sábado, 20 de outubro de 2012

Atenção Comunidade Portuguesa em Teresópolis: dia 26, na Casa de Portugal, período de permanência consular para atendimento e serviços.


Com o objetivo de facilitar o atendimento de portugueses e descendentes que vivem no município e cidades vizinhas, no dia 26 de outubro a Casa de Portugal de Teresópolis vai sediar um Posto de Permanência do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro. A parceria foi anunciada pelo Cônsul Nuno de Mello Bello em recente visita à cidade.
De acordo com Hebe Otto, presidente em exercício da Casa de Portugal, Teresópolis é pioneira nesta iniciativa. “Para nós é uma alegria e grande honra, porque a nossa Casa foi escolhida como a primeira do Estado do Rio de Janeiro a ter um posto consular. Vamos atender também toda a Região Serrana e as cidades do nosso entorno”.
Presidente da Casa de Portugal Hebe Otto e
presidente do 
Conselho Deliberativo João Telles
Das 10h às 16h, o consulado móvel oferecerá vários serviços, como solicitação e entrega do Cartão do Cidadão, passaporte, recenseamento eleitoral, recebimento de documentação para o registro civil e legalizações. Caso a demanda seja muito grande, outras datas de atendimento serão disponibilizadas.
O Posto de Permanência evitará o deslocamento dos interessados até o Rio de Janeiro, como destaca João Telles, presidente do Conselho Deliberativo da Casa de Portugal. “Esse posto objetiva basicamente manter as pessoas em Teresópolis e na Região Serrana, de forma que não tenham que viajar para o Rio de Janeiro. E os atendimentos são os mesmos prestados no Consulado”.
A comunidade portuguesa deve estar atenta, pois antes de solicitar qualquer serviço, o interessado deve consultar o site do Consulado. Para ir ao site do consulado clique AQUI e obtenha informações sobre a documentação necessária e o pagamento de taxas. Depois, o atendimento deverá ser agendado pelo telefone (21) 3231-7283 ou pelo e-mail permanenciasconsulares@rio.dgaccp.pt.
A Casa de Portugal de Teresópolis fica localizada na Avenida Lúcio Meira, 850, na Várzea, e o telefone de contato é (21) 2742-1505.