terça-feira, 30 de abril de 2013

Prefeito de Teresópolis é eleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos


Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 30, na Prefeitura de Teresópolis, o Prefeito Arlei de Oliveira Rosa foi escolhido para presidir o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos – Serrana I, e para vice-presidente, o Prefeito da cidade do Carmo, Odir Gonçalves Ribeiro.
Durante a reunião foi designado os membros da diretoria executiva e também assinado o primeiro termo aditivo ao contrato, autorizando o ingresso do Governo do Estado, consolidando a implementação do consórcio. O encontro reuniu, além dos prefeitos, representantes dos municípios associados e o Superintendente de Políticas de Saneamento da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), Victor Zveibil.
A implantação do consórcio firmado entre os municípios de Teresópolis, Carmo, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto, objetiva o tratamento e a gestão integrada dos resíduos sólidos produzidos pelas quatro cidades e despejados no Aterro Sanitário do município. A iniciativa atende ao Programa Pacto pelo Saneamento – Lixo Zero, da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA).
Além de reduzir os custos de operação do Aterro Sanitário, a oficialização do consórcio intermunicipal estreita ainda mais a parceria entre as quatro cidades em outras iniciativas ambientais, e também rende para Teresópolis e os outros três municípios o aumento do repasse de recursos do ICMS Verde.
Para o Prefeito Arlei, além do compromisso assumido junto ao Ministério Público, a cidade será beneficiada com mais recursos para a administração do aterro. “O município de Teresópolis, que já recebe o lixo dessas outras três cidades, terá agora, através do consórcio, que estipula um contrato de rateio, ainda mais condições de zelar pela manutenção do Aterro Sanitário”, salientou Arlei.