segunda-feira, 8 de abril de 2013

25º Congresso da Juventude Católica reúne jovens de todas as idades no Pedrão


Jovens de toda a diocese de Petrópolis se reuniram neste domingo, 7, em Teresópolis para o já tradicional Congresso da Juventude Católica, que este ano completa 25 anos de tradição. O evento que teve início a partir das 9h, contou com a presença e pregação do bispo de Petrópolis Dom Gregório Paixão e do jovem Cleto, da Comunidade Canção Nova. A animação ficou por conta da Banda Anjos de Resgate.

Também marcaram presença na celebração, o Vice-prefeito, Marcio Catão, o Secretário de Governo, José Carlos Cunha, o deputado federal, Hugo Leal (PSC) e o vereador, José Carlos da Estufa.
Organizado pela Pastoral da Juventude de Teresópolis, coordenada pelo Padre Jorge Luiz Pacheco de Medeiros, em parceria com a Prefeitura de Teresópolis, o evento da diocese teve por tema, este ano, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. Cerca de quatro mil jovens das cidades deTeresópolis, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Guapimirim e Magé participaram do encontro que este ano também tem como foco a preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece em julho, no Rio de Janeiro.
Segundo o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, o congresso demonstra que os jovens têm a esperança de um mundo melhor. “Quanto mais o mundo diz que a sociedade está perdida, que a juventude está extraviada e sem rumo, isto aqui mostra que os jovens têm sonhos, desejam a vida e o amor, e cabe a nós oferecermos a eles este caminho que é Jesus. Aqui se vê a beleza do que podemos fazer quando nos unimos. A participação, de modo especial, é importante neste momento de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que terá seu ponto alto com a presença do Papa Francisco. Meu sentimento é de profunda alegria ao ver este estádio lotado e cheio de rostos alegres”, comentou o bispo.
O Vice-prefeito Márcio Catão expressou sua satisfação em estar reunido com tantos fiéis adorando a Deus. “Este ano é um ano muito especial para todos os brasileiros devido aos grandes eventos que acontecerão no país. E é bom a cidade estar dinamizada, já se preparando para receber os visitantes. É bonito a gente ver a sociedade, principalmente os jovens carregando no coração todo este carinho e amor por Jesus. Isto é um exemplo para o homem público e a Prefeitura sempre será parceira em eventos bonitos e significativos com este”, disse Catão.
“Quero parabenizar e deixar um abraço a todos estes jovens pelos seus 25 anos de congresso e pela demonstração de fé. Também quero reiterar que eles sempre terão o apoio do Governo Municipal na realização do evento”, ressaltou José Carlos Cunha, Secretário de Governo.
Fiéis
O encontro transcorreu em clima de festa, oração e reflexão. As jovens Gladys Gomes e Daiana de Lima Pereira vieram do município de Guapimirin para prestigiar o Congresso e celebrar a missa com outros jovens da diocese. “Este é um momento de união, de estarmos todos juntos louvando, rezando e adorando o Senhor. Percebemos como é importante ver outros jovens na mesma caminhada que estamos. Isso nos fortalece, porque sem uma fé viva e perseverante a gente não consegue seguir em frente”, declarou Gladys.
Já a jovem Daiana, 20 anos, lembrou que a fé cresce no encontro com a realidade, onde é possível dar testemunho de Cristo, ressaltando ainda a necessidade de se ter o encontro com o Senhor Jesus e o compromisso de levar outros jovens a viver esta experiência, que transforma a vida de cada um. “Evangelizar não é só ler a Bíblia e ir à missa, mas também, a forma como você se comporta no dia a dia e trata o seu semelhante, refletindo o amor de Deus para outras pessoas”.
Vinda de Petrópolis, a família Lopez ressaltou a importância da presença de Deus na família e da participação dos jovens nos trabalhos missionários e pastoral da Igreja. “Em um mundo de valores tão distorcidos, a oportunidade de reunir, num único dia, uma quantidade enorme de jovens com valores cristãos proporciona uma capacidade muito grande de transformação não só pessoal, mas social também”, afirmou Rodrigo Lopez que veio acompanhado da esposa Vivian e da pequena Maria Clara.
Após a pregação do Bispo Dom Gregório Paixão, houve o momento de louvor, animados pela Banda Anjos de Resgate que contou com a participação de todo o público presente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário