sexta-feira, 18 de setembro de 2015

MAIS UM PRÊMIO PARA A EDUCAÇÃO DE TERESÓPOLIS - EM Acliméia de Oliveira Nascimento foi a única selecionada em todo o Estado do Rio de Janeiro

A Equipe gestora da Escola Acliméa participa do evento em
São Paulo onde a unidade foi nomeada Escola Transformadora. 

Ao centro (blusa branca), a diretora da unidade Luciana Pires.
A organização internacional Ashoka, instituição sem fins lucrativos que desenvolve projetos na área de inovações sociais, e o Instituto Alana, organização da sociedade civil que tem como missão “honrar a criança”, nominaram em um evento realizado em São Paulo, nos dias 15 e 16 de setembro, a Escola Municipal Professora Acliméa de Oliveira Nascimento como Escola Transformadora. A unidade escolar foi a única selecionada no Rio de Janeiro e faz parte de um seleto grupo de 200 escolas em 28 países a receber esse título.

“A Acliméa é nossa primeira escola em tempo integral, onde se prioriza a aprendizagem ativa, a valorização da autoria dos alunos e o estímulo a diferentes linguagens e formas de expressão. É muito importante sabermos que o trabalho que desenvolvemos, mesmo com todas as dificuldades e obstáculos, foi reconhecido e agora servirá para inspirar boas práticas em outros centros de ensino dentro e fora do Brasil. Temos muito orgulho de todos os funcionários, educadores, familiares e alunos envolvidos neste contexto”, enalteceu o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos. 

Para a professora Carla Rabello, diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, o título é resultado de um trabalho inovador. “É preciso agradecer a todos que fazem ou já fizeram parte do processo de concepção desta unidade. Às vezes se pensa que é preciso muita coisa para mudar o panorama de uma escola, mas na prática, o comprometimento dos professores e equipe, o apoio da família e uma boa dose de ousadia produzem resultados surpreendentes”, comemorou Carla.

Como Escola Transformadora, além do reconhecimento internacional, a unidade escolar receberá destaque e divulgação de suas boas práticas tanto em nível nacional, como internacional em diferentes mídias, podendo assim compartilhar histórias, desafios e planos, assim como iniciar uma relação colaborativa entre os estabelecimentos  integrantes da rede. 

A Escola Municipal Professora Aclimea de Oliveira Nascimento é a primeira unidade de tempo integral da rede municipal de ensino. Localizada no bairro de São Pedro, atende alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. Pela manhã, os estudantes têm aulas para a sistematização do conhecimento. Já o turno da tarde é dedicado às pesquisas e assuntos de interesse.