sábado, 19 de setembro de 2015

Resumo da Semana do Trânsito em Teresópolis - 14 a 18/09

Nossos valorosos GMs unidos por um trânsito menos violento.
Novas estatísticas mostram que a violência no trânsito é a segunda maior causa de morte no país, à frente até de homicídios, um efeito do desrespeito às leis e da má qualidade dos motoristas. Teresópolis tem alto índice de acidentes de trânsito, o que tem motivado ações como essa.

Entre as ações realizadas nessa última Semana Municipal de Educação para o Trânsito em nossa cidade, tivemos palestras nas escolas municipais, exposição fotográfica e simulação de atendimento à vítima de acidente. O tema foi ‘Preservação da Vida’ e a iniciativa foi da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Teresópolis, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Grupamento de Resgate Anjos da Vida de Teresópolis (GRAVT) e polícias Militar e Rodoviária Federal, entre outras parcerias.

Simulações de atendimento à vítima de trânsito também foram feitas na Escola M. Belkis Froni Morgado, em São Pedro, e na Calçada da Fama, no Centro








sexta-feira, 18 de setembro de 2015

MAIS UM PRÊMIO PARA A EDUCAÇÃO DE TERESÓPOLIS - EM Acliméia de Oliveira Nascimento foi a única selecionada em todo o Estado do Rio de Janeiro

A Equipe gestora da Escola Acliméa participa do evento em
São Paulo onde a unidade foi nomeada Escola Transformadora. 

Ao centro (blusa branca), a diretora da unidade Luciana Pires.
A organização internacional Ashoka, instituição sem fins lucrativos que desenvolve projetos na área de inovações sociais, e o Instituto Alana, organização da sociedade civil que tem como missão “honrar a criança”, nominaram em um evento realizado em São Paulo, nos dias 15 e 16 de setembro, a Escola Municipal Professora Acliméa de Oliveira Nascimento como Escola Transformadora. A unidade escolar foi a única selecionada no Rio de Janeiro e faz parte de um seleto grupo de 200 escolas em 28 países a receber esse título.

“A Acliméa é nossa primeira escola em tempo integral, onde se prioriza a aprendizagem ativa, a valorização da autoria dos alunos e o estímulo a diferentes linguagens e formas de expressão. É muito importante sabermos que o trabalho que desenvolvemos, mesmo com todas as dificuldades e obstáculos, foi reconhecido e agora servirá para inspirar boas práticas em outros centros de ensino dentro e fora do Brasil. Temos muito orgulho de todos os funcionários, educadores, familiares e alunos envolvidos neste contexto”, enalteceu o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos. 

Para a professora Carla Rabello, diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, o título é resultado de um trabalho inovador. “É preciso agradecer a todos que fazem ou já fizeram parte do processo de concepção desta unidade. Às vezes se pensa que é preciso muita coisa para mudar o panorama de uma escola, mas na prática, o comprometimento dos professores e equipe, o apoio da família e uma boa dose de ousadia produzem resultados surpreendentes”, comemorou Carla.

Como Escola Transformadora, além do reconhecimento internacional, a unidade escolar receberá destaque e divulgação de suas boas práticas tanto em nível nacional, como internacional em diferentes mídias, podendo assim compartilhar histórias, desafios e planos, assim como iniciar uma relação colaborativa entre os estabelecimentos  integrantes da rede. 

A Escola Municipal Professora Aclimea de Oliveira Nascimento é a primeira unidade de tempo integral da rede municipal de ensino. Localizada no bairro de São Pedro, atende alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. Pela manhã, os estudantes têm aulas para a sistematização do conhecimento. Já o turno da tarde é dedicado às pesquisas e assuntos de interesse.

ACORDO DESBLOQUEIA VERBAS E VIABILIZA O PAGAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS À PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA

Prefeito Márcio Catão e diretor da FESO, Luis Eduardo Tostes, assinam o
acordo firmado na audiência especial de conciliação
 Em audiência especial conjunta de conciliação realizada no final desta sexta-feira, 18, o juiz Carlo Artur Basilico, titular da 1ª Vara Cível de Teresópolis, autorizou o desbloqueio de um depósito judicial no valor de R$ 2.229.035,69 e a divisão da importância em partes iguais entre a FESO (Fundação Educacional Serra dos Órgãos) e o SindPMT (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis).
O valor do crédito do sindicato será devolvido ao Município para pagamento dos servidores ativos. Também foi autorizado o desbloqueio de aproximadamente R$ 2,5 milhões de ativos do Tereprev (Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Teresópolis), para pagamento de aposentados e pensionistas.

Resultado de reunião realizada na quinta-feira, 17, a pedido do prefeito em exercício Márcio Catão, o acordo foi firmado para solucionar a questão emergencial do Município e foi aprovado pelo Ministério Público Estadual. A decisão foi proposta após exposição, feita pela equipe técnica da Prefeitura, sobre a grave situação orçamentária e financeira da Administração Municipal.

Participaram da audiência os promotores de Justiça Roberta Jorio e Uriel Fonseca; os secretários municipais Jucimar Secchin (Administração), Yára Medeiros (Controle Interno), Tania Reis (Fazenda), Carlos Otávio Sant’Anna (Saúde) e o Procurador Geral do Município, Daniel Felipe dos Santos; a presidente do Tereprev, Suely Pires, pela FESO o diretor geral Luis Eduardo Tostes, o pró-reitor acadêmico José Feres e a diretora do Hospital das Clínicas de Teresópolis, Rosane Rodrigues Costa.
Fotos: Roberto Ferreira

EMPRESA DE MAGÉ VAI GERIR CENTRO MUNICIPAL DE HEMODIÁLISE - Licitação já foi realizada



A concorrência pública para seleção de empresa especializada para instalação de equipamentos e prestação de serviços de Nefrologia no Centro de Hemodiálise de Teresópolis teve como vencedor o Centro de Nefrologia Mageense Ltda (Cenefro). O resultado segue para homologação e será publicado em Diário Oficial na próxima semana.

Seguidos os trâmites normais, a previsão da Secretaria Municipal de Saúde é de que a unidade esteja funcionando a partir da segunda quinzena de dezembro deste ano. Estiveram presentes à reunião, ocorrida no Centro Administrativo Celso Dalmaso, membros da Comissão Municipal de Licitações da Comissão de Seleção e Julgamento, além de representantes do Cenefro. 
O secretário municipal de Administração, Jucimar Secchin, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Paulino, também participaram. 

Marcio Catão retoma negociação sobre fazenda Ermitage

Prefeito Márcio Catão e secretários municipais se reúnem com representantes
do governo do estado para tratar sobre a Fazenda Ermitage
O prefeito em exercício Márcio Catão recebeu nesta quarta-feira, 16, no Centro Administrativo Municipal, o subsecretário extraordinário da Região Serrana, vinculado à Secretaria de Estado de Obras, João Carlos Grilo, para uma reunião sobre questões relacionadas à obra do conjunto habitacional da Fazenda Ermitage, entre outros assuntos.
Os secretários municipais de Desenvolvimento Social, Cleiton Pimentel, de Defesa Civil, cel. Roberto Silva, e de Administração, Jucimar Secchin, também participaram do encontro, além de representantes das secretarias estaduais de Governo e do Trabalho Social de Obras.
O prefeito Márcio Catão agradeceu a presença de todos e o empenho para que os projetos sejam realizados. “Agradeço a dedicação de todos que estão aqui, em especial, ao João Grilo, pelo carinho que tem por nossa cidade e pelo empenho na busca de soluções para que as casas populares da Fazenda Ermitage sejam entregues às famílias que sofreram perdas irreparáveis em 2011”.
Durante a reunião, o subsecretário João Grilo informou que o governo do estado encontrou uma solução imediata para resolver a questão da segurança dos moradores da Fazenda Ermitage com relação ao acesso ao condomínio, que está sendo construído às margens da BR-116 (Estrada Rio-Bahia).
“A passagem de pedestres subterrânea, que será feita com placas metálicas, tem um processo de instalação mais rápido do que o da construção do viaduto. Então, estamos licitando este serviço hoje, com previsão de início para o mais breve possível, pois há três condomínios prontos para serem entregues, restando essa questão do acesso ao empreendimento”, explicou Grilo, pontuando que a construção do viaduto precisou ser licitada novamente, devido ao rompimento do contrato com a empresa selecionada no primeiro processo licitatório, e que as duas vias de passagem estarão disponíveis para os usuários da rodovia.
A obra do conjunto habitacional, às margens da BR-116 (Estrada Rio-Bahia), é coordenada pelo Governo do Estado e faz parte do programa federal Minha Casa Minha Vida. São 1.600 apartamentos, distribuídos em sete condomínios que serão destinados às famílias atingidas pela tragédia de janeiro de 2011.
 A próxima reunião do grupo ficou agendada para o dia 6 de outubro, no mesmo local.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

COMISSÃO PROCESSANTE ESTÁ EM ANDAMENTO

Vereador Dr. Carlão, advogado Dr. Bruno e vereador Claudio Mello
Estivemos hoje na Câmara para conferir os trabalhos da CP que investiga o prefeito Arlei Rosa. Hoje foi a oitiva do denunciante, que me pediu através de seu advogado para não ser fotografado. Na foto abaixo, o presidente da Comissão, vereador Dr. Carlão, o advogado, Dr. Bruno, e o vogal, vereador Claudio Mello.

BIBLIOTECA MUNICIPAL ANTONIO CAPANEMA DE SOUZA

Beatriz Fonseca Ribeiro, Administradora da
Biblioteca Municipal de Teresópolis
Adoro ver gente que trabalha com dedicação, como a Beatriz Fonseca, responsável pela parte administrativa da Biblioteca Municipal de Teresópolis. Uma excelente escolha do Secretário de Educação Leonardo Vasconcellos. Por toda à parte se pode sentir sua presença através dos murais culturais que demarcam momentos importantes da história. O próximo vai ser a "História do teatro", marcando o Dia Mundial do Teatro comemorado no dia 27 de setembro. Você já visitou nossa Biblioteca?







REDE PROGRESSO DE ENSINO - Parceria com a Rede Objetivo de Ensino



A REDE PROGRESSO DE ENSINO, PARCEIRA DA UNIDADE LFG TERESÓPOLIS APRESENTA NOVA PARCERIA COM A REDE OBJETIVO DE ENSINO, QUE EM SEUS 50 ANOS DE EXISTENCIA VEM PRE
PARANDO ALUNOS PELO PAÍS PARA INGRESSO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. 

COM ISSO, CONVIDAMOS TODOS QUE ESTEJAM BUSCANDO UMA VAGA NAS UNIVERSIDADES DO PAÍS A SE INSCREVER NO "SIMULADO ABERTO ENEM 2015", QUE SERÁ REALIZADO NA UNIDADE DA REDE PROGRESSO DE ENSINO - TERESÓPOLIS.

VENHA E PARTICIPE. FAÇA SUA INSCRIÇÃO. É GRATUITO!
VAGAS LIMITADAS À 30 PROVAS!

FAÇA SUA INSCRIÇÃO DIRETAMENTE NA SECRETARIA DA UNIDADE TERESÓPOLIS!

AVENIDA DELFIM MOREIRA, 584, GRUPOS 102 À 304, VÁRZEA.
(21) 2643-3696