domingo, 1 de abril de 2012

Teresópolis comemora 100 anos da conquista do Dedo de Deus‏. Veja a programação.

A partir da próxima terça-feira, 3 de abril, a Prefeitura de Teresópolis e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos promovem o evento “Dedo de Deus 100 anos da Conquista”, em comemoração ao centenário anos da conquista do pico, símbolo nacional do montanhismo. O evento contará com diversas atividades entre os dias 3 a 8 de abril, lembrando a grande aventura dos teresopolitanos José Teixeira Guimarães, Raul Carneiro e os irmãos Américo, Alexandre e Acácio Oliveira, responsáveis pela escalada que culminou na conquista da montanha em 1912.

Programação:

Dia 3 de abril – Casa de Cultura Adolpho Bloch
8h30 e 13h30 - Exibição do documentário 'Caminho Teixeira', seguida de palestra com o presidente do Centro Excursionista Teresopolitano (CET), Marcello Medeiros.
Dia 4 de abril – Casa de Cultura Adolpho Bloch
Exposição 'Dedo de Deus – Inspiração e Arte, com trabalhos da Sociedade dos Artistas de Teresópolis (Soarte), em homenagem à conquista do Deus de Deus. Visitação de segunda a sábado, das 9h às 18h.
Dia 4 de abril – Calçada da Fama
10h às 16h - Exibição do filme 'Caminho Teixeira' e Exposição 'Páginas da História do Dedo de Deus', mostra itinerante com textos, fotos e documentos do Pró-Memória Teresópolis
Dia 5 de abril – Casa da Memória Arthur Dalmasso
Exposição 'Dedo de Deus - 100 anos de conquista', com paineis ilustrativos, documentos originais e objetos. Visitação de segunda a sexta, das 13h às 17h, e aos sábados, das 14h às 18h.
Dia 7 de abril – Complexo do Dedo de Deus
6h - Escalada nas montanhas: Dedo de Deus; Dedinho de Nossa Senhora; Escalavrado; Cabeça de Peixe.
Dia 7 de abril - Auditório Guarani - sede do Parque Nacional
19h - Amostra de filmes de Montanha
          Homenagem aos que participaram da história do Dedo de Deus
          Abertura da exposição histórica do Dedo de Deus
          Coquetel
Dia 8 de Abril - Complexo do Dedo de Deus
10h - Início do Culto Ecumênico no Cume do Dedo de Deus (vagas limitadas). Concentração no Centro de Informações Turísticas no Soberbo.
Dia 8 de abril - Centro de Informações Turísticas no Soberbo
15h - Missa em Ação de Graças com a participação da Orquestra Camerata Thereza Christina