sábado, 5 de outubro de 2013

Bênção dos animais marca o Dia de São Francisco de Assis em Nova Friburgo

O mau tempo não atrapalhou a cerimônia, marcada pela fé e confraternização entre donos dos animais
O mau tempo não atrapalhou a cerimônia, marcada pela fé e confraternização entre donos dos animais

O Dia de São Francisco de Assis em Nova Friburgo contou com ampla programação religiosa em homenagem ao padroeiro dos animais e da natureza. A igreja dedicada ao santo, na Rua Duque de Caxias, recebeu um intenso movimento de fiéis durante todo o dia de ontem, 4, comprovando a grande popularidade do santo na cidade.

A exemplo de anos anteriores, o ponto alto da festa foi a bênção dos animais pelo padre Antônio Leão Ferreira. Cães de várias raças, além de gatos e pássaros, foram abençoados no pátio da igreja em dois horários: às 10h e às 15h. O mau tempo não atrapalhou a cerimônia, marcada pela fé e confraternização entre os donos dos animais.

O bom comportamento dos bichinhos durante a bênção também mereceu muitos elogios. "Os animais ficaram todos quietinhos e demonstravam estar felizes ao serem abençoados. Não abro mão de benzer minha cachorrinha, porque acho que isso ajuda a acalmá-la e traz mais saúde”, disse a devota Vera Lúcia de Souza Storck enquanto segurava a yorkshire Flor.

O Dia de São Francisco também incluiu na programação missa solene pelo bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso, seguida de procissão em louvor ao santo. As homenagens mostraram a importância de amar, respeitar e proteger os animais. 

Realizada no pátio da Igreja de São Francisco, a bênção reuniu bichinhos de várias raças, que se destacaram pelo bom comportamento

(Voz da Serra)

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Roubo de carros aumenta em Nova Friburgo

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) revelou aumento no número de furtos de veículos em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. Nos seis primeiros meses de 2013, já foram registradas mais de 90 casos. De acordo com o ISP, este é o maior registro desde 2009, em que foram 98 ocorrências do crime. Na época, a cidade tinha aproximadamente 74 mil veículos. Em 2013, o número ultrapassa 105 mil.
Para inibir a ação dos criminosos, a Polícia Militar tem intensificado o patrulhamento nas áreas de maior incidência. No Centro, onde há maior concentração de pessoas e veículos, os furtos são frequentes. Segundo a PM, os criminosos preferem furtar veículos mais antigos, com pelo menos dez anos de uso.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Pré-matrícula para creches e escolas municipais começa na segunda, 7 de outubro.

A Secretaria Municipal de Educação dá início na próxima segunda-feira, 7, à pré-matrícula 2014 para as creches e escolas municipais e também para os centros de educação infantil. No mesmo período serão aceitos pedidos de transferência de alunos da própria rede e da rede particular de ensino.
A inscrição poderá ser feita até o dia 14 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 16h, no Ginásio Pedro Jahara – o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea). Na área rural, a pré-matrícula será realizada diretamente nas escolas. No caso dos alunos antigos, a matrícula será renovada automaticamente, sendo que os pais deverão confirmar os dados para a renovação de acordo com data definida pela Secretaria de Educação.
A chefe do Setor de Estatística e Matrícula da Secretaria de Educação, Solange Gallo, alerta: não é preciso madrugar para fazer a pré-matrícula. “São 30 dias de inscrição, é desnecessário ir de madrugada para a fila, pois a vaga não está condicionada à ordem de inscrição Além disso, no caso de creche, caberá a uma comissão avaliar a situação de cada criança, para definir a destinação das vagas”, orienta.
Para facilitar a vida das famílias, as vagas são distribuídas de acordo com o endereço da criança. “A Secretaria de Educação sempre procura alocar os alunos na escola mais próxima de suas residências, para que estudem o mais perto possível de casa”, completa Adriana Machado, auxiliar administrativo do Setor de Estatística e Matrícula.
Documentos
Para as turmas de creche, berçário, jardim, pré I e pré 2, é preciso apresentar cópia da certidão de nascimento da criança, de comprovante de residência em nome do responsável, de comprovante de trabalho (pais ou responsável), do CPF do responsável e do comprovante de aluguel (caso tenha). Os beneficiários do Programa Bolsa Família deverão apresentar o número do NIS da criança. Caso a criança seja portadora de necessidades especiais, também deverá ser apresentado laudo médico original e atual (máximo 6 meses).
Para turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, os documentos necessários para a pré-matrícula são certidão de nascimento do aluno, CPF do responsável, declaração de escolaridade e comprovante de residência.
Para informações ou esclarecimento de dúvidas, os pais podem procurar o Setor de Estatística e Matrícula da Secretaria Municipal de Educação, que fica na Avenida Feliciano Sodré, 1083/2º andar, na Várzea, ou pelo telefone 2641-4590.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos, participam da Maratona de Língua Portuguesa



A Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino realizou sua Maratona de Língua Portuguesa com o tema “CORES, FORMAS, LETRAS E MOVIMENTOS: BRASILIDADE EM 200”, homenageando importantes artistas brasileiros nas avaliações elaboradas pela equipe docentes, como Vinicius de Moraes, Romero Britto e Luiz Gonzaga. Participaram estudantes dos cinco pólos da EJA: Centro Educacional Beatriz Silva (Barra), Centro Educacional Roger Malhardes (São Pedro), Escola Municipal Ginda Bloch (Alto), Escola Municipal Maçom Lino Oroña (Tijuca) e Escola Municipal Mariana Leite (Bonsucesso).
Formar bons leitores e produtores de textos, que saibam apreciar suas qualidades, encontrar e compreender informações escritas, além de expressar de forma clara e adequada à intenção comunicativa são os principais objetivos da Maratona de Língua Portugues da EJA. O programa também visa valorizar a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas, despertar o interesse pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte e desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
Os alunos de todas as etapas da EJA (1ª à 9ª) participaram da Maratona que foi dividida de seguinte forma: 1º segmento (1ª etapa à 5ª etapa): Prova Nível I – 1ª etapa;  Prova Nível II – 2ª etapa; Prova Nível III – 3ª etapa; Prova Nível IV – 4ª etapa; Prova Nível V - 5ª etapa.  2º segmento (6ª etapa à 9ª etapa): Prova Nível I – 6ª e 7ª etapas e Prova Nível II – 8ª e 9ª etapas. O primeiro segmento destacou a vida e obra de Luis Gonzaga e a trajetória artística de Romero Britto. As avaliações do segundo segmento foram elaboradas com textos de Vinicius de Moraes.

HOMENAGEM NA CÂMARA MUNICIPAL - Professor Lisardo. Indicação mais do que justa do presidente da casa, vereador Maurício Lopes

Sessão de Homenagens do dia 30 de setembro de 2013. O Professor Luiz Gonzaga Lisardo, um exemplo de carinho e dedicação a turma da terceira idade, foi indicado para receber o Voto de Congratulação pelo Presidente da casa, vereador Maurício Lopes. Trabalho notável que deveria ser incentivado por todos. A homenagem mais justa dos últimos tempos em Teresópolis. Parabéns Maurício pela indicação!

1ª COPA LEST EM TERESÓPOLIS - Futsal Sub-17

1ª COPA LEST EM TERESÓPOLIS - Futsal Sub-17

Estão abertas a partir de amanhã, 02/10, as inscrições para a 1ª Copa Leste organizada pela Liga das Escolas de Samba de Teresópolis. 


As inscrições permanecem abertas até o dia 11 e podem ser realizadas no Pedrão. 

Maiores informações na Secretaria de Esportes, no Pedrão. Taxa de inscrição: 200 reais.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Saúde divulga resultado da análise da água de treze fontes da cidade

Dando continuidade à vigilância da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado da análise microbiológica feita em treze fontes. De acordo com as amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes Judite e Amélia (Alto), Granja Guarani, Taumaturgo, Praça Taumaturgo, Sete Tanques (Rosário) e João Raposo (Tijuca), encontram-se impróprias para consumo.
Como a água das fontes pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde elas se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. A cloração é indicada porque o cloro, em dosagens corretas, elimina vários microorganismos causadores de doenças.
O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito mensalmente pela equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. O programa de controle da qualidade da água para consumo humano atende determinação do Ministério da Saúde. O acompanhamento deve ser periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.
 Resultado da análise
• Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo
• Fonte Fonte Santa – Própria para consumo
• Fonte Perpétuo – Própria para consumo
• Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo
• Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) – Própria para consumo
• Fonte da Saúde (Tijuca) – Própria para consumo
• Fonte Granja Guarani – Imprópria para consumo
• Fonte Judite (Alto) – Imprópria para consumo
• Fonte Amélia (Alto) – Imprópria para consumo
• Fonte João Raposo (Tijuca) – Imprópria para consumo
• Fonte Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo
• Fonte Praça Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo
• Fonte 7 Tanques (Rosário) – Imprópria para consumo
 *Tendo em vista os resultados, foi orientada a adoção das seguintes medidas: 1) Interdição das fontes impróprias e investigação de possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água; 2) Orientação aos usuários para que filtrem a água antes de beber, mesmo a das fontes que estão próprias para consumo; 3) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; 4) Informar a população sobre a potabilidade de cada fonte através da manutenção de placas indicativas.

FESO Pro Arte: Café Filosófico discute ‘felicidade’

“A felicidade no mundo contemporâneo” foi tema do segundo encontro da série Café Filosófico, que está abordando a questão da “Felicidade”. No dia 26 de setembro, no Salão Nobre do Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP), a professora Patrícia Estrella ministrou palestra sobre o tema, tendo a professora Tamine Elmôr como debatedora, para alunos da Universidade da Terceira Idade (UNIVERTI-FESO) e outros interessados. 
“A felicidade é um tema recorrente na filosofia, na arte, na música, na literatura. Mas, o que é a felicidade? É possível alcançá-la definitivamente? Nossa busca incessante por felicidade segue os parâmetros certos?”, indagou Tamine. Segundo ela, os Cafés Filosóficos deste ano buscam discutir a felicidade no mundo contemporâneo, “já que atualmente a sociedade de consumo nos transmite uma imagem do que seria esse estado de felicidade, mas também nos mostra que ela é esquiva e permanece como algo a ser atingido”.  


O próximo e último café da série neste ano será no dia 31 de outubro, às 15h, sobre “A Felicidade na Maturidade”. Mais informações no CCFP (Rua Gonçalo de Castro, 82, Alto), ou pelos telefones (21) 2644-5770 e (21) 2644-5762.

30º Batalhão da PM completa 10 anos em Teresópolis

Foto ilustrativa
Nesta sexta-feira, 27, aconteceu na sede do quartel, em Pimenteiras, a solenidade em comemoração ao aniversário de 10 anos do 30º Batalhão de Polícia Militar em Teresópolis. Durante o evento, que contou com a apresentação da Banda da PMERJ, foram entregues menção honrosa e prestadas homenagem a um grupo de policiais por atos de bravura.
O evento, que teve à frente o atual comandante do 30º BPM, tenente-coronel Márcio Lima, contou ainda com a presença, na mesa, do tenente-coronel Paulo Henrique – comandante operacional da PMERJ, do tenente-coronel Mário Fernandes – do 7º CPA (Comando de Policiamento de Área), do tenente-coronel José Augusto, do tenente-coronel Flávio Castro – comandante do 16º Grupamento de Bombeiros Militar em Teresópolis, bem como do vereador Serginho Pimentel – representando o Legislativo, e do secretário municipal de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz, representando a Prefeitura de Teresópolis.
A cerimônia também foi acompanhada pelo vereador Dárcio Andriolo – presidente da Câmara Municipal de São José do Vale do Rio Preto, além dos secretários municipais de Teresópolis, Geraldo Carvalho (Fazenda) e André de Mello (Meio Ambiente e Defesa Civil), além do Bispo Diocesano Dom Gregório Paixão, e do pastor Armando Cidaco representando o Copete (Conselho de Pastores de Teresópolis).
Os oficiais exaltaram a atuação do batalhão, que tem como área de abrangência os municípios de Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Carmo e Sumidouro. Foi destacado também o trabalho do 7° CPA, que registra níveis de criminalidade muito mais baixos do que os situados na capital e nas cidades da Baixada Fluminense.
Elevado a batalhão em 29 de setembro de 2003, o 30º Batalhão de Polícia Militar (30º BPM) é uma Organização Policial Militar (OPM) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e está subordinado ao 7º Comando de Policiamento de Área (7º CPA). Sediado no município de Teresópolis, é responsável ainda pelo policiamento dos municípios fluminenses de São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Carmo, com uma população em torno de 215 mil pessoas, em uma área aproximada de 1.565,9 km².

domingo, 29 de setembro de 2013

Papa doou 100 mil dólares para ajudar as vítimas afetadas pelos furacões no México

Papa no Vaticano no dia 27 de setembro (Foto:
Tony Gentile/Reuters)
G1 - O Papa Francisco doou US$ 100 mil (cerca de R$ 225 mil) para ajudar as vítimas afetadas pelos furacões Ingrid e Manuel no México, informou neste domingo a Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), por meio de seu site oficial. Os furacões já deixaram, desde meados de setembro, mais de 130 mortos, ao menos 50 desaparecidos e centenas de milhares de afetados.
Os recursos serão distribuídos por meio das dioceses das regiões afetadas, disse a CEM. Além dessa ajuda, canalizada através do Pontifício Conselho "Cor Unum", o pontífice havia dirigido uma mensagem de consolo e solidariedade ao México.
Furacões no México já causaram 130 mortes
 "Sua Santidade o Papa Francisco, profundamente entristecido ao saber das dramáticas consequências do furacão 'Ingrid' e da tempestade tropical 'Manuel' em sua passagem por esta amada nação, provocando vítimas, feridos e muitos danos materiais, e deixando sem lar muitas famílias, oferece fervorosas orações pelo eterno descanso dos falecidos", disse o telegrama enviado no dia 19 de setembro.