terça-feira, 29 de outubro de 2013

UNIFESO comemora os 25 anos da Constituição Federal

O curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) promoveu no dia 25 de outubro um encontro para falar sobre os 25 anos da Constituição Federal de 1988. Para ministrar a palestra foram convidados os doutores em Direito Constitucional Ana Luiza Saramago Stern, professora do UNIFESO e da PUC/RJ; Thula Rafaela de Oliveira Pires, professora da PUC/RJ; e Fábio Carvalho Leite e Francisco de Guimarães, professores da PUC/RJ. “É uma oportunidade muito boa receber professores da nossa instituição e professores de fora neste evento em que comemoramos os 25 anos da nossa constituição”, observou a professora Tania Regina Peixoto Barone, coordenadora do curso.
“É um momento histórico e consideramos fundamental debater desde a constituição como um marco da redemocratização do país, em 1988, refletindo nesses 25 anos o que aconteceu, as mudanças e a evolução, e como a constituição hoje ainda vigente tem um grande potencial a ser implementado em nosso país, principalmente no que se refere aos direitos sociais e às conquistas relacionadas à democracia e à justiça social”, avaliou a professora Ana Luiza.
O professor Fabio Leite apresentou suas reflexões sobre “A Liberdade de Expressão no Brasil”, tema da sua linha de pesquisa de doutorado. “A ideia dos limites e da liberdade de expressão ainda é mal compreendida no Brasil”, apontou.
Ao final do evento, o presidente do centro acadêmico de Direito, Victor Lucena, sorteou dois livros de Constituição Federal atualizados de 2013, obtidos recentemente através de doação do Senado Federal. “Vamos ainda fazer uma doação para a biblioteca do UNIFESO de cerca de 230 títulos que solicitamos”, comemorou o estudante.