.
    A concessionária caiu em descrédito essa semana quando foram descobertas faturas cobrando até 50 vezes mais no consumo de uma pequena escola da rede municipal.
Um novo levantamento demonstrou que o erro ocorreu outras vezes. "Temos que passar um pente fino", disse Vidal. "Quem nos garante que o valor da dívida reconhecida pela gestão anterior esta correto? A Ampla só erra a seu favor. Nunca soube que cobrou a menor. Quando erra, a cobrança vem a mais", acrescentou.
     Por esse motivo, o Município esta fazendo uma auditoria em todas as contas cobradas pela Ampla. A decisão foi tomada depois que se constatou cinco cobranças irregulares referentes a Escola Municipal do Gandé, que tem apenas 140 alunos, dois freezers, um computador e alguns ventiladores. O gasto real médio da Escola é 600 reais por mes, mas a Ampla apresentou cinco contas de mais de 39 mil reais.

(Reportagem Elizeu Pires)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Sistema de alerta de cheias em Teresópolis já esta funcionando

Secretário Estadual de Meio-ambiente Carlos Minc, durante
apresentação do sistema de alerta contra cheias no INEA

Sistema de Alerta de Cheias em Teresópolis
Composto por estações pluviométricas, que medem a intensidade das chuvas nas cabeceiras dos rios, e pluviofluviométricas, que medem a capacidade de vazão dos cursos d’água, o sistema funciona 24 horas, todos os dias da semana, monitorando e transmitindo alertas a cada 15 minutos sobre as condições do tempo e de aumento do nível d’água dos rios para o Centro de Controle Operacional do Inea.
Em Teresópolis, o sistema terá ao todo seis estações, sendo que cinco já estão funcionando (Caleme, Comary, Fonte Santa, Meudon e Prata) e os dados podem ser consultados no site do Inea, http://inea.infoper.net/inea/. A previsão é de que o sistema seja ampliado para o interior do município.
O engenheiro hidrólogo do Inea, Luiz Paulo Souza Viana, falou sobre a instalação do Sistema de Alerta dCheias em Teresópolis. “O Sistema foi criado com o objetivo de informar autoridades e a população quanto à possibilidade de chuvas intensas e de inundações”, explicou o engenheiro hidrólogo. A meteorologista do Inea, Priscila Luz Barcellos, explicou as diferenças entre previsão e observação de chuvas intensas.

Lisardo e o Grupo da Melhor Idade encerram atividades no Ginásio Pedrão

Professor Lisardo recebe o carinho
 da aluna Maria Inácia

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretária de Esportes e Lazer (SMEL), realizou na última segunda, 12, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, a confraternização do grupo da Melhor Idade. Durante o encontro, o grupo expressou “vida, alegria, energia e fé”, encerrando assim as atividades de 2011.
A confraternização reuniu mais de 200 idosos, que dançaram durante toda tarde, participaram do amigo oculto e lancharam. Ao longo da tarde vários presentes foram sorteados entre os membros do grupo.
O professor Luiz Gonzaga Lisardo, responsável pelas aulas, disse que começou o projeto com a média de 100 alunos e hoje participam mais de 500. O professor afirmou que está recebendo mais apoio da Prefeitura, através Secretaria de Esportes, e seus alunos estão mais seguros. Lisardo disse ainda que em apenas dois meses da nova gestão, o projeto realizou mais atividades do que em um ano de projeto. 
“Como professor há tanto tempo nesse projeto, me empenho para dar mais qualidade de vida a essas pessoas. Agradeço ao Prefeito Arlei, à Primeira-dama Alessandra Rosa e ao Secretário de Esportes Demerval Casemiro pelo apoio e a implantação de vários projetos para atender a demanda desta parcela tão especial de nossa sociedade”, finalizou o professor.
Reunião durante a festa de encerramento
É notório o contentamento dos participantes do grupo nas atividades cotidianas como também nas datas especiais. Entre eles, a aposentada Alair Veiga dos Santos Ramos, de 78 anos. “É maravilhoso estar aqui, somos muito bem amparados. Agradeço ao Prefeito Arlei e à Primeira-dama Alessandra pelo carinho e atenção. Toda a equipe que trabalha conosco está de parabéns, desejo um feliz natal a todos”, disse Alair Veiga.
Para o Secretário de Esportes e Lazer, “este foi um ano de algumas dificuldades, mas também de planejamento. A partir de 2012, o projeto terá grandes surpresas, uma vez que o Prefeito Arlei vem dando todo o apoio para a Melhor Idade, trazendo assim mais qualidade de vida para este grupo”, enfatizou o Secretário.
Os interessados em fazer parte desta grande família, podem matricular-se de segunda a sexta-feira, no Ginásio Poliesportivo Pedro Rage Jahara, o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea).
Nota: O professor Lisardo, com sua dedicação e carinho aos alunos da terceira idade, tem proporcionado a eles momentos de real alegria e bem estar. Um trabalho altamente meritório, que transcende o aspecto profissional e se revela numa vocação humanitária digna de ser imitada. 
TERESÓPOLIS 24 HORAS PARABENIZA O PROFESSOR LISARDO PELO SEU TRABALHO.

Câmara aprova projeto que proíbe pais de baterem em filhos

A comissão especial criada para analisar proposta do Executivo que proíbe o uso de castigos corporais em crianças e adolescentes (PL 7672/10) aprovou nesta quarta-feira (14), em caráter conclusivo, o parecer da relatora, deputada Teresa Surita (PMDB-RR). O texto seguirá para o Senado, exceto se houver recurso para que seja apreciado pelo Plenário da Câmara. A matéria aprovada é um substitutivo ao projeto do Executivo.
A lei é necessária sobretudo para coibir os abusos e espancamentos, mas vai exigir
uma longa reavaliação nas técnicas de educação



Conselho tutelar

Pelo substitutivo, os casos de suspeita de agressão física, tratamento cruel ou degradante e os de maus-tratos devem ser comunicados ao conselho tutelar. Os profissionais de saúde, professores ou qualquer pessoa que exerça cargo público serão responsáveis pela informação. A omissão resultará em multa de três a vinte salários mínimos e, em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro. “A lei vai dar, para nossas famílias, informação, conhecimento, educação, além de assistência e mais responsabilidade”, disse Teresa Surita.
O substitutivo prevê ainda que pais que maltratarem os filhos sejam encaminhados a programa oficial de proteção à família e a cursos de orientação, tratamento psicológico ou psiquiátrico, além de receberem advertência. A criança que sofrer a agressão deverá ser encaminhada a tratamento especializado.

Dra. Anaísa Malhardes desmente ação do MP contra eleições em fevereiro

Circulou pela cidade hoje o boato de que a Promotora de Justiça Anaisa Malhardes tinha entrado com ação questionando a viabilidade das eleições marcadas para fevereiro em Teresópolis pelo TRE. Havia até quem dissesse que ela teria feito isso há muito tempo, mas só agora isso teria aparecido. TERESÓPOLIS 24 HORAS resolveu tirar essa dúvida diretamente com a Promotora que falou conosco por telefone. Eis a sua declaração: "Não não é verdade. Não existe nenhuma a ação pública nesse sentido. Agora, de minha parte, me preocupa muito o fato da prefeitura ficar impedida de fazer novas licitações, que é uma das consequenciais da realização de eleições. Eu não sou a favor por causa disso. Não é a eleição em si, mas a consequência para a cidade nesse momento".  

Promotora de Justiça de Teresópolis, Dra. Anaisa Malhardes, durante
exposição sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos
.

Lanchonete da Várzea é flagrada colocando lixo na rua de forma irregular

Dezenas de caixas de hamburguer colocadas na
rua e sem acondicionamento .

 Como podemos manter uma cidade em condições de asseio e aparência adequadas a receber um fluxo maior de visitantes na nossa cidade, se ainda tratamos com desleixo práticas simples como a colocação do lixo nas ruas? O flagrante foi registrado na rua Edmundo Bittencourt, as 14:00, onde dezenas de caixas de hambúrguer vazias foram colocadas na rua fora do horário permitido e ainda sem qualquer acondicionamento. Como se não bastasse, ainda foram colocadas do outro lado da rua para não comprometer a imagem da lanchonete. Ficou feio, ficou horrível, mas do outro lado, ou seja, em frente ao comércio alheio. Um absurdo.


LEI COMPLEMENTAR Nº. 234/90
CÓDIGO DE LIMPEZA URBANA
Lanchonete do Chaparral

Art. 8 - O USUÁRIO DEVERA PROVIDENCIAR, POR MEIOS PRÓPRIOS,
OS  RECIPIENTES  NECESSÁRIOS  AO  ACONDICIONAMENTO  DOS
RESÍDUOS  SÓLIDOS  GERADOS,  OBSERVANDO  AS
CARACTERÍSTICAS  E  ESPECIFICAÇÕES  DETERMINADAS  PELO
EXECUTIVO  E  PELA  ASSOCIAÇÃO  BRASILEIRA  DE  NORMAS.

Art. 26 -AS ÁREAS DO PASSEIO PÚBLICO  FRONTEIRIÇAS AO LOCAL
DO  EXERCÍCIO DÀS  ATIVIDADES  COMERCIAIS  DEVERÃO  SER
MANTIDAS EM PERMANENTE ESTADO DE LIMPEZA  E CONSERVAÇÃO
PELO  RESPONSÁVEL  DO  ESTABELECIMENTO.  MULTA DE  59,3905 

Grande quantidade de drogas apreendida no bairro da Coréia em Teresópolis

O "zirrê", como a nova droga é conhecida 
em Ipanema, é uma mistura entre maconha 
e crack
Numa operação policial na cidade de Teresópolis, foram apreendidos 132 papelotes de zirrê ou "mesclado" - que é uma mistura entre maconha e crack - 251 papelotes e 112 cápsulas de cocaína. A apreensão foi feita no bairro da Coréia, um dos principais redutos de traficantes na cidade.

Terceiro simulado do Sistema de Alerta e Alarme acontece neste domingo, 18


A Prefeitura realiza neste domingo, 18, a partir das 10h, o terceiro simulado sobre o funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme instalado em comunidades do município. Desta vez, o treinamento acontece no Pimentel, Corta Vento, Quinta Lebrão e Fonte Santa.