sexta-feira, 4 de novembro de 2011

UNIRIO quer trazer para Teresópolis graduação e pós-graduação em Artes


Neste sábado, dia 5 de novembro, às 11h, serão realizadas na Casa de Cultura Adolpho Bloch as palestras ‘Perspectivas da Pós Graduação em Artes na UNIRIO’ e ‘Graduação na Modalidade Licenciatura e as Relações com a Sociedade’, ministradas por coordenadores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. O evento, que abre a UTI / UNIRIO – Unidade de Teatralização Intensiva, dentro da programação do 2º Festival Teresópolis EnCena, tem como objetivo avaliar a possibilidade da criação de um braço da universidade em Teresópolis, com cursos de graduação e pós-graduação em Artes.

As palestras serão ministradas pelos professores Paulo Merísio, coordenador do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, e Viviane Narvaes, chefe do Departamento de Ensino de Teatro, e terão o professor de teatro Licko Turle como mediador. Destinado a artistas, agentes culturais, professores e comunidade em geral, o evento tem entrada franca e conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.

A iniciativa partiu da própria UNIRIO, que tem interesse em abrir em Teresópolis um braço da universidade, com cursos na área de artes. E, para isso, um grupo de coordenadores do Departamento de Ensino de Teatro da universidade decidiu vir a Teresópolis a fim de coletar dados para um estudo que vai avaliar a viabilidade do projeto.

“É uma chance única. Pela primeira vez, poderemos ter uma universidade federal em Teresópolis. Por isso, é importantíssima a participação da sociedade teresopolitana nas palestras. A demonstração do interesse é ponto fundamental para a concretização do projeto”, convoca o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho. Após a coleta de dados, será avaliada a possibilidade de instalação em Teresópolis de cursos de graduação na modalidade licenciatura; pós-graduação lato sensu e/ou mestrado profissionalizante.

As duas palestras deste sábado abrem a Unidade de Teatralização Intensiva - UTI, ação de Extensão Universitária do Projeto Núcleo de Ensino de Teatro da UNIRIO, que integra a programação do 2º Teresópolis EnCena. A ação, que será realizada neste fim de semana, dias 5 e 6 de novembro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, tem como objetivo auxiliar na promoção da cultura e estreitar laços entre alunos, professores universitários, professores das redes municipais e estaduais, artistas e comunidade em geral da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail aldeiaculturalcasaviva@gmail.com ou pelo telefone (21) 9339-7368.

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS

Atividades
Resumo
Data
Horário
Musicalidade do Ator
Oficina desenvolvida e ministrada pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, profª Jussara Trindade
Domingo
06/11/2011
Manhã
Horário: 10h - 12h
Seminário teórico
Discussão a partir do Texto Experiência e Pobreza de Walter Benjamin. Responsáveis: Priscila Fialho, estudante de graduação da UNIRIO e Prof. André Gracindo Pós-graduando da UFF
Sábado e Domingo
05 e 06/11/2011
Tarde
Horário: 14h - 16h
Teatro de Rua
Oficina desenvolvida e ministrada pelo Prof. Dr. Licko Turle (Pós-doutorando do PPGAC/UNIRIO)
Domingo
06/11/2011
Tarde
Horário: 14h - 16h
Laboratório de Teatro do Oprimido
Oficina desenvolvida a partir de técnicas do Teatro do Oprimido ministrada pela Mestranda do programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, Profª Gabriela Chiari
Sábado e Domingo
05 e 06/11/2011
Tarde
Horário: 16h- 18h
Performance
Oficina desenvolvida e ministrada pela graduanda de Licenciatura em Artes Cênicas Cintia Luando
Sábado e Domingo
05 e 06/11/2011
Noite
1º aula: 19h30h
O corpo e suas possibilidades
Oficina cujo foco é o corpo e suas possibilidades, ministrada pela graduanda Raquel Botafogo
Domingo
06/11/2011
Manhã
Horário: 9h30h -12h30h
Teatro de Animação
Oficina de teatro de animação com prof. Ms. Miguel Vellinho, CLA/UNIRIO – diretor da Cia. Pequod de Bonecos
Sábado
05/11/2011
Manhã e Tarde 10h às 13h e 14h às 17h

Nenhum comentário :

Postar um comentário