sábado, 5 de novembro de 2011

Trânsito Macabro: País vive uma epidemia de mortes e lesões, diz Ministro

Conscientização, é uma das tarefas da escola.
Os brasileiros estão morrendo mais em acidentes com transporte terrestre, principalmente quando o veículo é motocicleta. É o que aponta o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, cujos dados de 2010 revelam: 40.610 pessoas foram vítimas fatais, sendo que 25% delas, por ocorrências com motocicletas. Em nove anos (de 2002 a 2010), a quantidade de óbitos ocasionados por acidentes com motos quase triplicou no país, saltando de 3.744 para 10.143 mortes.
“Os números revelam que o país vive uma verdadeira epidemia de lesões e mortes no trânsito”, alerta o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele observa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o Brasil ocupa o quinto lugar em ocorrências como essas. “Estamos atrás apenas da Índia, China, EUA e Rússia”, completa o ministro, que, nesta última quinta-feira (3), comemorou importante decisão do Supremo Tribunal Federal. Por unanimidade, a Segunda Turma do STF entendeu que o motorista que dirigir alcoolizado está cometendo crime, mesmo se não causar danos a outras pessoas. “Este é um grande avanço e certamente vai contribuir para a redução das tristes estatísticas no trânsito, principalmente em um momento que o país vive esta epidemia de lesões e mortes por acidentes. A decisão do Supremo fortalece a posição do Ministério da Saúde em apoiar uma fiscalização mais rigorosa no trânsito”, reforça Alexandre Padilha.
De acordo com o SIM, entre 2002 e 2010, o número total de óbitos por acidentes com transporte terrestre cresceu 24%: passou de 32.753 para 40.610 mortes. Entre as regiões, o maior percentual de aumento na quantidade de óbitos (entre 2002 e 2010) foi registrado no Norte (53%), seguido do Nordeste (48%), Centro-Oeste (22%), Sul (17%) e Sudeste (10%).
Internações
O ministro Alexandre Padilha explica que o problema só não é ainda maior porque as ações de ampliação das unidades de urgência e emergência, como as UPAs 24h (Unidades de Pronto Atendimento) e a expansão do Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), vêm aumentando a proporção de vidas salvas, em relação aos óbitos.
Em 2010, foram contabilizadas 145 mil internações no SUS causadas por acidentes, 15% a mais do que em 2009. Isso representou um investimento de R$ 190 milhões só em procedimentos específicos no Sistema Único de Saúde (SUS). No período, houve um aumento de 8% no número de óbitos.
Motos
Os índices de crescimento no número de mortes em consequência de acidentes com motocicletas são ainda mais alarmantes. Em nove anos, os óbitos ocasionados por ocorrências com motos mais que triplicaram na Região Sudeste, saltando de 940, em 2002, para 2.948, em 2010 – um crescimento de 214%. Os óbitos cresceram 165% no Nordeste, 158% no Centro-Oeste, 147% no Norte e 144% no Sul.
“Nesse ano, os números do primeiro semestre apontam que são 72,4 mil internações de vítimas de acidentes de trânsito. Desse total, 35,7 mil, vítimas de moto, o que representa quase 50%. A proporção continua subindo”, afirma Padilha.
Álcool X Direção
O ministro reforça a importância da prevenção e da fiscalização da Lei Seca, que reduziu drasticamente a tolerância da relação álcool e direção. “Houve uma redução de até 30% nas regiões que tiveram uma ação mais eficaz na fiscalização”, disse. Ele reforçou que o Ministério da Saúde apoia projetos de lei em discussão no Congresso Nacional que aumentam a pena de motoristas que sejam identificados alcoolizados e a anulação de qualquer parâmetro mínimo de nível alcoólico ao volante.
Ações Efetivas
O Sistema Único de Saúde possui um conjunto de ações de promoção de saúde e prevenção e vigilância de acidentes, violências e seus fatores de risco. Para a prevenção, por exemplo, os ministérios da Saúde e das Cidades assinaram, no último mês de maio, o Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes no Trânsito – Pacto pela Vida.-
A meta é estabilizar e reduzir o número de mortes e lesões em acidentes de transporte terrestre nos próximos dez anos, como adesão ao Plano da Década de Ações para a Segurança no Trânsito 2011-2020, recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), com a coordenação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Outra iniciativa é o Projeto Vida no Trânsito, lançado em junho de 2010. O principal objetivo é reduzir lesões e óbitos no trânsito em municípios selecionados por uma comissão interministerial. Para inicio do projeto, as cidades escolhidas foram Teresina (PI), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).
A medida tem duas etapas. A primeira foi iniciada ano passado e se estenderá até 2012. As cidades selecionadas devem desenvolver experiências bem-sucedidas na prevenção de lesões e mortes provocadas pelo trânsito e que possam ser reproduzidas por outras cidades brasileiras. 

Friburgo começa a construção de Estações de Tratamento para despoluir rios.

A estação deverá reduzir muito a poluição no Rio Bengala

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, inauguraram a Estação de Tratamento do Campo do Coelho, no terceiro distrito de Nova Friburgo. A estação, com vazão de 15 litros por segundo, vai tratar o esgoto de mais de 2 mil pessoas, reduzindo a poluição do rio Bengalas.
O investimento para a construção da estação foi de cerca de R$ 800 mil, provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, através da cobrança pelo uso da água. Esta é a primeira obra integralmente realizada com recursos da cobrança do uso da água, formalizado através de um convênio entre o Inea, companhia Águas de Nova Friburgo e Prefeitura de Nova Friburgo, com anuência do Comitê de Bacia do Paraíba do Sul e do Comitê de Bacia do Rio Dois Rios.-
Através da parceria entre a empresa Águas de Nova Friburgo e o Inea, ficou estabelecido que a empresa local se responsabilizaria pela execução das unidades de tratamento preliminar, ou seja, gradeamento, caixa de areia e calha Parshall, assim como a execução dos interceptores, elevatória, terraplenagem, urbanização da área e a construção do laboratório. Ao Inea coube o fornecimento e instalação do módulo hidráulico da ETE, composto por peneira estática, tanque anóxico, três tanques com aeração por sistema de ar difuso para tratamento biológico com utilização de MBBR, decantador lamelar e digestor de lodo.-


Guitar Club apresenta clássicos do Rock nacional e internacional. Saiba mais.

Flavio Mangaba e Fernanda de Paula convidam você pra ouvir os clássicos do rock nacional e internacional !

Ambiente agradável com telão, sinuca,totó, dardo e muito mais !!

conheça nosso Snooker Rock Bar ambiente lounge e a primeira long neck é por nossa conta , basta falar a palavra chave "Bob Marley"

Esse sábado 05/11 apartir das 21 horas


Pc Higino da Silveira, 161 - Ljs 314/315 - Shopping Comary - Teresópolis - Alto

Saiba quais são os serviços prestados pela Divisão de Saúde Mental da PMT


Com uma equipe formada por psicólogos, psiquiatras, neurologista, enfermeiro, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogos e pedagogo, entre outros profissionais, a Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Teresópolis disponibiliza importantes serviços para a população. O atendimento é feito através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) e do Ambulatório Ampliado. Além disso, está em fase final de implantação o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi).
 “No Ambulatório Ampliado, é prestado atendimento para todas as faixas etárias, com neurologista, psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos e assistentes sociais. Já o CAPS II representa estruturas terapêuticas intermediárias entre a hospitalização integral e o acompanhamento ambulatorial. Esse centro é voltado para atendimento aos adultos e o CAPSi para crianças e adolescentes”, explica Cláudia Jaconianni, Coordenadora da Divisão de Saúde Mental, pontuando que entre as atividades desenvolvidas pelo CAPS II estão o acolhimento, psicoterapia individual e em grupo, visitas domiciliares, oficinas terapêuticas e atividades culturais e de lazer, que incluem oficinas de leitura, capoeira, pintura e artesanato.
 Claúdia Jaconianni frisa que em todas as instâncias de tratamento a participação da família é fundamental para a recuperação do paciente; o objetivo principal é a sua reinserção social. Historicamente, a atenção em saúde mental esteve centrada na internação, resultando em práticas excludentes. Graças à luta por um novo modelo de assistência, passou-se a adotar, a partir da década de 1980, o modelo de atenção integral.
 “Hoje, o tratamento não é mais centrado na doença e, sim, incorporando ações de promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde. Assim, a Reforma Psiquiátrica prega que no lugar do isolamento deve-se estimular o convívio familiar e em comunidade, e um dos dispositivos que visam garantir um atendimento de qualidade é o CAPS”, ressaltou Cláudia.
 Entre os instrumentos de reabilitação psicossocial, reinserção social e profissionalização implantados no CAPS Teresópolis está a participação em cursos e atividades culturais realizados na Casa de Cultura Adolpho Bloch e no SESC, inclusive com exposição de trabalhos feitos pelos pacientes nas oficinas.
 Localizado na sede da Secretaria de Saúde, na Tijuca, o CAPS funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O acolhimento dos pacientes no Ambulatório Ampliado, também instalado na Secretaria, acontece de segunda a sexta, em horários específicos para cada área, conforme descrito abaixo:
 Psicologia:
Para adultos – Terça-feira (das 11h às 12h) e quarta-feira (das 8h às 9h)
Para adultos envolvidos com álcool e drogas – Quinta-feira (a partir das 8h30)
Para crianças – Segunda a quinta-feira (das 7h às 10h)
Para adolescentes – Segunda-feira (das 13h às 17h)
 Psiquiatria – Segunda a sexta-feira (das 7h às 18h) – para agendamento
Neurologia – Segunda-feira (a partir das 13h) – para agendamento
Fonoaudiologia – Quarta e sexta-feira (das 8h às 11h)
Assistência Social – Segunda e quarta-feira (das 8h às 16h)

Para mais informações sobre os serviços prestados pela Divisão de Saúde Mental, o telefone é (21) 3642-2776, de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Taça Brasil Futsal Feminino - Jogadoras visitam a CBF

Em meio aos jogos da XX Taça Brasil de Futsal Feminino (2ª divisão), as equipes conseguiram uma folguinha para curtir Teresópolis. Na manhã destas quarta e quinta-feira, dias 02 e 03 de novembro, as jogadoras que disputam a Taça Brasil visitaram o Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Granja Comary.
Equipe do Comercial (ES) e São Raimundo (RR) na sede da CBF
com o Coronel Almeida, gerente geral da sede da CBF
 Aproveitando a cidade durante os dias de competição, as equipes passearam bastante, mas não se acostumaram com o clima frio que fez em Teresópolis nos últimos dias. A ala Karla disse que trouxe apenas roupas quentes quando soube que a competição seria numa cidade do Rio de Janeiro. “Quando nos avisaram que seria no Rio coloquei na mala biquíni, short e camiseta. Tomei um susto quando cheguei aqui e estava chovendo. A cidade é ótima, adorei tudo, mas o único problema é o frio”, afirmou a atleta do Comercial, time da cidade de Castelo (ES), que segundo a jogadora é uma cidade bem quente.
 Recebidas pelo Coronel Almeida, gerente da sede serrana da CBF, as meninas ficaram encantadas com a estrutura que a CBF possui no Centro de Treinamento Heleno Nunes (Cetrhen). Para a ala Nayana, a visita à sede da CFB foi muito proveitosa. “Nós sabemos que não temos mais chances de classificação e jogaremos apenas para cumprir tabela, mas valeu à pena participar da competição, principalmente para adquirir conhecimento. Sem falar que visitar a CBF foi uma experiência única. O lugar é lindo”, disse a jogadora do São Raimundo Esporte Clube (RR), que já está eliminado da competição após perder os dois primeiros jogos contra Arfab (RJ) e Servicar (PB).
 Para o diretor de arbitragem da CBFS, Paraguassu Figueiredo, a escolha de Teresópolis como cidade sede da XX Taça Brasil de Futsal Feminino foi ótima, uma vez que a cidade possui uma estrutura adequada para a competição. “A estrutura da cidade é perfeita para esse tipo de evento. Possui um ótimo ginásio que comporta uma das melhores quadras do estado. A Confederação já realizou outros eventos na cidade, como a Liga Feminina e jogos da seleção principal, tudo isso porque a cidade nos dá esse apoio”, destacou Paraguassu. 
Meninas do São Raimundo (RR) posam na sede da
CBF animadas com a visita
 Os jogos da Taça Brasil de Futsal Feminino acontecem no Ginásio Pedrão até este sábado, 05, às 10h, quando será decidida a equipe campeã da competição.  Os times Arfab (RJ), Mackenzie (RJ), Servicar (PB) e Comercial (ES) já estão classificados para as semifinais, que acontecem nesta sexta feira, 04, a partir das 17h. As duas equipes finalistas seguirão para a primeira divisão da Taça Brasil.

Senador Antonio Russo (PR) propõe seguro especial para vítimas de calamidade

Senador Antonio Russo propõe alterar a lei

Os empregados que tiverem seus contratos suspensos pelo fato de o estabelecimento em que trabalham ter sido afetado por calamidade natural poderão fazer jus a seguro especial de emergência, conforme substitutivo elaborado pelo senador Antonio Russo (PR-MS) a partir de projeto aprovado nesta quinta-feira (27) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). A matéria será agora analisada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
O relator propôs alterar a Lei 7.998/1990, que regulamenta o Programa do Seguro-Desemprego, para instituir o seguro especial de emergência. De acordo com o substitutivo, o benefício deve ser pago em parcela única no valor de até duas vezes o teto do seguro desemprego (R$ 1.010,34).
Para contemplar também os autônomos e empreendedores individuais, foi acrescentado, no substitutivo, um crédito de emergência. O benefício deverá ser concedido na modalidade de empréstimo, com valor fixado em até três vezes o teto do seguro-desemprego.[2]
Conforme a proposta aprovada, trabalhadores beneficiados com o seguro especial de emergência também poderão acessar o crédito de emergência. Esse crédito terá carência entre seis meses e um ano, podendo ser pago em até 36 prestações. Os recursos para o seguro especial e o crédito de emergência serão provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). 

Prefeitura constrói galeria no Espanhol, bairro esquecido na gestão anterior.


Atendendo pedido dos moradores, e dando continuidade a sua programação de rotina, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, iniciou nesta semana a construção de uma nova rede de drenagem no bairro do Espanhol. Com as chuvas de janeiro, um grande deslizamento na área danificou a estrutura da antiga galeria, que foi inutilizada. Sua recuperação sairia mais cara aos cofres públicos, e sem a garantia de um equipamento novo.
A nova rede pretende dar maior vazão às águas pluviais e evitar pontos de alagamento naquela localidade, inclusive em residências. Sua realização se fez necessária também para não comprometer os muros das casas dos moradores. Na obra estão sendo colocadas manilhas de 60 centímetros de diâmetro, com 1,5 metro cada. Uma caixa de ligação coletará as águas pluviais da rua e da encosta, além do canal de esgoto que vem das moradias, numa extensão de aproximadamente setenta metros.
“Com a obra, estamos proporcionando maior conforto à população, que se via em permanente apreensão em dias de chuva. O bairro recebe um grande volume de água e a galeria existente não dava mais conta de recolher toda a enxurrada. Por fim, acabava sobrecarregada e transbordava, acumulando água por toda a rua”, explicou o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, salientando que a obra está sendo feita com recursos próprios do município. “Tanto a mão de obra quanto o material e a reconstrução asfáltica serão feitos com recursos do município”, completou

Além desse serviço, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos mantém funcionários trabalhando em recuperações de galerias nos bairros de Agriões, Vale do Paraíso e Parque do Imbuí. Recomposições de paralelos continuam sendo feitas no Barroso (Rua Santa Catarina), no Caleme (Rua dos Canários), no Parque do Imbuí (Estrada Frase) e em Araras (Rua Rio de Janeiro). A operação tapa-buracos também acontece na Estrada do Matadouro (Fischer). Capina e limpeza, pelas equipes da Operação Cidade Bela, seguem pelas ruas do Comary, Meudon, Quebra Frascos e na praça da Escola Municipal Ginda Bloch, no Alto.



As ONGS e os Ministérios: mais dinheiro pelo ralo da corrupção.

Ministro do Trabalho Carlos Lupi

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afastou na tarde deste sábado (5) o coordenador de qualificação da pasta, Anderson Alexandre dos Santos. Segundo reportagem publicada na edição deste fim de semana da revista "Veja", o funcionário é  suspeito de envolvimento em um esquema de desvio de recursos federais.
Segundo nota divulgada pelo ministério, "o colaborador Anderson Alexandre dos Santos, citado na reportagem, será imediatamente afastado de suas funções até que sejam apuradas todas as denúncias das quais é acusado". O G1 tentou entrar em contato com Santos, mas não o localizou.
Ainda de acordo com a assessoria do ministério, todas as denúncias "serão apuradas por meio de uma sindicância interna, que contará com o auxílio dos órgãos de controle externo, além da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, assim como determinou o ministro Carlos Lupi".
Segundo as denúncias publicadas pela revista, Santos estaria envolvido em um esquema de cobrança de propinas de organizações não-governamentais (ONGs) para liberar repasses de recursos.

Grupo hacker "Anonymous" nega ter a intenção de derrubar o Facebook.

O grupos de hackativistas Anonymous afirmou ao site americano CNET que a ameaça de ataques marcados para este sábado para derrubar o Facebook foi o trabalho de um membro não autorizado e não uma ameaça legítima. Os hackers afirmaram ao site que não faz sentido derrubar um site que eles usam para divulgar sua mensagem.
Em comunicado, o Anonymous afirma que um americano de Ohio tentou tomar para si uma "imaginária opfacebook". "Apesar de afirmarmos várias vezes que não suportamos essa operação, ele continuou empurrando sua agenda para o Lulz (outro grupos hacker)", afirmou o Anonymous.
O grupo divulgou ainda o endereço, telefone e outras informações sobre o membro que marcou a operação para derrubada do Facebook. "Se você é contra a forma como nos comunicamos no Facebook, Twitter, e anonops, por exemplo, então você é contra o Anonymous e se tornou nosso inimigo, já que você está tentando atrapalhar o nosso movimento", diz a declaração.
A ameaça de ataque ao Facebook surgiu no início de agosto, através da publicação de um vídeo prometendo "aniquilar" o Facebook no dia 5 de novembro. O argumento para o ataque era simples: a rede social criada por Mark Zuckerberg "viola a privacidade" de seus usuários.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Lei de acesso a informação, recomendada pela ONU, foi finalmente aprovada

O Senado aprovou no dia 25 de outubro , por maioria de votos, o projeto de lei do Executivo que regulamenta o acesso às informações oficiais, com as modificações feitas pelos deputados. O texto aprovado fixa o prazo máximo de segredo dos documentos em 50 anos, eliminando a hipótese de sigilo eterno.
"É preciso deixar bem claro que a Lei de Acesso à Informação não será voltada apenas ao passado, mas também para o cidadão saber controlar como estão sendo investidos os recursos do governo", afirmou o senador Walter Pinheiro (PT-BA), cujo parecer havia sido aprovado em três comissões temáticas antes de seguir ao plenário.
Em 47 artigos, o projeto descreve os procedimentos para que União, Estados e municípios garantam o acesso dos cidadãos a informações públicas. A proposta prevê três níveis de classificações de documentos: ultrassecretos, que terão prazo de sigilo de 25 anos, secretos, com sigilo de até 15 anos, e reservados, que serão abertos após cinco anos. Esses prazos poderão ser renovados apenas uma vez. Pela legislação em vigor, o sigilo dos documentos ultrassecretos é de 30 anos.

Jessé Rodrigues, "O Poder", conquista 2 medalhas no Jiu-Jitsu sem kimono

Jessé Rodrigues, "O Poder".
       Foi realizado no dia 29 de outubro o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu sem Kimono, no Clube Canto do Rio, no centro de NIterói. O atleta teresopolitano Jessé Rodrigues, "O Poder", consagrou-se campeão na categoria pesadíssimo e Absoluto Sênior III, Faixa Preta. A final do absoluto foi com o atleta Roland de Macaé, RJ. Colecionador de títulos no Jiu-Jitsu, Jessé é patrocinado por vários comerciantes de Teresópolis, que reconhecem nele um atleta dedicado a sua modalidade, o que explica seus êxitos sucessivos. É, também, um dos professores do Clube de Jiu-Jitsu Pitbull, na Várzea, dirigido pelo campeoníssimo Mestre Bitta e sua esposa Úrsula.

UNIRIO quer trazer para Teresópolis graduação e pós-graduação em Artes


Neste sábado, dia 5 de novembro, às 11h, serão realizadas na Casa de Cultura Adolpho Bloch as palestras ‘Perspectivas da Pós Graduação em Artes na UNIRIO’ e ‘Graduação na Modalidade Licenciatura e as Relações com a Sociedade’, ministradas por coordenadores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. O evento, que abre a UTI / UNIRIO – Unidade de Teatralização Intensiva, dentro da programação do 2º Festival Teresópolis EnCena, tem como objetivo avaliar a possibilidade da criação de um braço da universidade em Teresópolis, com cursos de graduação e pós-graduação em Artes.

As palestras serão ministradas pelos professores Paulo Merísio, coordenador do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, e Viviane Narvaes, chefe do Departamento de Ensino de Teatro, e terão o professor de teatro Licko Turle como mediador. Destinado a artistas, agentes culturais, professores e comunidade em geral, o evento tem entrada franca e conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.

A iniciativa partiu da própria UNIRIO, que tem interesse em abrir em Teresópolis um braço da universidade, com cursos na área de artes. E, para isso, um grupo de coordenadores do Departamento de Ensino de Teatro da universidade decidiu vir a Teresópolis a fim de coletar dados para um estudo que vai avaliar a viabilidade do projeto.

“É uma chance única. Pela primeira vez, poderemos ter uma universidade federal em Teresópolis. Por isso, é importantíssima a participação da sociedade teresopolitana nas palestras. A demonstração do interesse é ponto fundamental para a concretização do projeto”, convoca o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho. Após a coleta de dados, será avaliada a possibilidade de instalação em Teresópolis de cursos de graduação na modalidade licenciatura; pós-graduação lato sensu e/ou mestrado profissionalizante.

As duas palestras deste sábado abrem a Unidade de Teatralização Intensiva - UTI, ação de Extensão Universitária do Projeto Núcleo de Ensino de Teatro da UNIRIO, que integra a programação do 2º Teresópolis EnCena. A ação, que será realizada neste fim de semana, dias 5 e 6 de novembro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, tem como objetivo auxiliar na promoção da cultura e estreitar laços entre alunos, professores universitários, professores das redes municipais e estaduais, artistas e comunidade em geral da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail aldeiaculturalcasaviva@gmail.com ou pelo telefone (21) 9339-7368.

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS

Atividades
Resumo
Data
Horário
Musicalidade do Ator
Oficina desenvolvida e ministrada pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, profª Jussara Trindade
Domingo
06/11/2011
Manhã
Horário: 10h - 12h
Seminário teórico
Discussão a partir do Texto Experiência e Pobreza de Walter Benjamin. Responsáveis: Priscila Fialho, estudante de graduação da UNIRIO e Prof. André Gracindo Pós-graduando da UFF
Sábado e Domingo
05 e 06/11/2011
Tarde
Horário: 14h - 16h
Teatro de Rua
Oficina desenvolvida e ministrada pelo Prof. Dr. Licko Turle (Pós-doutorando do PPGAC/UNIRIO)
Domingo
06/11/2011
Tarde
Horário: 14h - 16h
Laboratório de Teatro do Oprimido
Oficina desenvolvida a partir de técnicas do Teatro do Oprimido ministrada pela Mestranda do programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, Profª Gabriela Chiari
Sábado e Domingo
05 e 06/11/2011
Tarde
Horário: 16h- 18h
Performance
Oficina desenvolvida e ministrada pela graduanda de Licenciatura em Artes Cênicas Cintia Luando
Sábado e Domingo
05 e 06/11/2011
Noite
1º aula: 19h30h
O corpo e suas possibilidades
Oficina cujo foco é o corpo e suas possibilidades, ministrada pela graduanda Raquel Botafogo
Domingo
06/11/2011
Manhã
Horário: 9h30h -12h30h
Teatro de Animação
Oficina de teatro de animação com prof. Ms. Miguel Vellinho, CLA/UNIRIO – diretor da Cia. Pequod de Bonecos
Sábado
05/11/2011
Manhã e Tarde 10h às 13h e 14h às 17h

Mulher morre no Hospital após ser espancada violentamente por morador de rua

O assassino era morador o morador de rua
conhecido como Claudinho.

 Claudia Maria de Jesus, de 36 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital das Clínicas após ser violentamente espancada pelo morador de Rua Luiz Cláudio Cabral Alves, de 46 anos. O crime aconteceu na madrugada de terça-feira, dia 1º, por volta das 3h, na Praça Baltazar da Silveira, no centro da cidade, onde o acusado e a vítima, que também era moradora de rua estavam acompanhados de mais pessoas. O acusado pelo crime foi preso em flagrante por policiais militares do 30º BPM. A vítima foi agredida com vários chutes no rosto e cabeça, ficando com o rosto totalmente deformado com a tamanha crueldade, acarretando uma forte hemorragia cerebral, culminando a sua morte. A Polícia Militar foi acionada a Praça Santa Teresa devido um tumulto envolvendo os moradores de rua. No local, os militares depararam com a vítima já caída ao chão totalmente ensangüentada. O acusado confessou a agressão e se defendeu dizendo tudo começou devido à vítima estar aliciando a sua mulher. Para defender a namorada acabou agredindo a vítima. Informações deram conta ainda que, após a discussão, o acusado teria chutado por diversas vezes o rosto da vítima que já estava caída ao chão. A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e a vítima foi levada em estado grave ao Hospital das Clínicas, ficando internada. O médico legista da 110ª DP - Carlos César Gomes chegou a ir ao hospital avaliando a gravidade no quadro clínico da vítima. Márcia morreu no início da noite de terça-feira. O corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. Luiz Cláudio está preso e será julgado pelo crime em júri popular. Ele foi indiciado por homicídio qualificado, por motivo torpe, por meios cruéis e sem defesa da vítima. Se caso ele for condenado a pena varia de 12 a 30 anos de cadeia.
(Reportagem - Eliane Almeida)