quarta-feira, 29 de maio de 2013

Programação para a Semana do Meio Ambiente em Teresópolis inicia na segunda-feira e conta com muitas apresentações e eventos


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil preparou uma extensa programação para comemorar a Semana do Meio Ambiente. Na segunda-feira, 3 de junho, será realizada a formatura da primeira turma do curso de formação de Agentes Ambientais Comunitários Voluntários, às 17h30, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea).
O programa tem a finalidade de incentivar a participação voluntária de qualquer pessoa, maior de 18 anos, interessada em atividades de educação ambiental, proteção e preservação dos recursos naturais. O Agente Ambiental Comunitário Voluntário poderá identificar e denunciar, na comunidade onde mora, questões como desmatamento, construções em áreas de preservação, focos de incêndio e descarte inadequado de lixo, entre outras situações. A aplicação das penalidades aos infratores caberá à Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil. 
Na terça-feira, dia 4, haverá a apresentação do documentário ‘O que foi isto?’, sobre a tragédia natural de janeiro de 2011 na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. De autoria de Alexandre Toscano e Ivonilton Fontan, e Produção da TABV, o filme será exibido às 19h no Teatro do SESC (Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea). A realização é do Fórum Agenda 21 Teresópolis, com apoio do SESC Teresópolis.
Na quarta, 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, será realizado um grande evento na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, para comemorar o Dia do Meio Ambiente. Das 9h às 17h haverá peças de teatro, apresentação de grupos musicais, distribuição de material educativo e de mudas de plantas da mata nativa. As atividades acontecerão em estandes montados na praça, com exposição de projetos e campanhas ambientais realizados por empresas e organizações não governamentais ligadas ao meio ambiente.
Na quinta-feira, 6, acontecerá um mutirão de limpeza no trecho do Rio Paquequer que corta a comunidade da Ilha do Caxangá, no Alto, a partir das 9h. A ação contará com a participação das secretarias municipais de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cultura e de Obras e Serviços Públicos, e mobilizará ainda moradores, o Fórum da Agenda 21 e estudantes da rede municipal de ensino.

Nenhum comentário :

Postar um comentário