quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Vietnamitas vão investir 43 milhões de dólares para acabar com a contaminação por Agente Laranja no país

80 milhões de litros foram derramados no Vietnã

Décadas depois do fim da guerra do Vietnã, começou a descontaminação do agente laranja nas selvas do sul do país. Na época do conflito, 80 milhões de litros do desfolhante com uma perigosa dioxina foram espalhados pelos americanos para destruir bosques e cultivos usados pela guerrilha comunista vietnamita.
 
Na imagem, uma placa identifica local contaminado nas proximidades da antiga base aérea de Danang, onde boa parte dos produtos foram misturados, armazenados e carregados nos aviões. 
Campo contaminado

Na operação de limpeza histórica americano-vietnamita, iniciada oficialmente hoje, o solo contaminado será submetido a um processo de aquecimento para transformar a dioxina em um componente inofensivo. "A dioxina do agente laranja continua causando graves consequências", disse o vice-ministro vietnamita da Defesa, Nguyen Chi Vinh (foto). 

Enquanto os americanos consideram que o vínculo entre a exposição aos produtos e as doenças é "incerto", moradores próximos não têm dúvida. 

Nguyen Thi Binh, 78 anos, tem três filhos com graves deficiências físicas e mentais. "Disseram-me que poderia ser o agente laranja", explicou. 

"Durante a guerra, quando morávamos literalmente ao lado da pista, algumas noites tínhamos que tapar a boca por causa de um cheiro estranho", acrescentou

Nenhum comentário :

Postar um comentário