sexta-feira, 27 de setembro de 2013

XX Salão da Primavera de Teresópolis começa neste sábado.

Foto do XVIII Salão da Primavera.
Foto:  GuiaTerê.
A partir deste sábado, 28 de setembro, já poderão ser vistas na galeria e na área de circulação da Casa de Cultura Adolpho Bloch, as obras integrantes do XX Salão Nacional da Primavera. Promovido pela Sociedade dos Artistas de Teresópolis (Soarte), em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o salão deste ano conta com cerca de 120 trabalhos, entre pinturas, desenhos e esculturas. A entrega da premiação aos melhores trabalhos será realizada na próxima sexta-feira, dia 4 de outubro, às 19h.
“A parceria entre a Prefeitura e a Soarte vem de longa data e não é à toa que a instituição sempre recebe nosso apoio irrestrito. A Sociedade dos Artistas de Teresópolis é uma entidade séria, que estimula a arte em Teresópolis, através de ações como o Salão da Primavera, reunindo artistas do município e de vários outros locais, promovendo intercâmbio entre eles e contribuindo para o aprimoramento de seus trabalhos”, avalia o secretário de Cultura, Wanderley Peres.
Este ano, participam do Salão da Primavera 75 artistas, vindos de diversos municípios do estado, como Araruama, Cabo Frio, Rio de Janeiro e, é claro, Teresópolis, entre outros. Os trabalhos inscritos serão avaliados neste sábado, 28 de setembro, por uma comissão julgadora composta por profissionais do meio artístico. No dia 4 de outubro, será entregue a premiação, que inclui medalhas de ouro, prata e bronze, menções honrosas, além do prêmio de aquisição, no valor de R$ 1.000,00, para a melhor obra do salão.
Os trabalhos ficarão expostos na galeria e na área de circulação da Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras) até o dia 26 de outubro, podendo ser vistas de segunda a sábado, das 9h às 18h.

Obras da nova maternidade e UTI Neonatal do HCT, já estão em andamento.

Conversando hoje com a administradora do Hospital das Clínicas de Teresópolis, Dra. Rosane Rodrigues Cista, fiquei sabendo que as obras da nova maternidade e UTI Neonatal, já estão em andamento. 

O terreno onde a unidade esta sendo construída fica bem perto do hospital, na Av. Delfim Moreira. "As obras já estão em andamento e estão sendo feitas com financiamento integral do BNDES", disse ela. 

Sobre o prazo para o término da obra, Dra. Rosane esclareceu que esta previsto para dezembro de 2014. Bem, estamos caminhando para o fim de um problema que sempre foi alvo de questionamento por parte da população. UTI Neonatal, uma questão de vida ou morte. 

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Teresópolis participa da 3ª Conferência Estadual de Cultura esta semana no Rio

Nesta sexta-feira, 27, e no sábado, 28 de setembro, será realizada na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, a 3ª Conferência Estadual de Cultura. Centenas de pessoas participarão do encontro, que vai definir as políticas públicas culturais para os próximos anos, incluindo a conclusão da Lei Estadual de Cultura. Teresópolis também estará presente ao evento, representada por uma comitiva formada pelo secretário de Cultura, Wanderley Peres, o subsecretário, Arnaldo Almeida, além dos delegados municipais eleitos em junho durante a 3ª Conferência Municipal de Cultura: Nara Zeitune, representando o Poder Público, e Ivo Bernardo, Licko Turle e Carlos Artur Esteves, representantes da sociedade civil.
  
Teresópolis participará do evento não apenas defendendo suas 16 propostas, aprovadas durante a 3ª Conferência Municipal, mas também atuando de forma conjunta com os demais municípios da região, que compõem o Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana. 
 
Entre as propostas teresopolitanas que serão defendidas na etapa estadual, destaque para a sugestão de que a cultura também seja beneficiada com a nova regra de aproveitamento dos royalties do petróleo, e para a mobilização em torno da aprovação da PEC 150, que prevê a destinação de 2% do orçamento federal para as políticas culturais. Outra proposta é a criação e incentivo a um corredor cultural, com intercâmbio de ações e atrações entre os municípios da Região Serrana.
 
Duas outras propostas de autoria do próprio secretário Wanderley Peres e aprovadas na conferência municipal também serão defendidas em bloco na 3ª Conferência Estadual de Cultura: a criação do Museu da Imperatriz Teresa Cristina em Teresópolis, aproveitando o acervo que hoje está no Museu Imperialde Petrópolis, e a proposta de reconhecimento do Rio Paquequer como cenário do romance “O Guarani”, do escritor José de Alencar. Embora o nome de Teresópolis não seja citado no livro, todas as características descritas no romance deixam claro que o amor vivido entre a jovem Ceci e o índio Peri teve o município de Teresópolis, o Rio Paquequer e a Serra dos Órgãos como cenários.
 
Ainda durante a Conferência Estadual, serão definidos os delegados que vão representar o Estado do Rio de Janeiro na Conferência Nacional de Cultura, prevista para novembro deste ano. Confira abaixo a programação da 3ª Conferência Estadual de Cultura.
 
Dia 27 – sexta-feira
13h – Abertura do credenciamento
14h – Mesa de abertura
15h – Votação do regimento interno
16h – Apresentação e debate da Lei Estadual de Cultura
18h – Encerramento
 
Dia 28 – sábado
8h – Credenciamento
9h – Trabalho dos quatro grupos de trabalho por eixos temáticos
12h – Almoço
14h – Eleição dos delegados para a 3ª Conferência Nacional de Cultura
15h – Plenária final
17h – Encerramento

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Curso de Medicina do UNIFESO discute o programa "Mais Médicos" do Governo Federal.

As recentes medidas do Governo Federal que afetam os médicos no Brasil foram tema de mesa redonda realizada no dia 19 de setembro, promovida pela coordenação do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e o Diretório Acadêmico de Hamilton Almeida de Souza (DAHAS). O professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico, começou a conversa expondo seu trabalho “Histórico da evolução do currículo médico no Brasil”. “A mudança curricular é uma medida discutida no mundo inteiro, da formação de profissionais como pessoas criticas e reflexivas. Hoje a questão não é só mais médicos, mas sim melhores médicos”, defendeu. Em seguida, o professor Carlos Romualdo Barbosa Gama falou sobre a Residência Médica no Brasil. 

Os estudantes foram representados pelo presidente do Diretório Acadêmico de Hamilton Almeida de Souza (DAHAS), Alex Ribeiro Ramos, que apresentou seu ponto de vista sobre o programa. “O problema não é a falta de médicos, a Organização Mundial de Saúde preconiza um médico para cada mil habitantes e temos no país média de 1,8, só que não são bem distribuídos e acabam por se concentrar na região Sul e Sudeste e capitais. Além disso, sem a infraestrutura adequada, aparelhos e medicamentos nos hospitais e saneamento básico para a população, por exemplo, o médico sozinho não tem como resolver o problema da saúde no país”, opinou o estudante, que periodicamente participa de diversos grupos de discussão e eventos da área médica. 

O professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina, criticou as medidas políticas adotadas pelo Governo Federal que “acabam por colocar nos municípios a responsabilidade direta pela assistência à saúde, sem criar mecanismos efetivos de financiamento e fiscalização do cumprimento desta importante necessidade da população. Resultado disso é um estado de calamidade na assistência à saúde, com falta de profissionais e equipamentos, enfim, uma completa falta de planejamento para o setor”. 

Opinião
Diante do descaso dos governos a voz das ruas surgiu e as pesquisas mostram a assistência à saúde como uma das carências mais graves que a nossa população apresenta. Como sempre o improviso aparece e de um dia para o outro surgem soluções mágicas dos incompetentes de plantão, dando conta que se alocarmos médicos com uma bolsa de três anos conseguiremos resolver nossos gravíssimos problemas de assistência à saúde. 

Claro que ninguém, ou quase ninguém, em sã consciência vai partir para uma aventura de três anos e deixar sua atual condição de vida, na maioria das vezes conseguida a duras penas, e partir para lugares diferentes, distantes e quase sempre sem nenhuma condição sequer de transferir ou encaminhar um paciente mais grave que necessite de atenção urgente ou um exame complementar, por vezes simples. 
Aí surgem mágicas: vamos validar diplomas de médicos formados em países onde a dificuldade de se entrar em curso médico é nenhuma, onde as escolas médicas não tem infraestrutura adequada para a formação de um médico, como se preconiza para as necessidades do Brasil, cursos com carga horária muito inferior à nossa, sem estrutura de laboratórios, sem hospitais-escola e completamente fora da realidade da assistência médica no Brasil. Assim validamos diplomas de formados não se sabe onde, nem por quem e muito menos em que condições. 

Criamos uma  casta da população que vai ter atendimento por profissionais que nem sabemos como foram formados e na maioria das vezes sequer sabem se fazer entender em português. Interesses que não podem ser explicitados movem estas atitudes. No meio disso a população brasileira como massa de manobra, sendo manipulada por gente inescrupulosa. E toda uma classe de profissionais, os médicos, por denunciar estas atitudes é colocada pela mídia, pelos políticos e pelo governo (executivo, legislativo e judiciário) como os “lobos maus”, é deplorável. 

Em consequência disso a coordenação do curso de Medicina juntamente com o diretório acadêmico resolveu realizar um debate sobre este momento crítico que vive a saúde e sobre como o povo vem sendo manipulado nesse assunto. Não temos a ilusão de que vamos resolver este problema, mas temos certeza de que fizemos a nossa parte. Não somos contra a vinda de médicos formados no exterior para o Brasil, afinal diversos de nossos médicos também estão atuando mundo afora, temos notícias de muitos de nossos egressos trabalhando nos EUA, Europa, Ásia e África. Porém, como nos países para os quais os nossos médicos vão, os que aqui chegam se submetam aos exames de revalidação dos seus diplomas. Nossas escolas médicas sofrem uma fiscalização permanente do MEC pela qualidade de sua formação, exigindo por muitas vezes critérios absurdos. 

E os que aqui chegam, quem fiscaliza a qualidade das escolas em que eles se formam?. 

Professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina do UNIFESO

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Novo Posto de atendimento Consular na Casa de Portugal

Casa de Portugal vai sediar novamente um Posto do Consulado no próximo dia 11 de outubro. Se você é português ou descendente e tem alguma pendência para ser realizada entre em contato.
Os interessados na obtenção dos serviços consulares, já poderão fazer seu pré-agendamento na Casa de Portugal, informando: nome, endereço, telefone, e-mail e o tipo de serviço que pretendem. Para tanto poderão utilizar o tel: (21) 2742-1505.
Informações sobre os serviços consulares oferecidos podem ser visualizados no site do Consulado de Portugal no Rio de Janeiro, no endereço: www.consuladoportugalrj.org.br

Novas vagas de emprego no Sine Teresópolis. Veja a lista.

O Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis está com 102 vagas disponíveis para 38 funções, entre elas, auxiliar administrativo, balconista e promotor de vendas. Dependendo da procura, as vagas podem ser preenchidas a qualquer momento.

Empresas podem disponibilizar vagas e trabalhadores podem se inscrever no posto do SINE e banco de empregos de Teresópolis que fica na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42 - Centro, portando a carteira de trabalho, identidade, CPF e o cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0357.


Função
Vagas
Auxiliar administrativo de pessoal
5
Atendente de balcão
4
Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações
9
Babá
1
Cuidador de idosos
1
Auxiliar de administração
1
Analista de crédito (instituições financeiras)
2
Programador visual gráfico
1
Pintor de carros
1
Empregado doméstico nos serviços gerais
1
Caseiro
2
Recepcionista
2
Serralheiro de produção
1
Comunicador visual
1
Promotor de vendas
7
Gerente administrativo
1
Garçom
3
Auxiliar de escritório, em geral
1
Ajudante de cozinha
1
Repositor de mercadorias
4
Assistente de vendas
2
Merendeiro
1
Balconista de lanchonete
2
Servente de obras
6
Vendedor - no comércio de mercadorias
2
Nutricionista
1
Guarda-vidas
1
Motorista carreteiro
1
Auxiliar de linha de produção
18
Operador de empilhadeira
4
Operador de vendas (lojas)
4
Ajudante de motorista
1
Motoboy
2
Montador de móveis de madeira
2
Vendedor interno
2
Atendente de telemarketing
1
Auxiliar de manutenção de edificações
2
Barman
1

Rock in Rio registrou 835 casos de polícia

Durante os sete dias de duração do Rock in Rio, o festival de música promovido na zona oeste do Rio registrou 835 ocorrências policiais. Nos três dias do primeiro fim de semana foram registrados 300 casos - a maioria deles (254) eram furtos. Nos quatro dias do segundo final de semana, até a meia-noite de domingo, 22, foram 535 ocorrências, sendo 445 furtos.
A média de furtos por dia aumentou no segundo final de semana: foram 84,6 no primeiro fim de semana e 111,25 no segundo. A cada dia, o público pagante foi de aproximadamente 85 mil pessoas.
Entre as demais ocorrências ao longo do festival, no primeiro fim de semana houve 10 roubos e 9 extravios de documentos. Uma pessoa foi presa em flagrante por furto, seis autuadas por lesão corporal e quatro por desacato. No segundo ocorreram 19 roubos e 27 extravios de documentos. Uma pessoa foi presa em flagrante por tentativa de furto, quatro autuadas por lesão corporal e uma por desacato.

domingo, 22 de setembro de 2013

Programação do Animaserra 2013 – 8º Festival Nacional de Cinema de Animação, Quadrinhos e Games da Serra Carioca

Programação do Animaserra 2013 – 8º Festival Nacional de Cinema de Animação, Quadrinhos e Games da Serra Carioca:

O 8º Animaserra: Festival Nacional de Cinema de Animação, Quadrinhos e Games da Serra Carioca tem entrada franca, é sem fins lucrativos e oferece programação variada, com oficinas, palestras, mostras e exibições com o melhor dos desenhos animados, histórias em quadrinhos e jogos eletrônicos. Será realizado no SESC Teresópolis e Senac.

Uma das atrações mais esperadas do evento todos os anos é, a já clássica, sessão Old Cartoons, que este ano terá animações remasterizadas da década de 30 com Popeye. Personagem clássico das HQs, criado por E. C. Segar em 1929, e adaptado para desenhos animados em 1933 pelos irmãos Dave e Max Fleischer, o marinheiro é sucesso nas TVs até hoje. Este ano o Festival irá homenagear o maior personagem dos quadrinhos de todos os tempos: O Homem de Aço. Superman, da DC Comics, como primeiro super-herói da história completa 75 anos de criação e influencia desde sua origem várias gerações de produtores de quadrinhos, animação e games. Criado por Joe Shuster e Jerry Siegel, o heroi volta ao cinema com o fime O Homem de Aço, produzido por Zack Snyder e Christopher Nolan.

24 de setembro, terça-feira - AnimaKids e Arena Kinect: Print Art - 15h00 às 17h00

Pintura facial em crianças. Com tintas hipoalérgicas e naturais, personagens dos quadrinhos serão desenhados para o público. O sensor que revolucionou o mundo dos games: Kinect. Jogue sem usar controles. Seu corpo é quem comanda a ação com jogos lúdicos e recreativos!
Local: Sesc Teresópolis Palácio Granado - Sala Audiovisual. Censura: Livre.

25 de setembro, quarta-feira e 26 de setembro, quinta-feira: Demonstração/oficina de Mascote em mangá - 15h00 às 17h00.
A linguagem dos desenhos animados no estilo de construção mangá (quadrinhos japoneses) faz parte da cultura pop mundial e seus desdobramentos atingem grande público no Brasil. As técnicas dessa mídia oriental serão abordadas nas oficinas de forma prática e dinâmica.Local: Senac Teresópolis Laboratório de Informática. A partir de 12 anos. Pré-requisito: Livre.

27 de setembro, sexta-feira - Sessão animada: Mostra nacional cinema de animação - 10h30 às 12h00.

Desenhos animados exclusivos na região em mostra de cinema em curtas de produção 100% nacional. Local: Sesc Teresópolis – Teatro. Livre.
28 de setembro, sábado – 14h00 às 16:30h: Palestras, mostras e exibições de cinema de animação e HQ: Sesc Teresópolis – Teatro.
14h00 - Palestras Mauro Castro – Dublador do Brutos e Max Payne, Silvia Goiabeira – Dubladora da Jasmine em Aladdin da Disney, Raphael Fernandes – Mad Magazine, e João da Escola de Cinema 3D e Animação Melies;

14h30 - Palestra com a renomada Escola de Cinema 3D e Animação Melies-SP;

15h00 - Mostra de animação Melies - Escola de Cinema 3D e Animação;

15h30 - Palestra com Mauro Castro – Dublador do Brutos e Max Payne, e Silvia Goiabeira – Dubladora da Jasmine em Aladdin da Disney;

16h10 - Sessão Animaserra 2013: animações vencedoras da Mostra com curtas 100% nacionais;

16h30 - Encerramento Animaserra 2013.

Criado pelo desenhista industrial Rodrigodraw Miguel e pelo designer gráfico e ilustrador Antônio Ribeiro, o 8º AnimaSerra 2013 será realizado pelo SESC Teresópolis entre os dias 24 e 28 de setembro, de terça-feira à sábado com palestras no Sesc: Av. Delfim Moreira, 749 – Centro, Teresópolis-RJ e oficinas no Senac, na rua Alice Quintela Maurici Regadas, 66, com apoio da Prefeitura – Secretaria de Cultura e Governo do Estado.

Programação completa em www.animaserra.com.br. Todas as atrações são livres para todos os públicos e a entrada é franca.

5º Encontro de Educação Ambiental da Serra dos Órgãos será nos dias 03,04 e 05 de outubro. Inscrições abertas.

É com grande satisfação que a CTEA - Câmara Técnica de Educação Ambiental e Cultura do CONPARNASO - Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra Dos Órgãos, tem o prazer de convidá-los a que participem do 5º Encontro de Educação Ambiental da Serra dos Órgãos nos dias 03, 04 e 05 de outubro de 2013, das 8:00h às 17:00h, na Sede Teresópolis.

A ONU declarou 2013 como o "Ano Internacional da Cooperação pela Água" com o objetivo de aumentar a conscientização sobre os desafios da gestão, acesso, distribuição e serviços relacionados a este recurso cada vez mais escasso no planeta. E o tema deste Encontro será "Água e Cidadania". Teremos convidados ilustres que nos ajudarão a compreender um pouco mais sobre este desafio, essencial às nossas vidas. Além de dinâmicas, oficinas, apresentação de trabalhos e atividades culturais que enriquecerão o nosso propósito de estarmos juntos em mais esta edição.

A presença dos nobres amigos é esperada para o êxito do evento.
Faça já a sua inscrição preenchendo o formulário no link abaixo- vagas limitadas!
Para efetivar sua inscrição acesse o link abaixo e preencha o Termo de Compromisso em Anexo.




Orientações gerais -