sábado, 7 de abril de 2012

Estudo aponta que 52% dos moradores de rua têm familiar na mesma cidade

O responsável pela divisão de atenção básica à saúde do Ministério da Saúde, Alexandre Teixeira Trino, apresentou há pouco detalhes de uma pesquisa realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) sobre os moradores de rua no País.

Segundo o levantamento, quase 52% das pessoas que vivem nas ruas possuem algum parente na cidade em que moram, mas deixam de estar com essas pessoas por questões como alcoolismo, consumo de drogas, desavenças familiares ou desemprego. 

O mesmo estudo apontou que, embora mais de 70% dos moradores exerçam alguma atividade remunerada, cerca de 20% delas não consegue se alimentar ao menos uma vez ao dia. 

Trino destacou também que uma das prioridades da pasta quanto ao tema é a inclusão da população de rua no Sistema Único de Saúde (SUS), já que hoje esses moradores só recebem atendimento em casos de emergência. Ele destacou ainda a implementação do programa “Consultório na rua”, que vem sendo desenvolvido em parceria primeiramente com as capitais e posteriormente com municípios do interior.



(Agência Câmara)

Nenhum comentário :

Postar um comentário