terça-feira, 23 de maio de 2017

NOVO PEDIDO DE COMISSÃO PROCESSANTE PROTOCOLADO NA CÂMARA - Denúncia é contra o prefeito Mario Tricano.


Mais uma servidora, a Sra. Marilda Branco Mendes, esteve hoje, na Câmara Municipal, para protocolar um novo pedido de abertura de Comissão Processante contra o prefeito Mario Tricano. O conteúdo do documento é o mesmo que serviu de base para a cassação do ex-prefeito Arlei Rosa.
O QUE É COMISSÃO PROCESSANTE - Uma comissão que se forma para apurar a veracidade dos fatos delituosos contidos na denúncia contra o acusado. A abertura da Comissão depende da votação em plenário da Câmara Municipal. Uma vez aceita a denúncia, o acusado é afastado do cargo por 90 dias. Findo o prazo para averiguações, a Comissão deve se manifestar pela condenação ou absolvição do acusado, que pode ter seu mandato cassado.

MANIFESTANTES ENCONTRAM PORTA DA PREFEITURA FECHADA (23/05) - O Prefeito e o secretário Raphael Teixeira, deixaram a prefeitura uma hora antes do horário marcado para a manifestação.


PORTAS FECHADAS - Com salários atrasados e sem poderem honrar compromissos financeiros, cerca de 100 servidores entre ativos e aposentados, fizeram concentração na porta da prefeitura, hoje, para reivindicar pagamento de salários, direitos adquiridos e denunciar prática de assédio moral, mas a ordem do prefeito foi fechar as portas da prefeitura e não atender ninguém.
DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES - Aos gritos de "fora Tricano", além de apontar irregularidades administrativas que estariam sendo cometidas pela gestão, os manifestantes permaneceram no local até as 14:00, quando assinaram o ponto e seguiram em direção as suas casas.
MEDO DE RETALIAÇÕES - Muitas referências foram feitas aos servidores que não comparecem mais aos eventos com medo de represálias por serem funcionários públicos, alvos fáceis, portanto, para o prefeito, que foi chamado várias vezes de "perseguidor" durante a manifestação.
A Polícia Militar e a Guarda Municipal foram chamadas para garantir a ordem no local, mas a manifestação foi pacífica.

INFORME CÂMARA MUNICIPAL 18/05 (quinta-feira) - Vereadores decidem pelo arquivamento da Comissão Processante.

Sessão tensa hoje na Câmara Municipal por conta da votação do pedido de abertura de Comissão Processante contra o prefeito Mario Tricano feito por uma funcionária aposentada. Após a leitura do documento (vídeo), o vereador Dede da Barra solicitou a mesa que a votação fosse nominal. Feita a votação, os edis rejeitaram o recebimento da CP por 11x1, sendo o voto do vereador Maurício Lopes o único discordante. Houve protesto contra a decisão de funcionários presentes a sessão.
CONVOCAÇÃO - Câmara decidiu convocar também para esclarecimentos a empresa Milano, responsável pelo fornecimento da merenda escolar. O 1º secretário, Vereador Jaime Medeiros, leu a convocação.
JUSTIFICATIVA DE VOTO - Nenhum vereador justificou o voto, já que após a votação a assistência começou a se manifestar de forma alterada, levando o presidente da casa, vereador Pedro Gil, a advertir sobre um possível encerramento da sessão.
MOÇÕES - Foram apresentadas algumas moções com predominância de pedidos para recolhimento de lixo, manutenção da iluminação pública e operação tapa-buracos, pedidos que vem se acumulando sem que providencias por parte do executivo venham sendo efetivamente tomadas.
LIMITE DE PRESENÇA - A diretoria da Câmara decidiu limitar o número de pessoas no interior do recinto para evitar que a sessão fosse tumultuada, causando protesto por parte de populares que não puderam assistir a sessão (foto).
SEGURANÇA - Além da segurança da Câmara, a polícia militar foi solicitada para garantir a ordem durante a sessão.
IMPRENSA - Vários órgãos de imprensa estiveram fazendo a cobertura da sessão, inclusive a Inter TV.