quinta-feira, 3 de novembro de 2011

FIRJAN e Prefeitura oferecem cursos gratuitos para a construção civil


A Prefeitura de Teresópolis e o Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) fecharam os detalhes do programa Canteiro Escola, que oferecerá qualificação gratuita em Teresópolis para profissionais da construção civil. Participaram da reunião, realizada na última semana, o Presidente da Comissão Municipal da FIRJAN em Teresópolis, Hélio Neves, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Breder, e o Diretor de Desenvolvimento Econômico, Lucas Guimarães.

A reunião teve por objetivo acertar os últimos detalhes dos cursos gratuitos a serem oferecidos pelo sistema Firjan em sua nova sede em Teresópolis. Através do programa Canteiro Escola, do SESI/SENAI, serão oferecidos diversos cursos gratuitos de pedreiro de alvenaria, pedreiro de revestimento em argamassa, aplicador de revestimento cerâmico, carpinteiro de forma, armador, pintor de obras e eletricista de obras.
 “O público alvo dos cursos são os trabalhadores da construção civil residentes em Teresópolis, ou aqueles desempregados que estão na busca por novas oportunidades de emprego em um dos setores que mais crescem em Teresópolis”, explicou Hélio Neves.
 A ideia do curso surgiu através da parceria entre a Prefeitura de Teresópolis e o Sistema Firjan, que identificaram a necessidade de formação de mão de obra qualificada como uma ferramenta de recuperação econômica de Teresópolis e preparação da cidade para os grandes investimentos no estado para os próximos anos.
 “O Prefeito Arlei e sua equipe de governo têm consciência da importância do setor da Construção Civil para a economia de Teresópolis. Estamos falando de um setor em franca expansão, que traz dinheiro para a cidade e emprega muita gente. Agradecemos a parceria com a Firjan. Hoje podemos afirmar que Teresópolis está se tornando uma cidade preparada para o acolhimento de investidores”, afirmou Eduardo Breder.
 Inscrições gratuitas
Podem participar dos cursos trabalhadores sem nenhuma experiência na construção civil ou aqueles que já atuam na área. Construtoras e lojas de material de construção também podem realizar inscrições. A formação profissional em construção civil permite a atuação em atividades de execução propriamente ditas (ligadas às obras) e de projetos, englobando, além das etapas de realização dos serviços, a concepção e o planejamento das atividades construtivas.
 Os cursos do segmento eletricidade proporcionam que os alunos atuem no âmbito do desenvolvimento, instalação e manutenção de componentes e sistemas elétricos para fins residenciais, prediais e industriais, além dos sistemas de geração e distribuição de energia elétrica.
 As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas na sede da Firjan, localizada no Espaço Higino (Rua Jorge Lóssio, 207, Alto), das 8h às 12h e das 14h às 17h. Os cursos têm previsão de início para a primeira semana de dezembro. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário