segunda-feira, 19 de março de 2012

Tratamento de hemodiálise já está funcionando no Hospital São José‏

Por volta das 6 horas da manhã desta segunda-feira, 19, os primeiros pacientes renais de Teresópolis começaram a chegar ao Hospital São José (HSJ), no Alto, para a primeira sessão de hemodiálise. Desde novembro do ano passado, eles faziam o tratamento no Centro de Terapia Renal de Itaboraí, por conta da interdição do setor de nefrologia do Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCT) pela Vigilância Sanitária Estadual.
Para o tratamento emergencial, o HSJ adaptou um espaço no primeiro andar do Hospital e transformou em setor temporário de hemodiálise, contendo 12 máquinas para atender 72 pacientes em três turnos diários de quatro horas cada, de segunda a sábado. O Prefeito Arlei visitou os pacientes no primeiro dia de atendimento.
Setor de hemodiálise
Além da equipe de nefrologia do Hospital São José, composta por sete médicos que se revezam no atendimento aos pacientes, trabalham diariamente no setor cinco técnicos de enfermagem, dois enfermeiros, profissionais de nutrição, de farmácia e um técnico encarregado do tratamento da água.
Responsável pelo serviço, o nefrologista Edgard Sindorf salientou que os pacientes renais não serão mais sacrificados para ter acesso ao tratamento. “É um ganho, pois esse paciente que perdia de oito a nove horas para fazer a sessão de hemodiálise poderá fazer o tratamento perto de sua casa. E a qualidade do serviço provisório não vai ser diferente da qualidade do serviço de pacientes crônicos, com as facilidades da urgência, que é um atendimento à beira do leito”, explicou.


Nenhum comentário :

Postar um comentário