sábado, 18 de maio de 2013

Secretaria de Saúde realiza evento para comemorar Semana Nacional de Enfermagem

Secretário de Saúde faz a abertura do evento

Em comemoração à Semana Nacional de Enfermagem 2013, que acontece entre os dias 12 e 17 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta sexta feira, 17, uma tarde de palestras e debates com enfermeiros, técnicos e auxiliares que atuam na rede municipal de saúde.
A psicóloga Clínica e psicopedagoga Érika Neves
Chermon, falou sobre o tema 
Com a temática “Acolher, Cuidar e Ser Cuidado”, o evento comemorativo contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Carlos Otávio San’Anna, que falou na abertura do evento. O Secretário enalteceu a importância da comemoração da Semana de Enfermagem. “Este evento vem ao encontro da confraternização dos profissionais da rede. Cerca de 60% dos atuantes nas unidades de saúde do município são enfermeiros, e a Semana serve para refletir sobre a profissão, os cuidados e a assistência necessária para a área, mostrando que os enfermeiros são parte integrante do sistema de saúde”, disse, parabenizando todos os enfermeiros do país. 
Trabalhando no município há 18 anos, a enfermeira Magalene de Oliveira, aprovou a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em comemorar a Semana Nacional de Enfermagem. “É uma forma de mostrar o nosso valor e o reconhecimento da nossa profissão”, disse a enfermeira, orgulhosa da profissão escolhida. “Gosto do que eu faço. Eu me sinto realizada e feliz”.
Semana Nacional de Enfermagem
No dia 12 de Maio é comemorado o Dia Internacional do Enfermeiro. Esta data foi instituída em homenagem ao nascimento, em 1820, de Florence Nightingale a percusora da enfermagem moderna.

Florence Nightingale atuou na guerra da Criméia em 1854 e teve grande destaque por sua preocupação na prestação dos cuidados, introduzindo novas técnicas, transformando a dinâmica funcional do hospital militar do exército inglês na Turquia. Ela capacitou outras enfermeiras e em conjunto conseguiram estabelecer correções de déficit sanitário e de higiene, reduzindo com êxito as mortes de soldados por infecção, melhorando a qualidade de vida dos hospitalizados e provando a importância da profissão.


sexta-feira, 17 de maio de 2013

PSF da Granja Guarani é reformado pela Prefeitura

PSF da Granja Guarani
Conforme informações do site da Granja, a Prefeitura de Teresópolis conclui esta semana a reforma do PSF da Granja Guarani.

"O objetivo da PMT é oferecer um ambiente mais confortável, seguro e agradável à população que busca atendimento nos postos e para os profissionais de saúde que trabalham nas unidades". explica o Diretor da AMAGG Magal.

Blog da Granja Guarani: http://granjaguaraniiluminada.blogspot.com.br/2013/05/prefeitura-reforma-psf-da-granja-guarani.html

Assassinato brutal comove a cidade de Teresópolis - NOTÍCIA ATUALIZADA



Muito conhecido em Teresópolis, Marcelo Paramédico já atuou na função de sub-secretário de Turismo do município, e recententemente foi o organizador da campanha Terê Liqui Total que agitou o comércio na cidade.

Infelizmente,  assassinou nesta madrugada sua esposa Aline Maiani e depois se matou com um tiro na cabeça. Aline era funcionária do BMG e trabalhava na Prefeitura onde era bastante conhecida. O assassinato ocorreu dentro da casa onde moravam há pelo menos 6 meses, após um forte desentendimento. Pelo que pudemos apurar,   a discussão começou dentro do carro, onde Marcelo já a teria agredido. Aline saiu de casa com uma amiga e depois voltou com ela para pegar suas coisas. Marcelo atraiu Aline até o quarto sob o pretexto de ter uma conversa, e no momento em que ela deixava o quarto desferiu um tiro mortal que atingiu Aline na nuca, próximo a orelha direita. Logo após - cerca de 1 minuto -, provavelmente desesperado com o que havia feito, atirou contra a própria cabeça e morreu no local. 


Durante o carnaval de 2010, como sub-secretário
Marcelo tinha 4 filhos de outros casamentos - 6 pelo que pudemos apurar -, e Aline tinha 2, 1 com Marcelo. Uma filha de 8 anos estava em casa quando o fato ocorreu. Segundo esclarecimentos prestados pelo delegado que esteve no local, Marcelo tinha muito ciúme de Aline, e brigava com ela frequentemente por esse motivo.

A página do Marcelo no Facebook já foi invadida por amigos que lamentam profundamente o ocorrido, pois Marcelo era uma pessoa alegre, gozava de muita consideração por parte dos que o conheciam e ninguém esperava o que aconteceu. Todos são unânimes em afirmar que ele não tinha perfil para uma ocorrência como essa, não parecia um homem com índole para tanta violência.

Marcelo estava, nos últimos dias, organizando mais um evento conhecido na cidade como ChocoSerra, uma verdadeira festa do chocolate bastante tradicional por aqui.

Com a esposa Aline durante uma comemoração





quinta-feira, 16 de maio de 2013

O prefeito de Teresópolis, Arlei Rosa e o presidente da Câmara, Maurício Lopes, estiveram hoje no Alto acompanhando as obras de contenção e asfaltamento.


O Prefeito Arlei esteve visitando na manhã desta quinta-feira, 16, as obras de asfaltamento da Avenida Oliveira Botelho e o muro de contenção na Rua Jorge Lóssio, ambos no Alto.
A ação da nova pavimentação é executada através do programa estadual ‘Asfalto na Porta’, que desde abril vem atuando nas ruas dos bairros do Alto e Comary, atendendo solicitação do Prefeito de nossa cidade. São sete mil metros de asfaltamento que vêm para agregar valor a infraestrutura da cidade.
O recapeamento da Av. Oliveira Botelho teve início nesta semana, depois do programa atender as ruas Flávio Bortoluzzi e Amadeu Laginestra, no Alto, e Castro Alves e Gonçalves Dias, no Comary. Os trabalhos começaram na altura da Igreja de Santo Antonio, seguindo em direção ao Soberbo. Este ano o cronograma ainda inclui a Av. Rotariana e trecho da Av. Alberto torres, desde a Casa & Vídeo até o Soberbo. A obra é realizada por empresa contratada pelo Governo do Estado. 
A Secretaria de Segurança Pública vem sinalizando o local a fim de orientar os motoristas e não prejudicar o fluxo viário durante os trabalhos de asfaltamento.
Obra de contenção
Outra importante obra executada pela Prefeitura é o muro de contenção na Rua Jorge Lóssio, no Alto. Totalmente edificada por funcionários municipais da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a construção já está pronta e foi entregue à população.
Além do paredão edificado com pedras, foram construídas uma passarela de madeira, com rampas de acessibilidade para cadeirantes, e uma calçada de 80 metros com guarda-corpo, tudo para dar mais segurança e conforto aos pedestres.
Ainda fazem parte do pacote de melhorias a recuperação da rua com asfaltamento e levantamento dos meios-fios, a pintura da ponte e a construção de um jardim em umas das extremidades do rio, a fim de deixar o lugar ainda mais bonito.


Dando sequencia as reuniões com as Associações de Moradores, Arlei define novas ações nos bairros



Representantes das Associações de Moradores do Pimentel, Rosário, Vila Muqui, Perpétuo, Álvaro Paná e Caxangá se reuniram essa semana com o Prefeito Arlei para acertar os últimos detalhes das ações que a administração municipal começa a realizar nestas comunidades nos próximos dias.
No Rosário, a Prefeitura vai instalar uma rede de manilhas - já adquiridas - para escoamento de águas pluviais na localidade de Alto de Alencar.  Para bairro ainda está sendo estudada a construção de uma creche, em terreno indicado pela Associação. Os moradores também pediram a retirada de uma lixeira, substituindo por um ponto de ônibus, e melhorias em todas as servidões. A recuperação da iluminação de rua e da quadra existente na comunidade também foram reivindicações dos moradores.
Nos próximos dias, o Rosário passará por um faxinaço. Dois moradores do bairro foram contratados pela Prefeitura para fazer a manutenção de ruas e servidões do local.
 Pimentel, Prepétuo e Vila Muqui
No Pimentel, a reforma da quadra de esportes da Escola Municipal Irene Sant’Anna do Valle e a construção de um banheiro público no ponto final do ônibus são ações que começam a acontecer nos próximos dias.
De acordo com Marcos Paulo da Silva, representante dos moradores do Pimentel, o bairro precisa de alguns serviços que ele acredita que será realizado. “Precisamos da recuperação da iluminação pública, melhorias nas servidões, operação tapa-buracos em algumas ruas e cobertura nos dois pontos dos ônibus que servem ao local. Acredito que depois dessa reunião nossas necessidades serão atendidas”, disse.
No Perpétuo, os moradores buscam a recuperação da quadra de esportes, das servidões, da iluminação pública e o término do asfaltamento no trecho entre a Avenida Caingá e a Rua da Caixa D’água.
Para a Vila Muqui, os moradores reivindicam a recuperação do rodo existente na subida que dá acesso ao bairro, com demarcação de áreas de estacionamento. No Caxangá a prioridade é a limpeza do rio que passa pelo local.
De acordo com o Prefeito Arlei, as intervenções começarão nos próximos dias. “Em todas as comunidades a Prefeitura vai iniciar os trabalhos com um faxinaço, incluindo capina, limpeza, retirada de lixo e recuperação do piso” afirmou o Prefeito Arlei, lembrando que será colocada a placa “Terê Limpa Terê Linda” nos bairros, que tem por objetivo incentivar os moradores a manter limpas ruas e servidões dos locais onde vivem. As operações também incluem ações de saúde e controle de zoonoses.

Senador Magno Malta critica Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por obrigar cartórios a realizar casamentos homossexuais


O senador Magno Malta (PR-ES) criticou a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obriga os cartórios a realizarem casamentos entre pessoas do mesmo sexo. A norma, editada a partir de proposta de resolução feita pelo presidente do CNJ, Joaquim Barbosa, também determina que sejam convertidas em casamento as uniões estáveis homoafetivas registradas previamente. Para o senador, a medida desrespeita o Poder Legislativo que não aprovou o esse direito.
– O CNJ cuspiu, rasgou e violou o Código Civil Brasileiro e ainda vilipendiou o Congresso Nacional – criticou o senador.
As críticas de Magno Malta foram feitas durante o seminário Os Desafios da Sociedade Pós-Moderna Pela Valorização da Vida e Fortalecimento da Família. Segundo o senador, o objetivo do encontro é identificar como as mudanças da pós-modernidade afetam as decisões do Parlamento.
Durante o seminário o senador informou que a Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, da qual ele é o presidente, quer promover “um debate plural e ouvir opiniões contrárias” sobre os temas atuais.
(Agencia Senado)

Exposição no SESC Teresópolis: "FAVELAS", de Alex Brazil. Até o dia 31 de maio.

De autoria do artista plástico Alex Brazil, a exposição intitulada Favelas retrata o estudo baseado na observação de aspectos visuais da paisagem carioca. A pesar do lirismo das cores, as obras possuem carga de drama como forma de induzir o observador mais atento a sentir a dor da realidade invisível. Visitação: de terça a sexta-feira, das 10hs às 19hs, sábados e domingos das 9hs às 18 hs. A exposição fica no SESC Teresópolis até o dia 31 de maio. Clique nas fotos para aumentar.




Exposição biográfica no SESC: "Trajetória Poética de Salgado Maranhão".

 A mostra "A Trajetória Poética de salgado maranhão", em exposição no SESC Teresópolis, traz à tona  a trajetória do poeta Salgado Maranhão desde o casebre de sapé onde morou, ainda no maranhão, até a publicação de vários livros. Ele trabalhou na floresta de Babaçu e foi alfabetizado aos 17 anos, tendo depois disso publicado 8 livros. Clique para aumentar as fotos. Lá fomos muito bem recebidos pela mediadora Maiara Gonçalves. Visitação: de terça a sexta-feira, das 10hs às 19hs, sábados e domingos das 9hs às 18 hs. A exposição fica no SESC Teresópolis até o dia 31 de maio.












quarta-feira, 15 de maio de 2013

Praça Olímpica Luís de camões, na Várzea, entra em processo de recuperação


Uma equipe com mais de 10 homens da Secretaria de Obras e Servições públicos do município,  iniciou hoje um programa de ampla revitalização e limpeza da Praça Olímpica de Teresópolis. 

Além da poda de árvores e capina, os diversos muros do local estão sendo raspados e pintados. 

A Praça Olímpica é um importante espaço de convivência no centro da cidade e muito frequentado pela população. 





VI ExpoPampa Teresópolis - Exposição do cavalo Pampa


A exposição é credenciada pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pampa (ABCPampa), e acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de maio, no  Parque Municipal de Exposição, com entrada franca.
O objetivo da exposição é o julgamento nas seguintes categorias: marcha picada (caracterizado por um maior tempo de deslocamento - elevação, avanço e apoio - dos bípedes laterais; batida dos cascos nitidamente espaçada); marcha batida (maior tempo de deslocamento – elevação, avanço, apoio – dos bípedes diagonais; batidas dos cascos aproximando-se duas a duas na audição); marcha trotada (sincronismo perfeito no deslocamento dos bípedes diagonais, contidos momentos de suspensão dos quatro cascos); marcha de centro (caracterizada por uma nítida dissociação no deslocamento (elevação, avanço e apoio) dos bípedes diagonais e laterais, dificultando a identificação de um bípede dominante); e morfologia.
 No dia 24, acontecerá o II Grande Leilão Elite da Serra, com 30 animais selecionados de criadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A espécie do cavalo pampa chama a atenção pela elegância e variedade de pelagem, sendo que a preto e branco é a mais valorizada do mercado. É muito apreciado pela velocidade e agilidade.

IX Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador em Teresópolis


A exposição é credenciada pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), e começará nesta quinta, 16, ficando até o sábado, 18, no  Parque Municipal de Exposição, com entrada franca.
O objetivo da exposição é o julgamento nas seguintes categorias: marcha picada (caracterizado por um maior tempo de deslocamento - elevação, avanço e apoio - dos bípedes laterais; batida dos cascos nitidamente espaçada); marcha batida (maior tempo de deslocamento – elevação, avanço, apoio – dos bípedes diagonais; batidas dos cascos aproximando-se duas a duas na audição); e morfologia.
Os cavalos da raça Mangalarga Marchador chamam a atenção por seu porte médio, ágil, estrutura forte e bem proporcionada. Possuem expressão vigorosa e sadia, visualmente leve na aparência. Sua pele é fina e lisa, com pelos finos, lisos e sedosos. Esse tipo de cavalo possui um temperamento ativo e dócil. 

Pesagem obrigatória dos beneficiários do Bolsa Família de 20 a 24 de maio


Na próxima semana, entre os dias 20 e 24 de maio, será realizada a pesagem obrigatória das famílias inscritas no Programa Bolsa Família. O objetivo é confirmar se os beneficiários estão cumprindo as exigências na área de saúde determinadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome. Quem não comparecer poderá ter o auxílio suspenso pelo Governo Federal.
Pesagem e medição de crianças de zero a 6 anos, bem como de mães, gestantes e mulheres que amamentam, são os atendimentos que serão prestados em todos os postos de saúde do município, das 9h às 16h. Deverão ser apresentados o cartão do benefício, a caderneta de vacinação e o cartão de acompanhamento de pré-natal.
O Bolsa Família é um programa de transferência de renda destinado a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com renda per capita de até R$ 140. A habilitação, seleção e concessão do benefício são de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Para receber o benefício devem ser cumpridos compromissos nas áreas de saúde, educação e assistência social, como frequência escolar, acompanhamento do calendário vacinal, exame pré-natal das grávidas e atualização anual dos dados no Cadastro Único para Programas Sociais.

Etapa Municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades neste fim de semana em Teresópolis


Neste fim de semana, Teresópolis debate seus problemas relacionados ao desenvolvimento urbano e propõe soluções durante a Etapa Municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades. Questões ligadas ao funcionamento da cidade, como as políticas públicas de habitação, saneamento básico, transporte e mobilidade e política urbana, serão abordadas no evento, que acontece nesta sexta, 17, e sábado, 18, na Escola Municipal Maçon Lino Oroña Lema (Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 220 – Várzea).
Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já”, a conferência é promovida pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento. A organização está a cargo da Comissão Preparatória Municipal, que definirá o regimento interno da Etapa Municipal, contemplando os critérios para a eleição de delegados que vão representar Teresópolis na Etapa Estadual.
“O objetivo principal deste evento é discutir as prioridades na política de desenvolvimento urbano dos municípios para os anos de 2014 a 2016”, explicou Francisco José Guarilha, Presidente da Associação de Moradores de Sebastiana e também integrante da comissão organizadora da Conferência das Cidades, em Teresópolis.
Na abertura nesta sexta, 17 de maio, às 18h, o tema central será desenvolvido pelo arquiteto Ubiratan de Souza, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Já no sábado, 18, será realizada audiência pública, às 16h30, para eleição da nova composição do Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Sustentável para os próximos dois anos.
Podem participar representantes do Executivo e Legislativo, de movimentos sociais e de entidades acadêmicas, profissionais, de pesquisa e de trabalhadores. Essas pessoas serão credenciadas para debater os temas e propor soluções para a formulação de políticas públicas destinadas ao município.As propostas apontadas serão levadas à plenária e as deliberações encaminhadas à Etapa Estadual que, por sua vez, servirão de pauta para a conferência nacional, no mês de novembro em Brasília.
As inscrições prosseguem até esta quinta-feira, 16 de maio, das 12h às 18h, na Secretaria de Planejamento, localizada no 3º piso da Prefeitura. As entidades devem apresentar CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), Ata de constituição e regimento interno e/ou estatuto, e ofício indicando o seu representante no evento.
Qualquer pessoa interessada pode participar da Conferência e se inscrever como observador, porém, não terá direito a voto. Neste caso, a inscrição poderá ser feita no dia do evento, antes do início da programação.
PROGRAMAÇÃO
• Sexta-feira, 17 de maio
18h: Credenciamento e abertura
Palestra: “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já”
Palestrante: Arquiteto Ubiratan de Souza, professor da Faculdade
de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
• Sábado, 18 de maio
9h: Credenciamento e abertura
10h às 12h: Reunião dos grupos de debate
12h às 14h: Intervalo para almoço
14h às 16h30: Plenária
16h30 às 18h: Audiência pública para eleição da nova composição
do Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Sustentável
18h: Encerramento

Guitar Club Blues Band na Villa Sain`t Gallen‏ nesta quinta

Rock and Roll e Blues da melhor qualidade

Nessa quinta- feira, 16,  a Villa Sain`t Gallen terá a apresentação da Guitar Club Blues band tocando o melhor do rock'n roll e blues.
Com Fred Rios (guitarra), Henrique Branco (teclado), Luciano Mendes (baixo), Rodrigo Veiga (bateria) e Hélio da Gaita (harmonica).

Não percam!!!!

terça-feira, 14 de maio de 2013

Câmara vota alteração na lei que dispõe sobre anistia e multas de IPTU.

Na breve reunião desta terça-feira, 14/05, a Câmara aprovou projeto de Lei que altera a disposição da lei 3180/13, que versa sobre a questão da anistia e multas para pagamento de IPTU. Segundo o Projeto de lei 053/13, a anistia no imposto fica da seguinte forma:

1) 100% de anistia de juros e multa para pagamento à vista.
2) 90% de anistia para pagamento em 7 parcelas.
3) 80% de anistia para pagamento em 16 parcelas.
4) 70% de anistia para pagamento em 24 parcelas.

O artigo 2º do mesmo Projeto de Lei, informa que o contribuinte que tiver programado seus pagamentos segundo a lei anterior, pode migrar para a nova forma de pagamento.

SINE COM 34 NOVAS VAGAS DE EMPREGO. VEJA A LISTA.


O Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis está com 34 vagas disponíveis para 23 funções, entre elas, estoquista, serralheiro e vendedor. Dependendo da procura, as vagas podem ser preenchidas a qualquer momento
Para se inscrever, basta comparecer ao banco de empregos na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro, portando a carteira de trabalho, identidade, CPF e cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0357.
O Sine é um órgão do Governo Federal com gestão compartilhada com a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária. O sistema tem o objetivo de fazer a intermediação de mão-de-obra através de suas agências espalhadas por todo o país, controlar o pagamento do seguro-desemprego e apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (Proger). 
Função
Vagas
Vendedor – no comércio de mercadorias
4
Caseiro
2
Gerente de balconista
1
Serralheiro
1
Cozinheiro de restaurante
       1
Instalador de antena de televisão
       1
Pedreiro
3
Servente de obra
4
Repositor de mercadoria
2
Vendedor de comércio varejista
2
Motorista de caminhão
1
Pintor a revólver (pintura eletrostática)
1
Cozinheiro geral
1
Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações
1
Cozinheiro de restaurante
1
Motorista de caminhão
1
Repositor de mercadoria
1
Monitor de vídeo
1
Estoquista
1
Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações
1
Ajudante de serralheiro
1
Empregado doméstico nos serviços gerais
1
Promotor de vendas
1











segunda-feira, 13 de maio de 2013

Secretário de Governo, Jose Carlos Cunha, coordena mais uma reunião com presidentes das associações de moradores

A reunião foi coordenada pelo Secretário de Governo Jose Carlos Cunha.
Foto: Jéferson Hermida

Realizada no final da tarde desta segunda-feira, 13, a segunda reunião do ano entre representantes da Prefeitura com presidentes de associações de moradores. Na oportunidade, líderes comunitários dos bairros Caleme, Posse, Quebra Frascos, Parque do Imbuí e Jardim Féo apresentaram as principais demandas de suas comunidades. O encontro foi marcado pela Federação das Associações de Moradores e coordenado pelo Secretário Municipal de Governo, José Carlos Cunha.
Acompanharam a reunião os secretários municipais Avenir Lima (Orçamento Participativo e Relações Comunitárias), Roberto Silva (Meio Ambiente e Defesa Civil), Marcos Antonio da Luz (Segurança Pública) e Leonardo Vasconcellos (Educação), e os subsecretários José Maria Rodrigues (Governo), Hamilton Galdino (Saúde) e Luiz Eduardo Braga (Obras Públicas).
“Por determinação do Prefeito Arlei, as reuniões com os presidentes de associações de moradores serão realizadas com maior regularidade. O objetivo é ouvir as demandas de cada um e tomar as providências necessárias o mais rápido possível”, pontuou o Secretário José Carlos Cunha, afirmando que as portas do gabinete estão sempre abertas para os líderes comunitários.
 A próxima reunião foi marcada párea o dia 20 de maio, às 16h.

COPA 2014: SEBRAE oferece cursos gratuitos de gestão e idiomas para aprimoramento de taxistas

O SEBRAE está disponibilizando através do programa Taxista Nota 10, três cursos gratuitos à distancia para taxistas tendo em vista o afluxo de turistas ao país durante a Copa de 2014. 
Os cursos são de "Gestão de negócios para taxistas", "Inglês para taxistas" e Espanhol para taxistas". 

No ato da inscrição para o curso de idiomas (120 horas/aula), o aluno recebe um Kit contendo caderno de aluno, caderno de exercícios e CD para estudar quando e onde quiser. 

Já o curso de Gestão são 15 meses e o estudo é feito de forma bem descontraída, visando o aumento da lucratividade e o aprimoramento do serviço. As inscrições podem ser feitas pelos telefones:  0800 728 2891 (SEST), 0800 570 0800 (SEBRAE), ou ainda presencialmente nos pontos de atendimento do SEBRAE.

domingo, 12 de maio de 2013

Projeto de Lei amplia para oito anos tempo de internação para menor infrator em caso de crimes hediondos.


Ivaldo Cavalcante
Direitos Humanos e Minorias - Crianças - Menores infratores
Projeto cria regime de transição entre centros de internação (acima) e presídios.
A Câmara analisa proposta que amplia de três para oito anos o tempo máximo de reclusão para o menor infrator que cometer crime hediondo, como homicídio qualificado ou estupro. Com o Projeto de Lei 5454/13, da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), o infrator poderá ficar internado até os 26 anos. O texto mantém em três anos o período máximo de reclusão para atos infracionais como furto ou roubo, por exemplo.
Hoje, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei 8.069/90) determina a liberação compulsória aos 21 anos de idade, qualquer que seja o crime cometido.
De acordo com a proposta, ao completar 18 anos, os jovens sairiam dos centros socioeducativos de internação e iriam para um regime especial de atendimento, que ainda precisa ser instituído. O regime especial seria um meio termo entre os atuais centros de internação para menores infratores e os presídios para maiores de 18 anos.
Também seria destinado para esse regime o maior de 18 anos que estiver em centro socioeducativo e participar de rebeliões com destruição do patrimônio público ou mantiver em cárcere privado algum funcionário. Nesse caso, a decisão deverá ser confirmada por um juiz, ouvido o Ministério Público, a partir de um relatório de uma equipe multiprofissional. A proposta assegura o contraditório e a ampla defesa.
O projeto garante ao maior de 18 anos internado no regime especial o direito ao trabalho, seja interno ou externo.

Andreia Zito
Andreia Zito: programa socioeducativo atual é ineficaz.
Segundo Zito, as alterações buscam adequar a legislação existente à realidade atual para criar “instrumentos eficazes no combate à crescente participação de menores de idade na prática de atos infracionais”. A deputada afirma que a aplicação do programa socioeducativo previsto no ECA é inadequada e ineficaz, tanto para educar e inserir esses jovens na sociedade, como para garantir segurança nas unidades.
Transtorno mental
A proposta prevê ainda que o jovem infrator diagnosticado com transtorno mental deixe de cumprir medida socioeducativa e tenha atendimento ambulatorial, ou seja internado compulsoriamente, por determinação de um juiz, depois de ouvidos o defensor e o Ministério Público. A internação será por tempo indeterminado, sujeita à reavaliação a cada seis meses, por equipe multidisciplinar.
Atualmente, a lei que criou o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo ( 12.594/12) prevê apenas a suspensão da medida socioeducativa para o jovem com transtorno mental, com avaliação a cada seis meses.
O projeto também propõe mudanças no Código Penal (Decreto-lei 2.848/40) para introduzir entre os agravantes de pena, a participação de menor de 18 anos em crimes. Atualmente, o código prevê 11 agravantes como motivo fútil ou crime contra pais, filhos, irmãos ou cônjuges.
Governador
A proposta foi entregue pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, no dia 16 de abril - uma semana depois do assassinato de um jovem na porta do prédio onde morava em São Paulo. Ele foi baleado por um garoto que completou 18 anos três dias após o crime.
Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, fala sobre a maioridade penal. À direita, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves. 16/04
Alckmin entrega o projeto ao presidente Henrique Alves.
O governador não tem prerrogativa para apresentar projeto para análise no Congresso. Andreia Zito então apresentou o texto de Alckmin formalmente.
Crimes
A discussão em torno de medidas mais rigorosas para menores infratores e até a redução da maioridade penal voltou à tona por causa de vários crimes cometidos recentemente por menores de idade. Além do assassinato do jovem em São Paulo no início de abril, o caso da dentista queimada viva durante um assalto, no dia 25 de abril, em São Bernardo do Campo (SP), chocou o País. Segundo a polícia, um adolescente detido teria confessado participação no crime.
O crime com repercussão nacional mais recente envolvendo menores aconteceu no dia 3 de maio, quando uma mulher foi estuprada dentro de um ônibus no Rio de Janeiro. O suspeito, já reconhecido pela vítima, tem 16 anos e já havia sido acusado de roubo a ônibus.
(Agencia Câmara)