sexta-feira, 24 de abril de 2015

Academia Teresopolitana de Letras completa 54 anos com festa e homenagens



Foi realizada na noite da última terça-feira, 21 de abril, no teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, a cerimônia de comemoração dos 54 anos de fundação da Academia Teresopolitana de Letras (ATL). Dezenas de convidados prestigiaram o evento, que contou com homenagens, poesia, lançamento de livros, exposição e sarau.
Comandada pelo presidente da Academia, Delmo Ferreira, e tendo como mestre de cerimônias o artista plástico Israel Sartini, a noite foi recheada de momentos especiais, com a entrega de títulos, comendas e o Troféu Tiradentes. Anunciado pelo próprio presidente Delmo, foi agraciado com o título de Acadêmico Honorário o artista plástico Ronaldo Pereira Rego, que agradeceu a homenagem e discorreu sobre Coelho Neto, patrono da cadeira dada a ele.
Logo em seguida, foi a vez de três homenagens especiais, realizadas através da outorga da Comenda Presidente Arthur Dalmasso, criada em 2014 pela ATL. No segundo ano da premiação, foram agraciados a juíza Inês Joaquina Coutinho, a professora Marly Draeger e o artista plástico Ricardo Guarilha, coordenador de exposições e designer gráfico da Secretaria de Cultura de Teresópolis.

A juíza Inês Joaquina foi representada pela filha, Cassilda, que agradeceu a todos. Apresentada pela consagrada Neli Pampillon, a segunda homenageada, professora Marly Draeger, se emocionou ao relembrar sua carreira e agradeceu a honraria. Apresentado de forma inusitada pela acadêmica Sandra Pimentel, o artista plástico Ricardo Guarilha também se emocionou. “Só tenho a agradecer a todos aqui presentes, pessoas que me abriram portas e acreditaram no meu trabalho ao longo de todo este tempo. Sinto-me honrado com esta homenagem e emocionado por este grande reconhecimento ao meu trabalho”, comentou o designer Ricardo Guarilha.

Outro momento de destaque foi a entrega do Troféu Tiradentes 2015, anunciado pelo vice-presidente da ATL, Jorge Bragança, e entregue este ano ao renomado artista plástico Alexander Robin, de 96 anos.
A festa teve ainda o depoimento de Rosilene Furtado a respeito de Tiradentes, patrono da ATL. A acadêmica contou a história do inconfidente e apresentou dois de seus descendentes teresopolitanos, Maria Claudia e Marcio Vaz de Oliveira.
Presente ao evento, o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, parabenizou acadêmicos e homenageados pela festa.  “Parabenizo a ATL por seus 54 anos e tenho muito orgulho em estar aqui participando desta festa. Como secretário de Cultura, temos orgulho em abrigar a entidade e sediar em nossa unidade sua festa de comemoração, recebendo aqui tantos artistas e tantos talentos. É grande a importância da Academia na fundação de nossa história e todos aqui merecem os parabéns por seus esforços, que deixarão um enorme legado para nossas gerações futuras”, comentou, lembrando ainda o projeto Teresópolis Circuito de Imagens, que acaba de ser lançado pela Secretaria de Cultura e aborda, em sua primeira edição, justamente o inconfidente mineiro.
Presidente da ATL, Delmo Ferreira comemorou. “A Casa de Cultura é a casa da Academia. Não poderíamos estar em lugar melhor para comemorar o 54º aniversário da ATL e tivemos muito orgulho em realizar esta festa com homenagens significativas, em uma noite alegre, emocionante e feliz. Só temos a comemorar”, destacou.
A noite de comemoração pelos 54 anos da ATL contou ainda com a poesia de Vidocq Casas; o lançamento do livro ‘O Olho de Horus’, da escritora e acadêmica Renata Mello; o relançamento de livros de diversos acadêmicos; além de visita à exposição ‘50 anos de Desenvolvimento Nacional’, montada pelo Arquivo Nacional e a Secretaria de Cultura; e finalmente sarau poético e musical, com a participação de acadêmicos e convidados.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

TERESÓPOLIS CIRCUITO DE IMAGENS - Painéis e Totens temáticos abordando datas especais

A partir desta terça-feira, dia 21 de abril, poderão ser vistas pelas ruas da cidade os primeiros totens e painéis temáticos do Teresópolis Circuito de Imagens, um projeto desenvolvido pela Prefeitura que consiste em destacar, mensalmente, datas especiais relativas a nossa cultura e história.
A primeira edição do projeto aborda o tema ‘Caminhos da Liberdade’, lembrando o ativista político Tiradentes, sua passagem por Teresópolis e a herança familiar deixada por ele.
Além de Tiradentes, no mês de abril, outros temas já estão definidos para futuras homenagens, como as Mães, em maio; os Santos Festeiros, em junho; o Aniversário da Cidade, em julho; os Pais, em agosto; as flores da região na Primavera, em setembro; as Crianças, em outubro; e o Natal, entre novembro e dezembro.

Teresópolis ganha agência de crédito rural para agricultura familiar

 
        Agricultores de Teresópolis ganharam uma unidade de atendimento do Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol), inaugurada no último sábado, 18.04, no bairro Bonsucesso, 3º Distrito. A unidade visa atender o pequeno produtor rural, principalmente voltado para a atividade da agricultura familiar.
        De acordo com o diretor-presidente da Cresol Londrina (PR), Felisberto Cabreira, a meta é divulgar a marca em até um ano para atrair a adesão dos produtores rurais ao sistema, pois há receio em se cooperar. “Conversei com alguns e eles têm um pouco de dificuldade em se agrupar em cooperativa por consequência de uma experiência ruim no passado”, explicou Cabreira, cuja prática em cooperativismo no Sul do Brasil o fortalece para investir em Teresópolis. “Vamos fazer atendimento e visitas a campo, visitar o agricultor. A Cresol é uma ferramenta para ajudar o desenvolvimento do agricultor no campo”, garante.
        O presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, Maurício Lopes (PSL), prestigiou a inauguração desta unidade e destacou a iniciativa do vereador José Carlos da Estufa (PSDC) em trazer a Cresol para o Município. “Gostaria de parabenizar o vereador José Carlos da Estufa, como homem do campo que ele é. Ele se empenhou, foi até o Paraná conhecer a Cresol e fazer esta intermediação. Participei de algumas reuniões e acompanhei o trabalho”, destacou Lopes, lembrando também do vereador Fabinho Filé (PMDB).
        A Cresol vai oferecer técnicos para ajudar os agricultores a melhorar a produção através de financiamento do custeio das lavouras e aquisição de máquinas. “Eu acredito muito na Cresol. Ela é forte e vamos criar um grupo de trabalho para explicar tudo. Nada é feito de um dia para o outro. É uma semente. Aqui a meta é desenvolver a produção e fiscalizar a aplicação de recursos”, avisa José Carlos da Estufa (PSDC).
        “A gente que é do interior é carente desse atendimento. Vindo para somar, apoiar o produtor, facilita a vida do homem do campo. Vamos tentar uma unidade no 2º Distrito”, planeja o vereador Fabinho Filé (PMDB).
         Para o presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares David da Silveira Barbosa, com adesão de mais de dois mil agricultores, o produtor necessita de mais créditos. “Hoje, o agricultor trabalha com recursos próprios e Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).“
        Durante o evento, a presidente do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do RJ (Iterj), Elisabeth Mayumi Sone de Ribeiro, ressaltou a importância da regularização da terra neste processo junto à Cresol. “Estamos apoiando a produção rural e ajudamos na regularização fundiária.”     
        “É importante frisar que o homem do campo sofre com as instabilidades climáticas. Recentemente, passamos por um período de seca e muitos perderam parte das plantações. E também temos períodos de muita chuva. A Cresol veio para dar uma segurança, principalmente ao pequeno produtor da agricultura familiar, para não desistir do seu negócio. O povo do interior vai ser muito beneficiado e não tenho dúvidas que a Cresol só veio porque entendeu a importância da agricultura do nosso Município para o Estado do RJ”, afirma o presidente da Câmara, Maurício Lopes.