sexta-feira, 3 de maio de 2013

Liberdade de imprensa: Brasil é o terceiro país com mais jornalistas mortos.


O Dia da Liberdade de Imprensa foi comemorado nesta sexta-feira, 03. O Brasil, entretanto, não tem respeitado a autonomia dos profissionais do ramo. Só em 2013 quatro jornalistas já foram mortos. Em 2012, onze mortes foram registradas, quase o dobro de 2011, quando foram registrados seis assassinatos.
Segundo a Campanha Emblema para a Imprensa (PEC, na sigla em inglês), entidade que defende regras internacionais de proteção a jornalistas em zonas de guerra, o país é o terceiro com maior número de mortes de profissionais de imprensa durante o exercício da função. O Paquistão ocupa o primeiro lugar.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a cada semana pelo menos um jornalista morre no mundo em função de sua atividade profissional. Além disso, apenas um entre dez crimes contra trabalhadores da área é levado aos tribunais e punido.

Argentina lavando a alma: Mais de 250 pessoas já foram condenadas por crimes contra a humanidade durante a Ditadura Militar e 1800 estão sendo processados



 Mais dois foram condenados à prisão perpétua nesta sexta-feira por crimes contra a humanidade perpetrados na província de Jujuy durante a ditadura (1976-1983), informou a Suprema Corte de Justiça da Argentina.
O tribunal federal de Jujuy decretou a pena de prisão perpétua" contra Mariano Braga e José Bulgheroni, ambos ex-agentes de inteligencia do Exército, e 25 anos de detenção contra Antonio Vargas, ex-diretor penitenciário, segundo o Centro de Informação Judicial.
Os três eram julgados por homicídio agravado, privação ilegítima de liberdade e tortura contra 43 opositores.
A sentença provocou uma explosão de alegria entre as cerca de 30 mil pessoas reunidas diante do tribunal de Jujuy, revelou a imprensa local.
Desde a retomada dos julgamentos, em 2005, mais de 250 pessoas foram condenadas por crimes contra a humanidade durante a ditadura argentina, e atualmente correm processos contra 1.880 acusados, de acordo com o Centro de Estudos Legais e Sociais.
Durante o regime militar, mais de 30 mil pessoas desapareceram na Argentina, de acordo com organizações humanitárias.

Um resumo da luta pela implantação do PCCS de Teresópolis - Manifestação dos servidores na Câmara ontem, 02/05.


Vamos contar, de forma sucinta, a história da luta pelo Plano de Cargos e Salários do funcionalismo público de Teresópolis. Segundo a Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Andrea Pacheco, em gestões anteriores foi dito aos funcionalismo que havia um Plano de Cargos pronto para ser implantado, mas esse documento nunca foi tornado público como agora, ou seja, não se sabe se de fato ele chegou mesmo a existir. 

No Governo do prefeito cassado, Jorge Mário, um plano foi montado, mas, segundo Andrea, "estava cheio de absurdos". No ano passado, o prefeito Arlei se mostrou disposto a aprovar o plano e chegou a criar uma Comissão Mista para elaborar o documento, com a perspectiva de aprovação ainda no ano passado, mas, segundo Andrea, técnicos da prefeitura entenderam que o então prefeito interino não deveria aprovar nada antes das eleições, pois isso poderia ser interpretado de forma negativa pelo Tribunal e render como dividendo uma cassação por crime eleitoral, com o que ela nunca concordou. 
O prefeito, então, não teve como passar por cima do laudo da sua procuradoria, e prometeu aprovar o Plano logo no primeiro ano de seu mandato caso viesse a assumir novamente a Prefeitura. Neste ano de 2013, a luta tem sido pelo ajuste do plano, já que o impacto na folha pode ser desastroso caso isso não seja feito da forma mais coerente possível e de acordo com as reais possibilidades do município. 

Após uma nova reunião com o Prefeito e seus secretários, ficou acertado que seriam feitos os últimos ajustes para que o plano pudesse ser finalmente implementado. Ontem, quinta-feira, 02 de maio, o sindicato convocou uma passeata pacífica até a Câmara Municipal, para solicitar aos edis que assinassem um documento em que todos se comprometeriam a formar uma Frente Parlamentar para acompanhar o problema. Segundo Andrea, o presidente da Câmara, vereador Maurício Lopes, bem como os outros vereadores os receberam muito bem e se prontificaram a criar uma Frente Parlamentar para acompanhar o caso.
Logo que assumiu como prefeito interino, Arlei  surpreendeu a diretoria do Sindicato  
com uma visita inesperada. Segundo Andrea, foi a primeira vez que isso aconteceu.
No documento que os Edis assinaram, consta um prazo de espera de até 45 dias por parte do funcionalismo para que o problema seja resolvido, e , caso contrário, virá uma paralisação. Nesse momento (03/05, às 11:00) , a diretoria do Sindicato está se dirigindo a Prefeitura para mais uma reunião, com a esperança de que todos os pontos críticos sejam equacionados e a aprovação possa ser feita. A matéria continua após a reunião.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Bailarinos dançam na rua para comemorar Dia Internacional da Dança



No último sábado, 27 de abril, uma ação diferente chamou a atenção do público no centro da cidade. É que bailarinos da Companhia Dançarte, com apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, realizaram pelo segundo ano consecutivo o 'Quem dança é mais feliz', uma ação em comemoração ao Dia Internacional da Dança (29 de abril).
 Entre 15h e 17h do sábado, bailarinos da Companhia Dançarte se revezaram no sinal de trânsito localizado no fim da Avenida J. J. Araújo Regadas e realizaram intervenções a cada vez que o semáforo fechava, apresentando ao público, em plena avenida, diversas pequenas coreografias de dança. Cada vez que o sinal ficava vermelho, a equipe entrava em ação, devidamente caracterizada, e apresentava uma coreografia diferente, mostrando um pouco de cada modalidade de dança, como balé, jazz e até mesmo dança de rua.
 “Esta foi uma forma diferente que encontramos para comemorar o Dia Internacional da Dança, marcando a data com uma atividade agradável e rápida, que chamou a atenção, divulgou nosso trabalho e ainda serviu para estimular as pessoas a ingressar na modalidade artística”, explica a professora Hebe Otto, diretora da Companhia Dançarte, que coordenou o evento. “Foi uma ação simples, praticamente sem custo, mas que marcou a data de forma bastante forte e significativa. Quem viu, certamente aplaudiu a ideia”, comentou o secretário Wanderley Peres.

Senadores declaram apoio a suspensão de projeto que restringe a ação de novos partidos

Um grupo de senadores esteve no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (30) para declarar apoio à decisão liminar do ministro Gilmar Mendes que suspendeu a tramitação do projeto de lei que restringe o acesso dos novos partidos ao tempo de rádio e TV no horário eleitoral e também aos recursos do fundo partidário (PLC 14/2013). A decisão do ministro, tomada na semana passada, atendeu a mandado de segurança impetrado pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que considera a proposta inconstitucional.

Jovem paulista assalta banco para encontrar seu pai no presídio


Após discutir com a mãe por ter chegado em casa às 4 horas da madrugada, o operário Mauro Silva Primo, de 19 anos, arrombou um banco, furtou dinheiro dos caixas e esperou a chegada da Polícia Militar. Sua intenção era ser preso para encontrar com o pai, que está detido num presídio estadual. O caso aconteceu nessa quarta-feira, dia 1º, em Iacri, no interior de São Paulo.

Ele usou um bloco para quebrar o vidro e entrar na agência do Bradesco da cidade. Retirou R$ 360,00 e um pacote de moedas, com R$ 29,95, de um dos caixas. O alarme soou, mas mesmo assim ele permaneceu na agência. Antes da prisão, a situação quase saiu do controle porque a polícia pensou, em um primeiro momento, que o celular e uma mochila do rapaz pudessem ser explosivos.
No celular estava a namorada de Primo, acompanhando tudo em tempo real. "Ele foi contando tudo para a namorada. Disse que tinha brigado com a mãe", contou Gildavio Rodrigues Moreira, presidente do Conselho Municipal de Segurança de Iacri, que acompanhou o caso. Segundo Moreira, Maurinho nunca teve passagem pela polícia e sempre foi considerado um rapaz educado e trabalhador. "Maurinho sempre foi um exemplo de pessoa, até há pouco tempo trabalhava na igreja da cidade e hoje, numa fábrica de ração de Bastos", disse. "Não sei como pôde fazer uma loucura dessas."
Segundo ele, a mãe de Maurinho, Márcia Roberta Barbosa, contou que nos últimos tempos o filho começou a chegar tarde e a andar com más companhias. Na madrugada desta quarta-feira, ao ver que o filho chegar em casa por volta das 4 horas da madrugada, se revoltou e teve uma discussão áspera com o rapaz. Pelo crime de furto, Maurinho foi levado à Cadeia Pública de Lutécio, de onde deve ser removido nesta quinta-feira, 2, para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá, onde seu pai se encontra preso pelo crimes de estelionato e furto.


DIA DE FESTA NA PRAÇA OLÍMPICA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO TRABALHADOR.

Grupos de animação infantil abriram a festa na Praça Olímpica em comemoração ao Dia do Trabalhador. Tivemos depois a apresentação do Grupo de Dança de Rua Top Street Dance. Diversão garantida para as crianças e também para os pais. Grupos musicas como o Quintal do Céu e a banda Comadre Davilla,  se apresentaram mais tarde. Clique nas fotos para aumentar. Abaixo, entrevista com o Secretario de Cultura de Teresópolis, Wanderley Peres. Veja os vídeos.





VÍDEOS
Grupo Top Street Dance

Elisa dançando: sensualidade no break             

Apresentação do palhaço Ozair Pirilim
Um show à parte!
                          


        

quarta-feira, 1 de maio de 2013

TROFÉU TRABALHADOR DO ANO HOMENAGEIA PROFISSIONAIS DE VÁRIOS SEGMENTOS NA CASA DE PORTUGAL


Clique na foto para aumentar.
 O Troféu Trabalhador do Ano foi criado em 1998 pela Comissão Municipal de Emprego, que foi fundada no ano anterior com o objetivo de apresentar projetos, programas e medidas a órgãos públicos e entidades não governamentais visando à geração de emprego e renda e ao combate ao desemprego. 


Em 2010, devido a sua importância, a comissão foi transformada no Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, que é formado por representantes do Poder Público, dos trabalhadores e dos empregadores. 


Em 1998, foi criado o Troféu Trabalhador do ano, como forma de valorizar os profissionais que mais se destacaram nas suas respectivas funções. 


É um evento que agrada em cheio a todos, e termina com coquetel de confraternização oferecido pelo próprio Conselho e empresas locais. Este ano, tivemos como Mestre de cerimônia o professor Péricles Itamar, Diretor do CETEPRO.

PARA VER O ÁLBUM DE FOTOS DO EVENTO, CLIQUE AQUI.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Prefeitura e Sindicato estudam ajustes finais para implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores


Na manhã desta terça-feira, 30, o Prefeito Arlei, recebeu em seu gabinete a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis, Andréia Pacheco, para discutir a implantação do PCCS – Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Antiga reivindicação dos funcionários do município, o plano vem sendo elaborado há algum tempo e necessita de ajustes para ser implantado. 
Participaram da reunião os secretários municipais, Geraldo Carvalho, da Fazenda, Fábio Cunha, do Controle Interno, Leonardo Vasconcelos, da Educação e Carlos Tucunduva, da Administração. Pela diretoria do Sindicato participaram ainda: o tesoureiro, Rogério Araújo, a delegada Andréia Veríssimo, o diretor jurídico, Robson Abreu, e os conselheiros Davi Pacheco e Tânia Gauller, além do Dr. Benedito, diretor da área de saúde do Sind-PMT.
Vários pontos do PCCS foram discutidos entre secretários e diretores do Sind-PMT. Em alguns temas apresentados foram levantadas divergências que precisam ser adequadas para que o plano seja colocado em vigor.
O Prefeito Arlei novamente se mostrou disposto a aprovar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores Públicos Municipais, uma de suas plataformas de campanha, lembrando que o mesmo já fora discutido em outras ocasiões. “Nossa meta é a aprovação, o mais rápido possível, do PCCS. Estamos estudando junto às secretarias e em conjunto com o Sind-PMT, a forma mais correta de fazermos a aprovação da lei na Câmara Municipal, para que tudo seja feito de acordo com as possibilidades”, afirmou o Prefeito.
A diretora do Sind-PMT, Andréia Pacheco, lembrou que o plano é um antigo sonho de todo o funcionalismo e que o Prefeito Arlei, transformando o mesmo em lei, certamente entrará para a história da nossa cidade. “Fiquei muito contente com a posição do prefeito na reunião. O PCCS é o maior desejo de todos nós funcionários municipais e esperamos que depois de longos anos, tenhamos o plano aprovado. O Prefeito Arlei manifestou interesse em aprovar, mas para isso temos que ajustar, ainda, alguns detalhes administrativos”, disse Andréia, lembrando ainda que o Sind-PMT, estará fazendo nesta quinta-feira, 2, uma passeata pacífica.
O secretário de Controle Interno, Fábio Cunha, afirmou que são poucos os detalhes que separam, hoje, o plano dos funcionários. “O plano precisa ainda de alguns ajustes para ficar dentro da realidade do município”.
Uma nova reunião ficou definida para a próxima sexta-feira, 03, a partir das 10 horas no gabinete do Prefeito Arlei, para que as adequações possam ser feitas com a participação das equipes técnicas, tanto do lado do sindicato como também do poder público. No encontro, também será definida a data em que o Projeto de Lei será enviado à Câmara para apreciação por parte do Poder Legislativo. 

Prefeito de Teresópolis é eleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos


Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 30, na Prefeitura de Teresópolis, o Prefeito Arlei de Oliveira Rosa foi escolhido para presidir o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos – Serrana I, e para vice-presidente, o Prefeito da cidade do Carmo, Odir Gonçalves Ribeiro.
Durante a reunião foi designado os membros da diretoria executiva e também assinado o primeiro termo aditivo ao contrato, autorizando o ingresso do Governo do Estado, consolidando a implementação do consórcio. O encontro reuniu, além dos prefeitos, representantes dos municípios associados e o Superintendente de Políticas de Saneamento da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), Victor Zveibil.
A implantação do consórcio firmado entre os municípios de Teresópolis, Carmo, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto, objetiva o tratamento e a gestão integrada dos resíduos sólidos produzidos pelas quatro cidades e despejados no Aterro Sanitário do município. A iniciativa atende ao Programa Pacto pelo Saneamento – Lixo Zero, da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA).
Além de reduzir os custos de operação do Aterro Sanitário, a oficialização do consórcio intermunicipal estreita ainda mais a parceria entre as quatro cidades em outras iniciativas ambientais, e também rende para Teresópolis e os outros três municípios o aumento do repasse de recursos do ICMS Verde.
Para o Prefeito Arlei, além do compromisso assumido junto ao Ministério Público, a cidade será beneficiada com mais recursos para a administração do aterro. “O município de Teresópolis, que já recebe o lixo dessas outras três cidades, terá agora, através do consórcio, que estipula um contrato de rateio, ainda mais condições de zelar pela manutenção do Aterro Sanitário”, salientou Arlei.

Governador de Pernambuco passa a frente de Dilma e destina 100% dos royalties do pré-sal para a Educação

Governador sancionou a lei 14.960/13 nesta terça-feira (30) na presença
de estudantes. Foto: Aluisio Moreira
O governador Eduardo Campos (PSB) assinou nesta terça-feira (30) a Lei 14.960/13 que destina 100% dos royalties do pré-sal para áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação no estado. O anúncio foi feito um dia depois de a presidente Dilma Rousseff (PT) reafirmar que vai destinar recursos dos royalties para as mesmas áreas. Segundo o socialista, a decisão já havia sido anunciada por ele na bienal da União dos Estudantes Secundaristas (Une) e foi bem aceita pelos movimentos estudantil e social. Atualmente, disse o governador, R$ 15 milhões dos royalties do petróleo recebidos pelo estado já são destinados à educação.

O governador fez questão de dizer também que Pernambuco foi o primeiro estado a tomar a iniciativa de destinar os recursos dos royalties para educação. “E tomamos essa decisão com a Une e com os movimentos sociais que lutam por esses recursos, que são recursos finitos, tenham um destino importante para o futuro da nação”, destacou.

Ele afirmou que o objetivo do projeto é de evitar os erros cometidos por outros países que, na sua opinião, não souberam aproveitar o boom do petróleo para investir em áreas como a educação. “Não iremos usar os recursos em custeio, em despesas ruins. Queremos investir em programas que ajudem no equilíbrio social do estado”, frisou. “A riqueza do pré-sal precisa ser entendida como um ponto de unidade. Não podíamos fazer do debate dos royalties um debate de dividir os brasileiros”, criticou o socialista.


(O Diário de Pernambuco)

TRIATLETA É ATROPELADO POR ÔNIBUS E MORRE NA ORLA DE IPANEMA (RJ)


O dentista e triatleta Pedro Nikolay, 31 anos, morreu na manhã desta terça-feira na orla da praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, depois de ter sido atropelado por um ônibus na esquina da avenida Vieira Souto com a rua Henrique Dumont. O acidente ocorreu por volta das 6h, quando Pedro treinava com um grupo de cerca de 20 ciclistas.
Segundo a polícia, testemunhas afirmam que um ônibus da linha 433 (Leblon-Vila Isabel) foi o responsável pelo atropelamento. Ele teria passado um sinal vermelho e não parou para oferecer socorro. Os bombeiros chegaram depois de 20 minutos, levaram Pedro para o Hospital Miguel Couto, na Gávea, mas o triatleta não resistiu a fraturas múltiplas e uma perfuração do pulmão.
Pedro Nikolay era solteiro e não tinha filhos. O acidente está sendo investigado pela 14ª Delegacia de Polícia (Leblon), que vai tentar identificar o motorista que causou o acidente, segundo informou o plantão da DP. 
A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, informou que notificou o consórcio Intersul para que identifique imediatamente o veículo e o motorista que teria ocasionado o acidente. s e estruturas da prefeitura para auxiliar nas investigações e no inquérito policial.

Capoeiristas realizam mais um ENTOBE - Encontro de Tocadores de Berimbau, em Teresópolis

ENTREVISTA COM MESTRE SORRISO ANTES DO EVENTO

ENTOBE VÍDEO 1

ENTOBE VÍDEO 2

ENTOBE VÍDEO 3

ENTOBE VÍDEO 4 TRECHO DA RODA FINAL

Homem morre ao tentar atravessar um rio pendurado pelo cabelo


Sailendra Nath Roy teve uma parada cardíaca ao ficar suspenso apenas pelo cabelo em um cabo que atravessava um rio da Índia.

Observado por centenas de pessoas, o homem ficou preso na metade de um cabo de 180 metros que ligava o rio de uma margem à outra. 

Essa não foi a primeira vez em que ele fazia a travessia. Tentava quebrar o próprio recorde da travessia de 2011.


DEVOTOS DE SÃO JORGE REALIZAM 1ª CARREATA DE LOUVOR AO SANTO EM TERESÓPOLIS

 
Foi no último dia 27, sábado, que os devotos do santo  realizaram sua carreta para saudar o ícone da sua fé. São Jorge é um santo da Igreja católica que acabou sincretizado na Umbanda com o Orixá Ogum. A fé em São Jorge é muito propagada e faz parte da vida de pessoas muito conhecidas como o 
cantor Zeca Pagodinho, que tem uma imagem enorme na varanda da sua casa. A realização da carreata, vem dar celebração a um valor muito importante no Brasil que é a liberdade religiosa, tema que, infelizmente, ainda precisa ser muito discutido por aqui. "Não são poucos os casos de intolerância religiosa protagonizados no Brasil por segmentos fanáticos", diz a umbandista Lilian Duarte, organizadora da carreata. Representantes de Religiões afro-brasileiras, que tem sido alvo de extensa campanha difamatória por parte de religiosos radicais, vêem nessa carreata um símbolo de liberdade e justiça.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

TROFÉU TRABALHADOR DO ANO ACONTECE NESTA QUARTA, 1º DE MAIO


Acontece nesta quarta-feira, 1º de Maio, a entrega do Troféu Trabalhador do Ano 2013, às 19h, na Casa de Portugal (Av. Lúcio Meira, 850 – Várzea). Criado há 15 anos para valorizar os profissionais que se destacam em suas áreas de atuação, o prêmio será entregue a 50 homenageados de várias categorias. A iniciativa é do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, e conta com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.
“Parabenizo todos os profissionais pela passagem de mais um Dia do Trabalho, especialmente os trabalhadores homenageados. Nossa Secretaria está sempre de portas abertas para atendê-los”, disse Antonio Carlos Moura, Secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.
O Troféu Trabalhador do Ano foi criado em 1998 pela Comissão Municipal de Emprego, que foi fundada no ano anterior com o objetivo de apresentar projetos, programas e medidas a órgãos públicos e entidades não governamentais visando à geração de emprego e renda e ao combate ao desemprego. Em 2010, devido a sua importância, a comissão foi transformada no Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, que é formado por representantes do Poder Público, dos trabalhadores e dos empregadores.

domingo, 28 de abril de 2013

Manifestação em São Paulo pede a redução da maioridade penal.

Parentes e amigos de pessoas que foram mortas em crime cometidos por adolescentes fizeram um protesto na Avenida Paulista para pedir a redução da maioridade penal. Os manifestantes saíram em caminhada, por volta das 14h, até a Praça Charles Miller, no Estádio do Pacaembu. De acordo com a Polícia Militar, 4 mil pessoas participaram do ato, que se encerrou às 16h. A atividade foi organizada pelo movimento Por um Belém Melhor, que reúne moradores do bairro da zona leste onde o estudante Victor Hugo Deppman, 19 anos, foi morto durante um assalto em frente à casa dele.
O caso trouxe à tona o debate de revisão da maioridade penal, porque o assaltante era um adolescente de 17 anos que, dias depois, completou 18. Como era menor de idade, ele cumprirá medida socioeducativa.
“Se o menor cometeu um crime, independente da idade, precisa responder pelo crime que cometeu. Precisamos mudar alguns pontos da legislação, como a maioridade penal, e, principalmente , cumprir as leis que já existem”, diz o empresário Luiz Carlos Modugno, 43 anos, presidente do movimento. Ele defende que seja feito um plebiscito para que a população opine sobre a questão.
Para Demerval Riello, 44 anos, padrinho de Victor Hugo, o envolvimento da família nesse movimento é uma forma de impedir que a morte do sobrinho seja em vão.
“Essa é nossa bandeira hoje. É o que a gente está se apegando para que a morte dele tenha um significado. É preciso acabar com a impunidade e que a pessoa, independente da idade, seja julgada pelo crime que cometeu”, disse.
(Agencia Brasil)

Campeão Jon Jones vence o falastrão Sonnen no primeiro round e mantém o cinturão



Reunião entre Prefeitos e Ministério Público decide a gestão de Volta do Pião


Os prefeitos de Teresópolis, Sumidouro, Sapucaia e São José do Vale do Rio Preto, juntamente com representantes do Ministério Público Estadual, se reuniram nesta quarta-feira, 24, no gabinete do Prefeito Arlei. Na pauta, o inquérito envolvendo a localidade de Volta do Pião, que geograficamente pertence aos quatro municípios, dificultando sua gestão. O objetivo principal do encontro foi a definição da competência territorial e das responsabilidades quanto a prestação dos serviços públicos. A próxima reunião foi agendada para o dia 24 de maio.
O objetivo principal do encontro foi a definição da competência territorial e das responsabilidades quanto a prestação dos serviços públicos, em especial a coleta do lixo, o tratamento de esgoto sanitário e o abastecimento e qualidade da água. Avançando nas negociações, as Promotoras de Justiça Anaíza Helena Malhardes, responsável por Teresópolis e Sumidouro, e Zilda Januzzi Beck, por Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto, sugeriram aos prefeitos a realização de um plebiscito para que os moradores decidam a qual município consideram pertencer. 

PROJETO "UNIFESO livre do tabaco" segue com campanhas educativas


O estudante Vinícius Giori Ferrão, do curso de Medicina, apresentou no dia 21 de fevereiro, para uma banca na qual estavam presentes as professoras Verônica Santos Albuquerque, Reitora; e Katiuscia Antunes, Diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e membros diretores da Liga de Oncologia Multidisciplinar de Teresópolis (LOMT): Flávia Abílio Almeida, Aline Santos Amorim e o professor José Alberto Telles Falcão (coordenador da LOMT). O objetivo do projeto é desenvolver campanhas educativas para proteger a saúde dos funcionários e alunos dos perigos comprovados do fumo passivo e ativo, tornando a instituição 100% livre do tabaco.
O trabalho foi divido em três etapas: a primeira consiste na criação e divulgação de uma portaria interna e a normatização da abordagem dos fumantes; na segunda será formada uma comissão executiva para programar e fiscalizar o projeto; e a terceira etapa é a realização das diversas ações por parte da comissão executiva, que podem ser educativas ou punitivas. De acordo com Vinícius Ferrão, que será um dos estudantes responsáveis pelo projeto, o UNIFESO seria a primeira instituição no Estado do Rio a ter um projeto como este. Segundo ele, “dentre as instituições de ensino superior do Rio, um projeto similar foi criado dentro da UERJ, no entanto não chegou a ser realizado”.                     
Vinícius diz ainda que “o projeto "UNIFESO Livre do Tabaco" é integrado por vários pequenos projetos a serem realizados na Instituição. Um desses projetos foi aprovado pelo Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão - PICPE/2013, intitulado ‘Tratamento de funcionários, docentes e discentes tabagistas do Campus Sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)’”. A equipe está convocando os funcionários e estudantes para participar da comissão e ajudar na campanha “UNIFESO Livre do Tabaco”.

ARTISTAS DE RUA SE MULTIPLICAM NOS SINAIS DE TERESÓPOLIS

Artistas de rua com notável trabalho estão se multiplicando nos sinais da cidade de Teresópolis. A maior arte vindo de países da América Latina. Uma arte que se desenvolve na simplicidade mas que encanta pela beleza e habilidade demonstradas. Segundo nos disseram, o objetivo é percorrer todo o país fazendo sempre a mesma coisa: se apresentando nos sinais. Com isso, dizem eles, "conseguimos ganhar a vida de uma forma divertida". Christian, o artista nesse vídeo, é Argentino.


FAIXA NA CALÇADA DA FAMA CHAMA A ATENÇÃO PARA A QUESTÃO AMBIENTAL

Consciência cidadã é uma virtude ainda embrionária na cidade de Teresópolis. Aqui, muitas pessoas ainda guardam o hábito de se preocupar pouco com o meio ambiente, e achar que uma sacola plástica jogada dentro de um rio, ou uma bolsa de lixo atirada na rua, não fazem tanto mal assim. Já falamos disso várias vezes aqui mostrando os perigos envolvidos, tanto na área de poluição ambiental quanto na de prevenção de enchentes. Quando vimos uma faixa com a inscrição "Chega de lixo nas ruas...vamos despoluir nosso rios!!!..", colocada dos dois lados da ponte que cruza a Calçada da Fama, ficamos felizes por poder aplaudir iniciativas que tendem a remodelar essa mentalidade e aumentar a reflexão sobre questões de ordem ambiental. Clique nas fotos para aumentar.