sábado, 5 de novembro de 2011

Saiba quais são os serviços prestados pela Divisão de Saúde Mental da PMT


Com uma equipe formada por psicólogos, psiquiatras, neurologista, enfermeiro, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogos e pedagogo, entre outros profissionais, a Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Teresópolis disponibiliza importantes serviços para a população. O atendimento é feito através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) e do Ambulatório Ampliado. Além disso, está em fase final de implantação o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi).
 “No Ambulatório Ampliado, é prestado atendimento para todas as faixas etárias, com neurologista, psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos e assistentes sociais. Já o CAPS II representa estruturas terapêuticas intermediárias entre a hospitalização integral e o acompanhamento ambulatorial. Esse centro é voltado para atendimento aos adultos e o CAPSi para crianças e adolescentes”, explica Cláudia Jaconianni, Coordenadora da Divisão de Saúde Mental, pontuando que entre as atividades desenvolvidas pelo CAPS II estão o acolhimento, psicoterapia individual e em grupo, visitas domiciliares, oficinas terapêuticas e atividades culturais e de lazer, que incluem oficinas de leitura, capoeira, pintura e artesanato.
 Claúdia Jaconianni frisa que em todas as instâncias de tratamento a participação da família é fundamental para a recuperação do paciente; o objetivo principal é a sua reinserção social. Historicamente, a atenção em saúde mental esteve centrada na internação, resultando em práticas excludentes. Graças à luta por um novo modelo de assistência, passou-se a adotar, a partir da década de 1980, o modelo de atenção integral.
 “Hoje, o tratamento não é mais centrado na doença e, sim, incorporando ações de promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde. Assim, a Reforma Psiquiátrica prega que no lugar do isolamento deve-se estimular o convívio familiar e em comunidade, e um dos dispositivos que visam garantir um atendimento de qualidade é o CAPS”, ressaltou Cláudia.
 Entre os instrumentos de reabilitação psicossocial, reinserção social e profissionalização implantados no CAPS Teresópolis está a participação em cursos e atividades culturais realizados na Casa de Cultura Adolpho Bloch e no SESC, inclusive com exposição de trabalhos feitos pelos pacientes nas oficinas.
 Localizado na sede da Secretaria de Saúde, na Tijuca, o CAPS funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O acolhimento dos pacientes no Ambulatório Ampliado, também instalado na Secretaria, acontece de segunda a sexta, em horários específicos para cada área, conforme descrito abaixo:
 Psicologia:
Para adultos – Terça-feira (das 11h às 12h) e quarta-feira (das 8h às 9h)
Para adultos envolvidos com álcool e drogas – Quinta-feira (a partir das 8h30)
Para crianças – Segunda a quinta-feira (das 7h às 10h)
Para adolescentes – Segunda-feira (das 13h às 17h)
 Psiquiatria – Segunda a sexta-feira (das 7h às 18h) – para agendamento
Neurologia – Segunda-feira (a partir das 13h) – para agendamento
Fonoaudiologia – Quarta e sexta-feira (das 8h às 11h)
Assistência Social – Segunda e quarta-feira (das 8h às 16h)

Para mais informações sobre os serviços prestados pela Divisão de Saúde Mental, o telefone é (21) 3642-2776, de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Nenhum comentário :

Postar um comentário