sábado, 2 de novembro de 2013

2 traficantes presos dentro de ônibus no soberbo nesta sexta

Dois homens, de 22 e 28 anos, foram presos na noite desta sexta-feira, 1º, com drogas dentro de um coletivo que chegava em Teresópolis. A ação foi fruto de uma operação realizada pela Polícia Militar (PM) no bairro Soberbo para coibir a entrada de entorpecentes e armas de fogo no município.

Com eles foram apreendidos 22 papelotes de cocaína e duas trouxinhas de maconha. De acordo com a polícia, a dupla vinha do Rio de Janeiro, onde comprou a droga, e confessou que o material era para ser vendido no município. Eles foram levados para a 110ª Delegacia de Polícia, no Alto, onde o caso foi registrado.


Segundo o comandante do 30º BPM, coronel Lima, essas ações vão virar rotina e a ordem é reprimir o tráfico de forma permanente.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Acordo coletivo de trabalho permite o funcionamento do comércio nos dias 15 e 22 de dezembro.

SINCOMÉRCIO TERESÓPOLIS celebra ACORDO NATALINO para garantir COMÉRCIO ABERTO durante os 2 (dois) DOMINGOS que ANTECEDEM o NATAL (15 e 22/12). Veja as CONDIÇÕES e PROGRAME sua EQUIPE para o principal PERÍODO de VENDAS do COMÉRCIO. 


Adiada para esta segunda, 04, a intervenção no tráfego no Km 143,5 (Duque de Caxias) da BR-116/RJ no sentido Teresópolis

Em função do mau tempo, foi adiada para segunda-feira (4/11) a intervenção no tráfego que estava prevista para a última quinta-feira (31/10) no Km- 143,5 (Duque de Caxias) da BR-116/RJ (Rio-Teresópolis-Além Paraíba). O tráfego neste trecho ficará em meia pista no sentido Teresópolis, entre 9h e 12h, para remoção de pórtico existente no local. Esta intervenção atende as obras de construção do Arco Metropolitano em curso na Baixada Fluminense.
Para permitir a retirada do pórtico será necessária a interdição parcial das faixas de acostamento e da direita no sentido Teresópolis por um período estimado em 40 minutos. O tráfego fluirá pela pista da esquerda. Está previsto também o fechamento das duas faixas de rolamento por cerca de cinco minutos para que as equipes possam içar a treliça do pórtico.
Ainda na segunda-feira será retirado do canteiro central deste trecho o poste de sustentação da treliça do pórtico, momento em que a faixa da esquerda ficará interditada por cerca de 20 a 30 minutos. Durante este tempo, o tráfego será direcionado para a pista da direita.
Assim que o serviço for totalmente concluído as pistas serão liberadas. Equipes da CRT estarão no local durante toda a operação para orientação aos motoristas.

40 toneladas de alimentos arrecadados na Feport vão ser entregues a instituições beneficentes cadastradas no município

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social dará início na próxima segunda-feira, dia 4, em sua sede, no Alto, à entrega dos alimentos não perecíveis arrecadados durante a 30ª Feport – Feira do Produtor Rural de Teresópolis. Realizada de 23 a 27 de outubro, no Parque de Exposições, em Albuquerque, a Feport totalizou uma arrecadação de aproximadamente 40 toneladas de alimentos, doados pelo público que prestigiou a festa.

14 instituições do município serão beneficiadas: Lar Tia Anastácia, Capette – Casa do Pequeno Trabalhador de Teresópolis; Projeto Filhos do Coração; Asilo São Vicente de Paulo; Instituição Maria de Nazareth – Abrigo Mansão dos Velhinhos; Lar Feliz Casa Evangélica para Idosos; Clube de Idosos Irmã Hugolina; Associação Nova Vida; Obra Social da Paróquia de Santo Antônio; Obra Social da Paróquia de Santa Teresa; Projeto P3; Centro de Reabilitação Kairós; Fazenda Esperança e Apae Teresópolis. A Associação Beneficente Sopão já recebeu a sua parte.
Os donativos foram recebidos pelas equipes das secretarias municipais de Defesa Civil e de Desenvolvimento Social, que contaram com o apoio de um grupo de 16 voluntários da organização não governamental Padrão Águias da Aventura Objetiva. A perda em relação a prazos de validade foi mínima.

Inauguração do novo Fórum da Comarca de Teresópolis: prazos processuais suspensos de 05 a 08 de novembro.

D.J.E. 01/11/2013 PÁG. 5
-- ATO EXECUTIVO Nº. 5706/2013
A PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, DESEMBARGADORA LEILA MARIANO, no uso de suas atribuições legais, (Proc. 2013-203543)
CONSIDERANDO a mudança das instalações físicas das serventias, com a inauguração do novo Fórum da Comarca de Teresópolis;
R E S O L V E
Art. 1º. Suspender os prazos processuais na Comarca de Teresópolis, nos dias 05, 06, 07 e 08 de novembro de 2013.
Art. 2º. Este Ato entra em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, 25 de outubro de 2013. Desembargadora LEILA MARIANO
Presidente do Tribunal de Justiça

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Pré-matrícula continua até 14 de novembro no Pedrão

A equipe da Secretaria Municipal de Educação continua atendendo a população que pretende conseguir uma vaga para creches, centros de educação infantil e escolas municipais de Teresópolis em 2014. As inscrições para as pré-matrículas começaram na primeira semana de outubro e poderão ser feitas até o dia 14 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 16h, no Ginásio Pedro Jahara – o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea). Até o momento, foram registradas 1.630 pré-matrículas.
Para as turmas de creche, berçário, jardim, pré I e pré 2, é preciso apresentar cópia da certidão de nascimento da criança, de comprovante de residência em nome do responsável, de comprovante de trabalho (pais ou responsável), do CPF do responsável e do comprovante de aluguel (caso tenha). Os beneficiários do Programa Bolsa Família deverão apresentar o número do NIS da criança. Caso a criança seja portadora de necessidades especiais, também deverá ser apresentado laudo médico original e atual (máximo 6 meses).
Já para turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, os documentos necessários para a pré-matrícula são certidão de nascimento do aluno, CPF do responsável, declaração de escolaridade e comprovante de residência. 

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Suspeitos de agredir um coronel da PM em São Paulo, são transferidos para um presídio.

O único suspeito detido por agredir um coronel da Polícia Militar no protesto da última sexta-feira (25) em São Paulo e mais seis detidos em flagrante por vandalismo na manifestação foram transferidos na manhã desta terça-feira (29) da cadeia onde estavam para um presídio. A informação é da Secretaria da Segurança Pública do estado (SSP).
O comerciário Paulo Henrique Santiago dos Santos, de 22 anos, que aparece de óculos na foto, que estava detido no 2º Distrito Policial, no Bom Retiro, Centro, por tentativa de assassinato do coronel Reynaldo Simões Rossi, foi levado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) 2 do Belém, também na região central.
De acordo com a SSP, além de Paulo dos Santos, que estuda relações internacionais na Faculdade Santa Marcelina, foram transferidos do 2º DP para o CDP Belém: os estudantes Caio Rodrigo de Andrade, de 19, e Ricardo Lima Cintra, 20; o vendedor Carlos Augusto dos Reis Dantas, 18; o conferente Alef Fernando Santos de Oliveira, 19; e o desempregado Guilherme Morette de Souza, 19. Todos esses foram indiciados como suspeitos pelos crime.
Ainda segundo a pasta, o ajudante de cozinha Everton Ramirez, 23, que responde por formação de quadrilha, dano ao patrimônio e arremesso de explosivo, também foi levado do 2º DP para o CDP Belém.
MPL diz que 'não apoia'
O Movimento Passe Livre (MPL), por meio de um comunicado na página do grupo na internet, informou no sábado (26) que não apoia “o que aconteceu com o coronel da PM”.
Cinegrafistas e fotógrafos profissionais, além de amadores, registraram o momento em que o o coronel Reynaldo Rossi, comandante do policiamento da PM no Centro, é atacado por um grupo durante a invasão do terminal. De acordo com a SSP, ele teve a pistola calibre .40 e o radiocomunicador roubados. Levado ao Hospital das Clínicas, foi medicado e liberado. Acabou com a clavícula quebrada, além de escoriações no rosto e na cabeça.
(Com informações do G1)

terça-feira, 29 de outubro de 2013

UNIFESO comemora os 25 anos da Constituição Federal

O curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) promoveu no dia 25 de outubro um encontro para falar sobre os 25 anos da Constituição Federal de 1988. Para ministrar a palestra foram convidados os doutores em Direito Constitucional Ana Luiza Saramago Stern, professora do UNIFESO e da PUC/RJ; Thula Rafaela de Oliveira Pires, professora da PUC/RJ; e Fábio Carvalho Leite e Francisco de Guimarães, professores da PUC/RJ. “É uma oportunidade muito boa receber professores da nossa instituição e professores de fora neste evento em que comemoramos os 25 anos da nossa constituição”, observou a professora Tania Regina Peixoto Barone, coordenadora do curso.
“É um momento histórico e consideramos fundamental debater desde a constituição como um marco da redemocratização do país, em 1988, refletindo nesses 25 anos o que aconteceu, as mudanças e a evolução, e como a constituição hoje ainda vigente tem um grande potencial a ser implementado em nosso país, principalmente no que se refere aos direitos sociais e às conquistas relacionadas à democracia e à justiça social”, avaliou a professora Ana Luiza.
O professor Fabio Leite apresentou suas reflexões sobre “A Liberdade de Expressão no Brasil”, tema da sua linha de pesquisa de doutorado. “A ideia dos limites e da liberdade de expressão ainda é mal compreendida no Brasil”, apontou.
Ao final do evento, o presidente do centro acadêmico de Direito, Victor Lucena, sorteou dois livros de Constituição Federal atualizados de 2013, obtidos recentemente através de doação do Senado Federal. “Vamos ainda fazer uma doação para a biblioteca do UNIFESO de cerca de 230 títulos que solicitamos”, comemorou o estudante.

Palestra sobre Violência Familiar no CRAS Barroso. Aberta ao público.


Dia 31 de outubro no CRAS  do Barroso, aberta ao público.

Debate sobre homofobia já chegou as escolas. Secretaria de Educação reúne orientadores, coordenadores e convidados para discutir direitos e liberdades individuais.

Com o objetivo de se construir uma Escola que respeite a diversidade e não tolere situações de bullying e desrespeito as minorias, a Secretaria Municipal de Educação recebeu seus orientadores pedagógicos do segundo segmento, coordenadores do projeto Mais Educação e convidados, em seu auditório no Ed. Apa, para discutir aspectos dos direitos e liberdades individuais. 
O encontro foi conduzido por profissionais do Programa Rio Sem Homofobia, do governo do Estado do Rio de Janeiro.

“Não viemos discutir se a pessoa gosta ou não da homossexualidade, bissexualidade e das questões ligadas à identidade de gêneros. Viemos falar da homofobia, que significa a intolerância em relação à diversidade sexual e de gêneros. Ser homofóbico significa repudiar, odiar, discriminar, temer ou ter aversão a lésbicas, gays, travestis e transexuais. E essa atitude infelizmente está ligada à violência”, explicou Sula Dutra, psicóloga do centro de referência Serrana 1.
O encontro teve como finalidade fornecer elementos teórico-práticos para que os profissionais de Educação possam pautar o exercício de suas atividades no respeito aos direitos e liberdades individuais, conscientizando-se de sua capacidade de promover e proteger os direitos humanos das minorias. Para isso, foram abordados aspectos teóricos, legais e de saúde.
“Essa não é apenas uma questão de Teresópolis ou Rio de Janeiro, mas cultural. Nós educadores determinamos para nossos alunos o que pode ou não ser debatido na escola. Não se pode formar pessoas éticas e sem preconceitos, sem levantar certas questões”, lembrou a professora Adriana Vital Santana.
No Brasil, a homofobia ainda não é tipificada como crime, como já acontece com o racismo, a violência contra a mulher, a criança e os idosos. Contudo, mesmo que não haja legislação específica, a Constituição Brasileira ampara os direitos fundamentais de todas as pessoas.
“O que precisamos é que a sociedade aprenda a se comunicar de uma forma mais amável, uns com os outros. E tudo começa com o professor. Além da violência física, o preconceito e a discriminação contra população de lésbicas, gays, travestis e transexuais restringem os direitos de cidadania. Um ambiente de violência gera violência e o educador não pode permitir que isso aconteça em sua sala de aula”, alertou a assistente social Ana Lívia Ramalho.
Para finalizar, o presidente do Grupo Diversidade Teresópolis, Luciano Lima, lembrou que o Centro de Cidadania LGBT – Serrana 1 está à disposição para dúvidas e orientações através do e-mail:friburgo.lgbt@hotmail.com ou do telefone (22) 25237907. “O Programa Estadual Rio Sem Homofobia visa combater a discriminação e a violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, e promover a cidadania dessa população no Estado, respeitando suas especificidades através da informação”, resumiu Luciano.

Prefeito de Japeri, RJ, é condenado por fraude em merenda escolar

O Tribunal de Contas do Rio de Janeiro condenou o prefeito de Japeri, na Baixada Fluminense, a devolver quase R$ 3 milhões aos cofres públicos por fraudes na compra e na distribuição da merenda escolar.
Segundo o TCE, uma auditoria confirmou as irregularidades. Na lista de compras da prefeitura de Japeri, um pacote de biscoitos saía por R$ 11 mais caro que um quilo de carne que era vendido por R$ 8,47. No relatório, o TCE lista outros alimentos, como queijo e maçã, que também foram comprados por preços acima do mercado. O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, do PSD, foi condenado a devolver R$ 2,916 milhões. Ele é acusado de superfaturamento, compra de alimentos de empresas não qualificadas e de não distribuir as merendas. O prefeito negou as acusações. Ele tem 60 dias para recorrer.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

"Mendigo deveria virar ração para peixe", diz vereador de Piraí, RJ

G1 - Uma declaração do vereador José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PT do B), gerou polêmica em Piraí, no Sul do Rio de Janeiro. Durante sessão ordinária da Câmara Municipal, ele declarou que é contra o voto de moradores de rua. "Mendigo não tem que votar. Mendigo não faz nada na vida. Ele não tem que tomar atitude nenhuma. Aliás, eu acho deveria até virar ração para peixe", disse.
O comentário foi feito no dia 8 de outubro, em uma discussão sobre os 25 anos da Constituição Federal. O vídeo foi publicado no perfil de uma rede social, administrado pela Câmara Municipal de Piraí. 
Em 12 minutos de pronunciamento, ele também se posicionou a favor da pena de morte. "Quando acabaram com a pena de morte, eu achei uma pena isso. Deveria haver pena de morte. 'Ah, vai matar inocente'. Não vai. Ainda que matasse, ia morrer muito menos inocente do que morre hoje, porque se um bandido soubesse que ele ia ser morto, com certeza ele ia pensar mais um pouquinho antes de fazer as coisas", discursou.
Procurado pelo G1, o presidente do PT do B em Piraí, César Mackenzie, disse que o partido só vai se pronunciar após o esclarecimento oficial de José Paulo. "Uma comissão de ética do partido vai convocá-lo a prestar esclarecimentos e só depois disso nós vamos ter uma posição", disse Mackenzie, que informou também que ainda não há uma data definida para que o vereador se explique das declarações.
José Paulo, de 48 anos, foi eleito em 2012 com 322 votos e cumpre seu primeiro mandato.