sábado, 6 de julho de 2013

Multidão na Praça Olímpica ouve músicas católicas enquanto aguarda a chegada do Padre Fábio de Melo



Passamos pela Praça Olímpica por volta das 17:20 e encontramos um grande número de fiéis aglomerados a espera da chegada do padre Fábio de Melo. Frases como "Viva a Igreja Católica", "Viva Jesus", "Jesus é o Senhor de Teresópolis", eram repetidas pela multidão alternadas com cânticos de fé bastante conhecidos no meio católico. Encontramos por lá o vice-prefeito Márcio Catão, o Secretario de Educação, Leonardo Vasconcellos, o empresário Marcondes da Photo Santa Tereza, além dos vereadores Fabinho e José Carlos da Estufa.
]


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Guias se organizam para a criação da 1ª Associação de Guias de Turismo de Teresópolis


Na foto (esquerda para direita): os guias Tatiana,
Thiago, Ivo, Alex, Pheterson, Paulo Cesar e
Cassiano.
Eduardo Mielke (subsecretário) e José Eduardo Silva (estagiário do projeto).

Ocorreu, em 19 de junho, na sede da ACIAT, a primeira reunião para a criação de uma associação que reuna os guias de turismo do município de Teresópolis.

O subsecretário de Turismo, Eduardo Mielke, iniciou uma conversa com alguns dos guias de Teresópolis para assim explicar o que é uma associação, como é importante que os guias se unam para criar uma frente de trabalho onde todos sejam favorecidos e criem representatividade nos órgãos de Turismo no município e explicitar o apoio de entidades de peso como a ACIAT, o Conselho Municipal de Turismo, o Convention Bureau e a UERJ à criação de algo desse porte.

Na pauta estavam também temas como cursos de capacitação dos guias nas diferentes modalidades de Ecoturismo e Turismo de Aventura, a entrada de novos membros e como será feito o processo de criação da associação.

O grupo presente na reunião definiu uma pauta de trabalhos que serão realizados em reuniões sequenciais ao longo do próximo mês tendo início com um novo encontro na próxima semana na sede da ACIAT.

UERJ realiza II Encontro de Turismo em Teresópolis. O evento terá a duração de 3 dias.

Com o objetivo de trazer mais visibilidade para a área do turismo no município, o Curso de Turismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) promove de 17 a 19 de julho o “II Encontro de Turismo de Teresópolis - O valor do Turismo na cidade”. O evento acontecerá no Campus da UERJ na cidade (Av. Lúcio Meira 233, Várzea) e no Teatro Municipal (Av. Feliciano Sodré 675, Várzea).

O Encontro é resultado de um trabalho dos alunos do curso de Turismo da Universidade, instalado em Teresópolis desde o segundo semestre de 2010, e contará com a presença pesquisadores, empresários e representantes de organizações relacionadas ao setor, como a Secretaria Municipal de Turismo e o Conselho Municipal de Turismo.

A iniciativa tem como foco estimular o pensamento crítico dos participantes na percepção da cidade, visando apresentar possibilidades e benefícios práticos para adequação e inovação da estrutura existente e da demanda turística local.

Por se tratar de um evento acadêmico, a programação acontece em forma de palestras, mesas redondas e grupos de trabalho, com entrada franca. O evento conta com o patrocínio dos restaurantes Recanto dos Pescadores e Taberna Alpina, da Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (CEASA-RJ), entre outras empresas, e com o apoio do Supermercado Green Fruit.



PROGRAMAÇÂO



Dia 17/07 – Teatro Municipal

15h30 – Abertura oficial

16h – Conferência de Abertura: Turismo, Identidade Local e Meio Ambiente

Docente UERJ: Rafael Fortunato

Convidados externos: Henrique Carregal (Secretário Municipal de Turismo)

Ricardo Vieiralves (Reitor da UERJ)

Aureanice Corrêa de Mello (Diretora do IGEOG – Instituto de Geografia)



Dia 18/07 - Campus UERJ Teresópolis




Das 14h às 17hs – Grupos de Trabalho (GTs - 1 a 3)

Contribuições do planejamento turístico no espaço urbano - GT

Docente UERJ – Moderadora: Profª. Clara Lemos

Interdisciplinaridades e interfaces do turismo na cidade e na região – GT

Docente UERJ – Moderador: Prof. Alberto dos Santos

Turismo: cultura e gastronomia – GT

Docente UERJ – Moderadora: Profª. Amanda Danelli



18h – Mesa 1: Casos de sucesso em turismo no Brasil e no mundo

Docente UERJ: Prof. Eduardo Mielke e Thiago Pereira

Docente UERJ – Moderador: Prof. Marcelo Sotratti

Convidado Externo: Vinícius Claussen (proprietário da Cervejaria Sankt Gallen)



Dia 19/07 – Teatro Municipal




14h – Mesa 2: Benefícios do turismo para a cidade (nos aspectos financeiros e simbólicos)

Docente UERJ: Profª. Carolina Cavalcanti

Docente UERJ – Moderador: Prof. Leandro Moura.

Convidado Externo: Leonardo Rodrigues (Presidente do Conselho Municipal de Turismo, proprietário da chocolataria Bombom e apresentador do programa de TV Chef em Casa)



15h – Mesa 3: Potencialidades para a realização de eventos na cidade

Docente UERJ: Ricardo Benevides (Departamento Relações Públicas)

Docente UERJ – Moderadora: Profª. Michelle Bronstein

Convidado externo: Nauro Grehs (Vice-Presidente da TurisRio e gestor nos Hotéis São Moritz e Alpina)


16hs – Intervalo



17h – Encerramento com ideias: O valor do Turismo na Cidade

Docentes UERJ: Profª. Clara Lemos, Prof. Alberto dos Santos, Profª. Amanda Danelli

Docente UERJ – Moderador: Prof. Cleber Marques de Castro


A PREFEITURA DE TERESÓPOLIS RECEBEU NESTA QUARTA -FEIRA, 03, PROFESSORES E ALUNOS DA REDE MUNICIPAL


Autoridades municipais e estudantes conversaram por mais de duas horas.
Os professores Thiago Duque e Raul Marques, lideravam o grupo.
Cerca de 30 Alunos de escolas públicas municipais, estiveram nesta quarta-feira,03, no gabinete do prefeito Arlei Rosa em busca de informações sobre ações e projetos da Prefeitura. Na pauta, reivindicações e perguntas sobre Educação, Saúde, Transporte, Turismo e Lazer. O professor Thiago Duque, logo no inicio da sua fala, fez questão de frisar que a intenção do grupo sob sua orientação, não é explorar o momento como trampolim político. “Todos aqui, disse, estão movidos por um único propósito: participar mais da política municipal e ver a cidade prosperar”. Presentes a reunião, além do prefeito Arlei Rosa, o vice-prefeito Marcio Catão, o secretário de Turismo, Henrique Carregal,  de Saúde, Luiz Otávio Sant’anna,  de Educação, José Leonardo Vasconcellos, de Governo, José Carlos Cunha, de Fazenda, Geraldo Carvalho e os  vereadores Dr. Carlão e Anginho.

Como orientadores do grupo, o professores Thiago Duque e Raul Marques, fizeram exposição de vários temas e apresentaram idéias. Esteve também presente o Líder do Grêmio Estudantil do Colégio Euclides da Cunha. Com reivindicações precisas, o grupo sabatinou a equipe da Prefeitura durante quase duas horas, dizendo-se surpreso, muitas vezes, com realidades que o povo desconhece e que poderiam ajudar muito na formação de um relacionamento mais colaborativo entre a população e a prefeitura.  Saber, por exemplo, que a obra de reforma de praça da Feirinha esta paralisada em função de uma liminar impetrada pela firma contratada na gestão anterior,  que alega não ter recebido pagamento por serviços prestados, foi uma grata surpresa para uma estudante que disse ter trabalhado na Feirinha. “Sem essa informação, a gente fica pensando que a prefeitura tinha abandonado a reforma”, disse.

O Secretario de Turismo, Henrique Carregal, apresentou ao professor Raul Marques, que questionou a identidade turística de Teresópolis que já foi a “Cidade dos Festivais”, a nova abordagem para essa identidade: Ecoturismo, Montanhismo, Vida saudável, um clima agradável e natureza exuberante. O que não impede o desenvolvimento em outras áreas.
 
Foi dirigido ao vereador Dr. Carlão, o questionamento sobre as atividades da Câmara Municipal, pelo fato de ter entrado em recesso justamente numa hora em que a população esta fazendo todas essas reivindicações. Carlão concordou em parte, e disse que os vereadores permanecem trabalhando. “Todos os dias estou na Câmara, disse, e vocês podem nos procurar quando quiserem para agendar reuniões. Podem procurar o presidente da Câmara, que com certeza, vai atender prontamente. Nós não estamos de férias, como andam dizendo. A paralisação se refere apenas as sessões ordinárias de terças e quintas. No dia da manifestação, a paralisação dos trabalhos atendeu à solicitação do comando da PM, que havia identificado a questão do vandalismo e não seria conveniente a Câmara ficar aberta”, disse.

O Prefeito Arlei Rosa, após falar sobre a audiência pública marcada pela Câmara Municipal que vai discutir, entre outras coisas, o valor da passagem, o bilhete único e a rodoviária de integração, disse que espera que essas reuniões tenham continuidade, e que a prefeitura vai se empenhar ao máximo, apesar das dificuldades que a cidade enfrenta hoje, para realizar os anseios da população. Disse também que considera essa proximidade com a população um grande avanço, e quer continuar ouvindo a todos.

O Secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, firmou compromisso em atender os alunos no auditório da Secretaria de Educação para ouvir todas as sugestões e apresentar as realizações e perspectivas da Secretaria até o dia de hoje.


Segundo o professor Thiago Duque, que reivindicou também a possibilidade de se estabelecer um convênio com o CEDERJ – Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro, a reunião foi muito boa, trouxe inúmeros esclarecimentos e perspectivas, e deixou bem claro que essa ação conjunta, Governo/população, é o que estava faltando. Segundo o professor Thiago, “já temos feito um trabalho muito gratificante de formar cidadãos conscientes, acompanhando nossos alunos as Sessões da Câmara Municipal, e agora, com esse novo canal de comunicação com a Prefeitura, ficou muito melhor”.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Festival de Inverno do SESC em Teresópolis: Lenine, Titãs, Erasmo, Paralamas e Diogo Nogueira em Teresópolis.

Considerado o maior evento cultural do Estado do Rio de Janeiro, o Festival SESC Rio de Inverno 2013 traz o tema “Move, Envolve e Compartilha”. Serão cerca de 200 apresentações em 19 dias de programação, com grandes nomes e novos talentos de música, espetáculos teatrais, apresentações de dança, exposições de arte tecnologia, mostras de cinema, circuito de cinema ao ar livre, atividades de literatura, performances, debates, oficinas e palestras.
O Festival trará a Teresópolis as seguintes atrações: 13 de julho – Lenine, 19 de julho - Erasmo Carlos; 26 de julho - Titãs; 27 de julho - Diogo Nogueira, e encerrando os shows, no dia 28 de julho - Paralamas do Sucesso. A programação completa será divulgada em breve, com locais, horários e preços dos ingressos populares. 

HCT: Profissionais aderem à paralisação em protesto contra a importação de médicos. Principal preocupação é a qualidade dos profissionais.


Os médicos do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) decidiram integrar e apoiar o movimento que ocorre em nível nacional em defesa da saúde pública, e que promoverá amanhã o dia nacional de mobilização contra a importação de médicos formados fora do Brasil sem a revalidação do diploma. Sendo assim, nesta quarta-feira, dia 3 de julho, não haverá atendimento ambulatorial, internações e cirurgias eletivas no HCTCO. 

Segundo a Diretora Geral do HCTCO, Dra. Rosane Rodrigues Costa, “a diretoria do hospital apoia a decisão do corpo clínico”, assegurando que “estará mantido o atendimento de urgência e emergência à população, bem como os atendimentos ambulatoriais, internações e cirurgias eletivas de convênios e particular”.

*Carta aos médicos enviada pela Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Federação Nacional dos Médicos (FENAM):

Os médicos na luta em defesa da saúde pública

As decisões anunciadas pelo Governo que afetam a saúde pública brasileira demonstram a incompreensão das autoridades ao apelo manifesto nas ruas. A vinda de médicos estrangeiros e a abertura de mais vagas em escolas médicas são medidas irresponsáveis, por expor a parcela mais carente e vulnerável da nossa população a profissionais mal formados e desqualificados.
A reação das entidades médicas simboliza a resistência dos profissionais e dos cidadãos ao estado de total abandono que afeta a rede pública. Não é possível acreditar que medidas midiáticas dessa ordem resolverão o acesso e a qualidade do atendimento nos serviços de saúde. Não se trata de ação corporativista, mas corporativa, no sentido de unir a força das entidades em prol do bem comum e da vida dos brasileiros.



Os representantes de conselhos, associações, sindicatos e sociedades de especialidades médicas, reunidos em São Paulo, decidiram por consenso intensificar a luta em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e pelas condições para o pleno exercício da Medicina. Portanto, seguem medidas que deverão ser colocadas em prática e que, sob nenhum aspecto, querem a penalização do paciente, já tão prejudicado pelo abandono do Governo. Dentre as ações constam:
1) Mobilização nacional dos médicos e da sociedade no dia 3 de julho (quarta-feira) em defesa do SUS e da Medicina de qualidade. Estão previstos passeatas, protestos, caminhadas, atos públicos e assembleias em todos os Estados para alertar a população para o problema. Locais e horários serão divulgados pelas entidades estaduais;



2) Apoiar a aprovação urgente da PEC 454 em tramitação na Câmara dos Deputados, que prevê uma carreira de Estado para o médico (semelhante ao que ocorre no Judiciário), único caminho para estimular a interiorização da assistência com a ida e fixação de médicos em áreas de difícil provimento;


3) Incentivar a coleta de 1,5 milhão de assinaturas para tornar viável a apresentação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular Saúde + 10, que prevê mínimo de 10% da receita bruta da União em investimentos na saúde;


4) Defender a derrubada do Decreto Presidencial 7562, de 15 de dezembro de 2011, que modificou a Comissão Nacional de Residência Médica, tornando-a não representativa e refém dos interesses do Governo, o que sucateou a formação de médicos especialistas no país;


5) Atuar contra a importação de médicos estrangeiros sem revalidação de seus diplomas com critérios claros e rigorosos, conforme a prática mundial e o previsto na legislação vigente. Defendemos o uso do Programa Revalida, do Governo Federal, em seus moldes atuais;


6) Vistoriar as principais unidades de saúde do país, encaminhando denúncias ao Ministério Público e outros órgãos de fiscalização, revelando a precariedade da infraestrutura de atendimento que afeta pacientes e profissionais.
As entidades médicas informam que nesta semana estará disponível o site SOS Saúde (www.sossaude.org.br), onde médicos, profissionais da saúde e a população poderão apresentar denúncias (com relatos, fotos e filmes). Este será um espaço público para divulgar a situação precária da rede pública em todo o país.
Finalmente, as entidades declaram o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, como persona non grata para a sociedade por adotar medidas eleitoreiras que colocam em risco a vida e a saúde dos brasileiros.



Paulo, 26 de junho de 2013.
ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA (AMB)
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MÉDICOS RESIDENTES (ANMR)
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (CFM)
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS (FENAM)

segunda-feira, 1 de julho de 2013

UNIFESO: Oportunidade de emprego para Assistente de Sistemas

O UNIFESO está oferecendo uma vaga, na área de Tecnologia da Informação, para o cargo de Assistente de Sistemas. São tarefas do cargo prestar suporte e controlar os sistemas corporativos e departamentais; acompanhar as manutenções de sistemas implantados; acompanhar o planejamento e indicadores dos processos de produção; registrar e acompanhar eventuais anomalias, sugerindo as correções necessárias; participar do levantamento de dados e da definição de métodos e recursos necessários para elaboração de relatórios; documentar e manter atualizados os processos implantados. 
O perfil desejado inclui graduação ou cursando Ciência da Computação, Análise de Sistemas ou Engenharia da Computação; boa comunicação oral e escrita; facilidade no relacionamento interpessoal. É desejável conhecimento em Oracle/SQL Server. Currículos podem ser entregues na Gerência de Desenvolvimento de Recursos Humanos no Campus Sede do UNIFESO (Av. Alberto Torres, 111 – Alto / Teresópolis, RJ) ou enviados para <curriculorh@unifeso.edu.br>  com o assunto “Assistente de Sistemas”. Informações: (21) 2641-7047 ou 7055.

Oitenta e cinco inscritos para vagas de professores na Rede Municipal. Classificados serão chamados imediatamente.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) abriu na última semana inscrições para o processo seletivo simplificado para a contratação temporária de 27 professores. Foram oferecidas 17 vagas para a disciplina de Língua Portuguesa e 10 para Geografia, no Ensino Fundamental. A medida, que visa preencher vagas emergenciais no quadro municipal, recebeu ao todo 85 inscrições, sendo 66 para a disciplina de Língua Portuguesa e 19 para Geografia, e os resultados serão divulgados ainda esta semana.
“Os inscritos estão sendo avaliados por uma Comissão, que segue as regras indicadas pelo edital, para selecionar e classificar os candidatos. No dia 3 de julho, quarta-feira, sai o resultado com a publicação no dia 4 de julho no Diário Oficial”, explica a professora Carmen Mouteira Guarilha, Diretora Administrativa da SME.
O edital do processo seletivo simplificado foi publicado no Diário Oficial no 21 de junho, e esta seleção está sendo realizada porque já foram convocados todos os candidatos aprovados no último concurso público para professor, que foi promovido em 2011 pela Prefeitura, bem como o pessoal de cadastro reserva.
“A orientação do prefeito Arlei é que tenhamos a melhor educação possível em nosso município. A contratação emergencial desses profissionais com contrato de seis meses, podendo ser prorrogados por igual período, vem amenizar a demanda do nosso quadro de professores até que seja feito um novo concurso”, explica o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.
Os professores classificados serão chamados imediatamente para a escolha de unidades escolares, de acordo com sua posição. Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, até o dia 10 de julho eles já deverão estar trabalhando.