Outro grave problema que estamos enfrentando na cidade, são os obstáculos colocados pelos moradores sobre as calçadas para evitar que carros e caminhões estacionem. Como não há fiscalização suficiente, e na maior parte dos bairros este tipo de prática acontece impunemente, é possível compreender o desespero de pessoas que tem suas calçadas diariamente invadidas por carros e caminhões que chegam a pernoitar no local e acabam destruindo as calçadas.
Chegam ao cúmulo de estacionar pegando parte da entrada de garagem dos moradores do local. A questão a ser analisada é:
1) Não é necessário ter uma autorização para se colocar qualquer tipo de obstáculo fixo sobre as calçadas?
3) É permitido colocar obstáculos para evitar estacionamento nas calçadas, sem levar em consideração o risco para pedestres e principalmente o risco eminente para deficientes visuais? Onde esta o piso tátil que serve de aviso para os cegos?
Penso que precisamos analisar com urgência essa questão que, sob todos os pontos de vista - estética, funcionalidade, risco para pedestres e deficientes visuais - esta deixando a desejar. Se queremos um dia chamar Teresópolis de cidade turística, não podemos perder o controle sobre fatos tão simples como esse que estão inclusive previstos em lei.
A Prefeitura já começou o combate as agencias à céu aberto que infestavam os estacionamentos. Pode passar, agora, a situação precária das nossas calçadas e dos obstáculos perigosos e anti-estéticos, que estão aos poucos se multiplicando sem qualquer planejamento.
Nenhum comentário :
Postar um comentário