sábado, 11 de agosto de 2012

Seleção feminina de vôlei é bicampeã olímpica


O Brasil dá um passo importante para conquistar, pela primeira vez, a hegemonia no vôlei de quadra em Jogos Olímpicos. Com a vitória da equipe feminina por 3 sets a 1 contra as norte-americanas, basta uma vitória também na final masculina, amanhã (12) contra a Rússia, para o país ganhar as medalhas de ouro nas competições masculina e feminina dos Jogos Olímpicos de Londres.
A seleção feminina de vôlei é bicampeã olímpica já que foi também vencedora da final nos Jogos de Pequim, em 2008. As meninas do vôlei foram ainda bronze em 1996, nos Jogos de Atlanta e em 2000, em Sidnei.
Apesar de terem perdido o primeiro set por 25 a 11, as meninas brasileiras viraram o jogo ganhando os setsseguintes por 25 a 17, 25 a 20 e 25 a 17. Na primeira fase da competição, o Brasil ficou classificado em segundo lugar do grupo B, justamente atrás das norte-americanas. Nas quartas de finais e semifinais, o Brasil venceu Argentina e Itália, sem perder um set.

Michel Teló poderá estar entre os representantes do Brasil no encerramento das Olimpíadas de Londres.

Jornais ingleses especulam sobre a presença de Michel Teló

A cerimônia de encerramento da Olimpíada de Londres, no próximo domingo, terá oito minutos dedicados ao Brasil, que sediará os Jogos em 2016. A direção artística desta parte ficará a cargo do cineasta Cao Hamburger. Na cerimônia, o prefeito de Londres, Boris Johnson, passará a bandeira olímpica para o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Tablóides ingleses especulam que Michel Teló se apresente cantando "Ai se eu te pego", mas, oficialmente, apenas Marisa Monte, Seu Jorge e o rapper BNegão estão confirmados. A modelo gaúcha Alessandra Ambrósio também participará - ao lado de Naomi Campbell e Kate Moss, homenageará a moda britânica.
Por fim, capoeiristas do Balé Folclórico da Bahia e o grupo de ritmistas Sorri pra Mim se apresentarão com pelo menos 200 bailarinos recrutados em Londres.

(SRZD)


Londres 2012: Esquiva Falcão perde para japonês por apenas um ponto e fica com a prata


Não deu para o brasileiro Esquiva Falcão. Neste sábado, na final dos pesos médios do boxe, o brasileiro foi derrotado pelo japonês Ryota Murata por 14 a 13 e ficou com a prata nos Jogos Olímpicos de Londres.
Os dois lutadores começaram o duelo com a guarda bem fechada e com a cabeça abaixada. Ambos acertavam bons golpes, e o brasileiro era bastante agressivo.
No segundo round, Falcão tentava furar a retranca japonesa, que arriscava nos contra-golpes. A essa altura, o pugilista capixaba vencia por 5 a 4 parcialmente, mas perdia no geral por 9 a 8.
No terceiro e decisivo round, Esquiva foi com tudo para cima de Murata. Ao fim do duelo, era esperar decisão dos árbitros, que deram vitória ao japonês por 14 a 13.

Londres 2012: sonho adiado! Brasil perde para o México e é só prata

Não foi dessa vez que a seleção brasileira conseguiu o ouro inédito em Olimpíadas. Brasil e México se enfrentaram neste sábado pela final do torneio olímpico dos Jogos de Londres 2012. Os mexicanos venceram a partida por 2 a 1. Os dois gols foram marcados por Oribe Peralta. O do Brasil foi marcado por Hulk. O primeiro gol mexicano saiu com menos de um minuto de jogo. Em desvantagem no placar, o Brasil não conseguia se acertar no jogo e acabou sendo dominado pela seleção mexicana. No segundo tempo o Brasil passou a ter mais domínio de posse de bola, entretanto, não conseguia chegar ao gol adversário. Aos 27, Peralta marcou o segundo do México, dificultando qualquer chance de reação dos brasileiros.

Evento de ciclismo "Tour do Rio" chega a Teresópolis no dia 31 de agosto


Organizadores do Tour do Rio estiveram em Teresópolis nesta quinta-feira, 9, para acertar detalhes da maior competição internacional de ciclismo de estrada de alta performance da América Latina. O tour contará com cinco etapas, com saída do Rio de Janeiro, no dia 29, passagem por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios e chegada em Teresópolis no próximo dia 31, às 14h, no pátio da Prefeitura, onde será montada uma estrutura de apoio ao evento, com diversas atividades nos intervalos da prova, além de sorteio de 10 bicicletas. Os atletas passarão ainda por Rio das Ostras e retornam ao Rio de Janeiro, onde termina o percurso, no dia 2 de setembro.

“O Município se alegra em poder participar de um evento de tamanha importância. O Tour do Rio é o maior evento de ciclismo da América Latina, criando assim uma exposição positiva em mídias nacionais e internacionais do destino Teresópolis.”, destaca o Secretário de Turismo, Flavio Gueiros.

A reunião, ocorrida na Secretaria de Turismo, no Soberbo, teve a participação do Chefe da Divisão de Turismo de Feira e Exposição, Mayrlla Veríssimo, do Subsecretário de Governo, Marcelo Leôncio, do Coordenador da Guarda Municipal, Sérgio Alves da Penha, da diretora de produção do evento, Márcia Santos, e do vice-presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), Artur Castro.
Reunião na Prefeitura

Ciclismo internacional

Realização da empresa Conexão Marketing e Comunicação, em parceria com a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, o Tour do Rio chega a 3ª edição com 10 equipes brasileiras tendo como concorrentes nove times estrangeiros, totalizando mais de 100 atletas.

A prova vai reunir ciclistas do Brasil, África, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Itália e Portugal. Os competidores vão percorres 806 km ao longo do estado do Rio de Janeiro, passando por cinco cidades.

Entre a saída na capital fluminense, no dia 29 de agosto, e o retorno, no dia 2 de setembro, os ciclistas vão passar por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras. Durante cada dia, será disputada uma etapa, em percursos que vão de uma cidade à outra, em meio a cenários deslumbrantes de mar, serra, fazendas coloniais e muitas outras paisagens.

Os competidores chegarão de Três Rios pela Estrada Teresópolis-Itaipava, entre 14h e 15h, seguindo pelo centro da cidade até o pátio da Prefeitura, na Várzea, onde serão promovidas diversas atividades, entre elas, o projeto Adeus Rodinhas, que prevê um trabalho especial para o desenvolvimento da psicomotricidade, de autoestima e conquista da segurança para crianças que ainda não pedalam sem a proteção das rodinhas de apoio.

Os ciclistas permanecerão na cidade até o dia 1º de setembro, quando seguem para Rio das Ostras, com largada na Prefeitura, às 7h. Todo o trajeto dos atletas será acompanhado pela Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, para segurança dos competidores e a organização do trânsito.

Câmara aprova aumento de pena para o tráfico de crack


AC - O Plenário aprovou nesta quarta-feira (8) o substitutivo da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado para o PL 5444/09, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que aumenta as penas em 2/3 até o dobro para o tráfico do crack. O texto altera o artigo 33 da Lei 11.343/06, que prevê reclusão de 5 a 15 anos e pagamento de 500 a 1.500 dias-multa para tráfico de drogas.
Paulo Pimenta argumenta que o crack apresenta elevado potencial de dependência e de danos ao organismo. Ele ressalta, ainda, que milhares de pessoas perdem a vida em razão da agressividade de usuários e traficantes desse tipo de droga.
Segundo o texto, também estará sujeito ao mesmo aumento de pena quem importa, exporta, remete, produz, fabrica, adquire, expõe à venda, oferece, fornece, tem em depósito, transporta, traz consigo ou guarda, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, matéria-prima, insumo ou produto químico destinado à preparação de crack.
A punição também será ampliada para quem utilizar local ou bem de qualquer natureza para o tráfico de crack.
Outros casos
O aumento da pena em 2/3 até o dobro também valerá para quem induzir, instigar ou auxiliar alguém ao uso de crack. Nesses casos, a pena prevista atualmente é detenção de 1 a 3 anos e multa de 100 a 300 dias-multa.
A pena também poderá ser aumentada para quem oferecer crack, eventualmente e sem objetivo de lucro, a pessoa de seu relacionamento, para juntos a consumirem. A pena atual para esse crime é detenção de 6 meses a 1 ano e pagamento de 700 a 1.500 dias-multa. O Projeto será enviado para o Senado.

Íntegra da proposta:


Anatel e Ministério da Justiça vão monitorar juntos o desempenho das Operadores de Telecomunicações


Serviço precário das operadoras levou a adoção de
 medidas de proteção ao consumidor
AE - Após ações isoladas de Procons municipais e estaduais contra as operadoras de telecomunicações, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça decidiu atuar junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Os dois órgãos criaram um grupo de trabalho para monitorar as reclamações e apresentar, em até 180 dias, um termo de cooperação para a proteção dos direitos dos usuários de celulares.
O objetivo do grupo também é encaminhar sugestões que aprimorem a regulação dos serviços de telecomunicações no País. Além da troca de informações, o termo de compromisso pode abrir espaço para ações conjuntas de prevenção e fiscalização de conflitos de consumo no setor.
"Os serviços regulados, em especial os serviços de telecomunicações, dão causa à maioria dos conflitos de consumo no Brasil. Contar com a parceria da Anatel para, em conjunto estabelecer ações de prevenção e redução de conflitos, é um grande avanço", afirmou em nota a secretária nacional do Consumidor, Juliana Pereira.
Ao assumir o cargo, no mês passado, ela havia adiantado que procuraria as agências reguladoras para firmar parcerias.


Teresopolitano é bronze na III Copa Brasil de Tênis de Mesa


Contando com o apoio da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Teresópolis, o mesatenista Hélio Travessa, de 18 anos, conquistou a Medalha de Bronze na categoria Absoluto B Masculino na III Copa Brasil Sul de Tênis de Mesa. Promovida pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, a competição foi realizada de 2 a 5 de agosto, na Vila Olímpica de Maringá, no Paraná. 

“Tive orgulho de representar minha cidade nesta competição”, comemorou Hélio, que é federado pelo Fluminense desde 2008. Disputando a 6ª etapa do ranking 2012, no Circuito Interestadual de Tênis de Mesa do Rio de Janeiro, realizado em 28 de julho, em São João de Meriti, Hélio Travessa conquistou a Medalha de Prata na categoria Juventude Masculina.
Atualmente, o mesatenista vem se preparando para o Circuito Interestadual de Tênis de Mesa, ainda sem data marcada. O treinamento acontece no Ginásio Pedrão, sede da Secretaria de Esportes, e onde, segundo ele, “a mesa, o piso e a iluminação são mais adequados em comparação a outros locais”.
Segundo o Secretário de Esportes, Alexandre da Trindade, a Prefeitura tem procurado apoiar os jovens esportistas de Teresópolis, garantindo transporte para que obtenham os melhores resultados nos torneios. Para o Secretário, o mesatenista tem um futuro promissor. “Acredito que ele tem tudo para se tornar um mesatenista olímpico, basta continuar treinando e participando das competições com seriedade e dedicação”, comentou.


Teresópolis: SINE tem 23 vagas de emprego.


O Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis está com 23 vagas disponíveis para diversas funções, entre elas, babá, porteiro, operador de caixa, auxiliar de produção e assistente de controle administrativo.
Para se inscrever, Basta comparecer ao banco de empregos na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Várzea, portando a carteira de trabalho, identidade, CPF e cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h. O Sine alerta que as vagas podem ser preenchidas a qualquer momento, dependendo da procura. Os telefones para informações é (21) 26410159

Vaga disponível
Quantidade oferecida pela empresa
Lavador de Veículos
01
Porteiro
01
Vigia
01
Operadora de Caixa
04
Repositor
01
Operador de Loja
02
Vigia
01
Domestica
02
Ajudante de Cozinha
01
Assistente de Controle Administrativo
01
Cozinheiro
01
Vendedor Externo
02
Atendente de Balcão
01
Camareira
01
Baba
01
Auxiliar de Produção
02


Um dos patrocinadores das Olimpíadas, a VISA comemora uso de cartões em Londres


Um dos patrocinadores oficiais dos Jogos Olímpicos, a Visa vem se destacando pelas suas campanhas publicitárias com o tema. Mas a marca, além deste reconhecimento, também está comemorando o quanto os fãs estão usando seus cartões em Londres durante a competição.
Segundo a empresa, o volume de negociações feitas pelos consumidores que estão no Reino Unido apenas no período de 30 de julho a 5 de agosto atingiram US$ 716 milhões, totalizando até aqui US$ 1,4 bilhão e caminhando para um recorde histórico.
Os americanos são os turistas que mais estão gastando com o cartão com um total US$ 91 milhões, seguidos pelos japoneses (US$ 47 milhões) e franceses (US$ 45 milhões), mas o crescimento entre os russos na segunda semana dos Jogos surpendeu, com mais de 30% de comparado com o primeiro período (a marca está fazendo este acompanhamento desde 23 de julho).
O setor que mais vem se beneficiando até aqui é o de Serviços (US$ 139 milhões), depois Entretenimento (US$ 107 milhões), incluindo ingressos de teatros, shows e danceterias, Companhias Aéreas (US$ 82 Para se ter uma ideia de como as compras realizadas pelos turistas são importantes para a marca, 57% do volume total de negócios realizados no Reino Unido até aqui foram feitos por eles. A Visa se preparou para este aquecimento no mercado britânico estando presente em mais de 140 mil estabelecimentos comerciais (incluindo 5 mil táxis em Londres)  que recebem pagamentos com cartões e pelo sistema Visa payWave, presente em celulares e outros dispositivos móveis.milhões) em terceiro e Vestuário (US$ 68 milhões) em quarto.

II Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica do UNIFESO

Nos dias 26 e 27 de outubro acontece a II Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica (JOPIC) do UNIFESO, que tem como objetivos a apresentação, a discussão e o acompanhamento das pesquisas apoiadas pelo Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE). Promovido pela Pró-Reitoria Acadêmica; pelas diretorias de Pós-Graduação, 

Pesquisa e Extensão e de Administração; e pelos Centros de Ciências da Saúde (CCS), Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e Ciências e Tecnologia (CCT), o evento é voltado aos professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos da Instituição que participaram do PICPE em 2011 e que participam dos projetos em 2012. 

As inscrições serão abertas em agosto. Entre os objetivos da Jornada também estão a promoção e incentivo à cultura de pesquisa, o estímulo à produção acadêmica, a consolidação do nível de qualidade na elaboração de projetos de pesquisa e o aprimoramento da formação de profissionais e estudantes do UNIFESO.

Ações da Prefeitura: Vans escolares passam por vistoria.


Cerca de 30 vans foram vistoriadas em ação promovida pela Divisão de Trânsito e Concessões da Secretaria Municipal de Segurança Pública nesta quinta e sexta-feira, dias 09 e 10 de agosto, na Praça Higino da Silveira, no Alto. Esta foi a segunda vistoria do ano – a ação é semestral – das vans dos permissionários que prestam o serviço de transporte escolar no município.  

 Além de avaliar as condições gerais do veículo, também são verificados os documentos dos automóveis, bem como seus padrões técnicos e de segurança. “Esta vistoria é realizada todo semestre e nela nós verificamos a documentação dos veículos, cintos, faróis e freios, entre outras condições físicas dos carros. Após toda esta análise nós entregamos o alvará de legalização para as vans aptas a circular”, detalhou Gisele Ferreira, Chefe da Divisão de Trânsito da Prefeitura Municipal, lembrando que é importante que os pais ou responsáveis verifiquem, ao contratar este tipo de serviço, se o veículo possui tal documentação.
Caso algum permissionário de van tenha perdido o prazo para a vistoria realizada no Alto, pode se dirigir à Guarda Municipal e agendar nova data. O objetivo da ação é garantir a segurança dos estudantes e cumprir as regras previstas na Lei Municipal 2.491/2006, que regulamenta o serviço em Teresópolis. 

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

"Campeonato Municipal de Futebol de Campo começa no domingo".


Realização da Liga Teresopolitana de Desportos (LTD), com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Teresópolis e arbitragem da Federação do Rio de Janeiro, começa neste domingo, 12, o Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2012.
Reunindo 11 equipes 1º Quadro e 12 equipes 2º Quadro, divididas nas chaves A e B, as partidas serão realizadas sempre aos domingos, às 13h e às 15h, até o dia 28 de outubro, nos campos do Teresópolis FC, Barra FC e Várzea FC – na cidade, e do Vargem Grande, Serrinha e Mixto – no interior. A entrada é franca.
“Um dos principais eventos do calendário esportivo que conta com o apoio da Secretaria de Esportes, o Municipal é um grande congraçamento das equipes de várias comunidades da cidade”, define o Secretário Alexandre da Trindade. “Contando também com o apoio dos empresários locais, é um dos melhores campeonatos regionais de futebol de campo, e segue regulamento próprio”, acrescenta Nilson do Amparo “Andorinha”, secretário gera da LTD.
Mais informações podem ser obtidas na Liga Teresopolitana de Desportos pelo telefone 2643-5881.
Confira a tabela dos jogos da primeira rodada do Campeonato neste domingo, 12:
Chave A
• 13h e 15h (1º e 2º Quadros): Vargem Grande x Unidos do Espanhol
Local: Campo do Vargem Grande
• 13h (2º Quadro): Ponta Negra x Fonte Santa/Suspiro
• 15h (1º Quadro): Pimentel x Fonte Santa/Suspiro
Local: Campo do Serrinha
• 13h (2º Quadro): Portela x Posse
Local: Campo do Mixto

Chave B
• 13h e 15h (2º e 1º Quadros): Beira Linha/Granja Guarani x Várzea
Local: Várzea FC
• 13h e 15h (2º e 1º Quadros): Operários x Comary/Albuquerque
Local: Barra FC
• 13h e 15h (2º e 1º Quadros): Pedreiros x Unidos do Alto/M. Verde
Local: Teresópolis FC

Asfaltamento da Rua das Paineiras começa na segunda-feira. Moradores e comerciantes devem retirar seus veículos da via pública


A Prefeitura informa que nesta segunda-feira, 13 de agosto, a partir de 7h, terá início o asfaltamento da Rua das Paineiras, dentro da parceria firmada com o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ).
Com isso, a Coordenadoria da Guarda Municipal, da Secretaria de Segurança Pública, solicita aos moradores e comerciantes que retirem os seus veículos da via pública, até o término da colocação do asfalto.
A Prefeitura pede desculpas pelos transtornos causados durante a obra, lembrando que no final dos trabalhos, toda a comunidade será beneficiada com uma via em melhor condição de tráfego de veículos.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Teresópolis: Mutirão em Providência vai reabrir mais uma Escola


Em um esforço conjunto da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), com a comunidade de Providência, professores, funcionários e moradores estão realizando uma série de mutirões para reforma da Escola Municipal Albino Teixeira da Rocha. O objetivo é torná-la mais acolhedora e mantê-la aberta atendendo aos alunos da localidade.
Fechada por muitos anos, a Escola Estadual Municipalizada Albino Teixeira da Rocha, em Providência, foi reaberta provisoriamente para receber os alunos das Escolas Municipais Alice Suassuna (Cuiabá – 2° Distrito) e Maria Mendes (Cruzeiro – 2° Distrito), interditadas na tragédia de 2011. Com a reabertura dessas unidades escolares e o retorno de seus alunos às escolas de origem, moradores do entorno solicitaram a Secretaria Municipal de Educação que E. E. M. Albino Teixeira da Rocha  não fosse mais fechada.
A Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, professora Carla Rabello, enfatiza que a atuação dos moradores e da diretora tornou possível essa parceria. “Uma escola é verdadeiramente querida pela comunidade quando esta, mobilizada, se junta ao poder publico para auxiliar e melhorar o atendimento para quem deve ser o foco: os alunos. Essa parceria está dando certo e é um exemplo de gestão partilhada e democrática de fato. A Diretora Isabel está de parabéns”, elogiou Carla.
Sensibilizado pelo apelo, o Secretário Municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, traçou com a equipe diretiva da escola e moradores, o plano para sua reforma. “A Secretaria tem ofertado o material de construção e a comunidade ajudado na mão de obra. O resultado já começa a aparecer com o prédio, originalmente doado pelo Estado ao Município, sendo reformado e se tornando muito mais acolhedor”, ressaltou.
Segundo a Diretora Isabel Costa, o carinho com que a comunidade abraçou a escola e o projeto, chega a ser emocionante. “Ainda não terminamos, mas os primeiros resultados já deixaram nossa escola muito mais bonita e acolhedora. Em paralelo aos mutirões, os pais Wagner Rocha, Guilherme da Rocha junto a alguns amigos de trabalho (montadores de móveis) fizeram as mesas e cadeiras para os alunos do pré, pintadas pelas mães Carla Leiliane e Aline Vieira”, conta a Diretora.
Para o Secretário Municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, essa parceria entre comunidade e prefeitura facilita o trabalho dos administradores públicos e possibilita o avanço social. “Quando a comunidade percebe-se como parte integrante da Escola Pública, tudo flui bem melhor e o sentido do "bem público" incorpora seu real e maravilhoso significado. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto”, concluiu o Secretário.

Vietnamitas vão investir 43 milhões de dólares para acabar com a contaminação por Agente Laranja no país

80 milhões de litros foram derramados no Vietnã

Décadas depois do fim da guerra do Vietnã, começou a descontaminação do agente laranja nas selvas do sul do país. Na época do conflito, 80 milhões de litros do desfolhante com uma perigosa dioxina foram espalhados pelos americanos para destruir bosques e cultivos usados pela guerrilha comunista vietnamita.
 
Na imagem, uma placa identifica local contaminado nas proximidades da antiga base aérea de Danang, onde boa parte dos produtos foram misturados, armazenados e carregados nos aviões. 
Campo contaminado

Na operação de limpeza histórica americano-vietnamita, iniciada oficialmente hoje, o solo contaminado será submetido a um processo de aquecimento para transformar a dioxina em um componente inofensivo. "A dioxina do agente laranja continua causando graves consequências", disse o vice-ministro vietnamita da Defesa, Nguyen Chi Vinh (foto). 

Enquanto os americanos consideram que o vínculo entre a exposição aos produtos e as doenças é "incerto", moradores próximos não têm dúvida. 

Nguyen Thi Binh, 78 anos, tem três filhos com graves deficiências físicas e mentais. "Disseram-me que poderia ser o agente laranja", explicou. 

"Durante a guerra, quando morávamos literalmente ao lado da pista, algumas noites tínhamos que tapar a boca por causa de um cheiro estranho", acrescentou

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Os pesquisadores Arlete Maia e Miguel Ângelo, fazem palestra amanhã na Secretaria da Mulher de Teresópolis. O tema é "Agrotóxicos no leite Materno". Todos estão convidados.

Contaminação do leite materno por agrotóxicos é alarmante
A palestra versa sobre um assunto gravíssimo que é o uso e abuso de venenos agrícolas no Brasil. Com grande experiência armazenada, os pesquisadores Arlete Maia e Miguel Ângelo, vão fazer abordagens práticas sobre o assunto, incluindo fatos e estatísticas. O tema é fascinante e todos os interessados estão convidados. A Secretaria da Mulher de Teresópolis fica na rua Heitor de Moura Estevão.  O início esta marcado para as 14:00.

Teresópolis: Educação oferece curso grátis de Tecnologia da Informação para profissionais da rede municipal


Objetivo do curso é Integrar os profissionais de
Educação às diversas tecnologias
O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTM), da Secretaria Municipal de Educação (SME), abriu inscrições para o curso “Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação”. Destinado a professores e gestores escolares da rede municipal de ensino, o curso oferece 35 vagas, tem duração de 100 horas, com aulas presenciais e à distância, e visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos aos educadores.
A iniciativa conta com a parceria do ProInfo Integrado (Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional), do Ministério da Educação. Planejar estratégias de ensino, integrando recursos tecnológicos disponíveis que resultem no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série, é o principal objetivo do curso.
Segundo o Secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, a intenção é integrar ainda mais os profissionais de educação com as diversas tecnologias. “O professor na atualidade deve aprender as variadas técnicas de informação e de comunicação, assim como as distintas representações usadas nas diversas tecnologias disponíveis”, incentiva o Secretário.
Para o professor Gustavo Sulzer Roquette, coordenador do NTM, compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC é fundamental para professores e equipes diretivas. “O curso visa a ensinar esses profissionais a utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que potencializem a aprendizagem dos alunos”, explica Gustavo.
Com início no dia 13 de setembro, e término previsto para 13 de dezembro, o curso acontecerá todas as quintas-feiras, das 18h às 19h30. A carga horária é de 100 horas-aula, sendo 60 horas à distância mais 40 horas presenciais. Os encontros acontecerão no Núcleo de Tecnologia Educacional, localizado na Secretaria Municipal de Educação (Avenida Feliciano Sodré, 1083/2º andar – Várzea), onde as inscrições podem ser feitas, mediante preenchimento de ficha e apresentação de original e cópia de carteira de identidade, CPF e de contracheque.
De acordo com Carla Rabello, Diretora do Departamento Pedagógico da SME, o professor deve ter as tecnologias como aliadas para facilitar o seu trabalho docente, atuando como aprendiz permanente, além de organizador da aprendizagem. “A Secretaria de Educação entende que um ambiente de aprendizagem não pode se transformar em mero transmissor de informações, mas deve funcionar efetivamente na comunicação e construção colaborativa do conhecimento”, finaliza Carla.