terça-feira, 28 de abril de 2015

CONVITE


EDUCAÇÃO: Projeto "Jogando pro Futuro", é reiniciado no CEROM

Mesmo depois da Copa do Mundo, o projeto social ‘Jogando pro Futuro’, que envolve aulas de futebol para adolescentes, terá continuidade na Escola Municipal Roger Malhardes (Cerom), em Teresópolis. Realizado pela Instituição do Homem Novo, com patrocínio do Football For Hope, da Fifa, e apoio da Secretaria Municipal de Educação, o programa combina treinos na quadra e oficinas de cidadania, com uma educadora, em outro espaço da escola.
Cerimônia de reabertura do Projeto
“Para nós é um grande prazer ver essa parceria com a Instituição do Homem Novo e a Fifa ter sua continuidade em uma de nossas escolas municipais. São cerca de 50 crianças que terão, dentro do espaço escolar, a oportunidade de praticar um esporte e ter lições de cidadania no bairro mais populoso da cidade. O ganho social desta iniciativa é imensurável”, comemora o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.
O projeto começou no ano passado, e nesta segunda-feira, 27, teve seu primeiro amistoso entre os participantes, marcando o reinício das atividades que deverão continuar até 2016. São 48 meninos e meninas, divididos em duas turmas de 24 alunos cada. As aulas ocorrem as segundas e quartas, das 17h30 às 20h30.
“O primeiro ano do projeto foi muito bom e o segundo será melhor ainda. Ele acrescenta muito para os alunos em relação à parte acadêmica, já que os alunos que vem participando do projeto têm apresentado melhorias no desempenho escolar, e também no que diz respeito à conduta, comportamento, disciplina. Um ótimo resultado para todos os envolvidos”, analisa a diretora do Cerom, Heloísa Carneiro de Castro.
A coordenadora do projeto, Maria Lucia Tafuri, ressalta a importância do ESPORTE como ferramenta social
Além das oficinas de futebol, os meninos e meninas com idades que variam entre 12 e 17 anos, participam também de OFICINAS DE CIDADANIA, onde são discutidos temas pertinentes ao desenvolvimento desses jovens como cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Segundo Maria Lucia Tafuri Ávila, coordenadora do projeto, o futebol oferece muitas possibilidades como ferramenta de desenvolvimento social já que trabalha com regras, coletividade, responsabilidade, causa e consequência e diversas outras questões relevantes para esses jovens.

Para os alunos, estar no projeto é uma oportunidade aguardada ansiosamente, como demonstra o aluno Lucas da Silva, que participa do "Jogando pro Futuro" desde o ano passado. “É legal porque aqui nós somos uma família. Nós aprendemos sobre vários assuntos, como o bullying, como evitar as drogas, respeito ao próximo e principalmente futebol”, conta o aluno.


Serginho Pimentel - Andamento da CPI 27/04

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Abertas as inscrições para a Pré-conferência Municipal de Educação - Objetivo é debater estratégias para elaboração do Plano de Educação de Teresópolis

Tendo como tema central a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), será realizada no dia 13 de maio a Pré-conferência Municipal de Educação. O objetivo é conhecer a realidade educacional de Teresópolis e debater estratégias e metas para elaboração do PME.
O evento é aberto ao público em geral e as inscrições poderão ser feitas a partir desta terça, 28, até o dia 8 de maio, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na Sala do Conselho Municipal de Educação (Rua Carmela Dutra, 475/1º andar, Agriões). Para se inscrever, o interessado deve apresentar documentação pessoal e indicação da Instituição que representa, quando for o caso.
O Plano Municipal de Educação é um documento que envolve todos os níveis e modalidades de ensino do setor público e privado de Teresópolis, desde a creche até a universidade; define metas educacionais para um período de dez anos e deve estar alinhado ao Plano Nacional de Educação e ao Plano Estadual de Educação.
Para conhecer esses dois planos, basta acessar o site da Prefeitura pelo endereço www.teresopolis.rj.gov.br, e clicar no banner intitulado “Participe da elaboração do Plano Municipal de Educação”. O internauta terá acesso ao blog do Conselho Municipal de Educação, onde os dois documentos estão disponibilizados.