segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Teresópolis: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa no dia 15


Com o tema ‘Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza’, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá diversas atividades de divulgação científica em todo país, no período de 15 a 21 de outubro. Em Teresópolis, a Prefeitura e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) vão promover uma série de ações pela cidade, como oficinas, palestras, exibição de vídeos, exposições, workshops, feira de ciências e mesa-redonda. As atividades acontecem na Praça Olímpica e no ginásio Pedrão, no Centro, no Unifeso, no Alto, entre outros locais. A programação pode ser conferida no site semanact.mct.gov.br.
Teresópolis vai receber a carreta da Fiocruz, que contempla uma cidade por edição da semana nacional. O veículo traz um planetário, possibilitando aos visitantes a visualização dos planetas e um equipamento que simula a ação da gravidade. O público poderá interagir em cerca de 20 experimentos relacionados à Química, Física e Biologia, e a carreta também se transforma em auditório multimídia para realização de palestras e exibição de vídeos.
“O evento tem como objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Alunos das escolas municipais terão a oportunidade de participar de diversas atividades, o que estimula o pensamento científico”, ressaltou o Secretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Ribeiro, acrescentando que serão abordados os principais assuntos da Conferência Rio+ 20, evento organizado pela ONU, realizado no Brasil em 2012, com a participação de quase todos os países do mundo.