terça-feira, 20 de março de 2012

Care Brasil oferece mais um curso de preparação para emergência a moradores de Teresópolis

A Care Brasil vem realizando um excelente
trabalho na região serrana
Neste final de semana, os dois Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC) de Teresópolis passaram por um curso para prepará-los para situações de emergência. O curso foi oferecido pela ONG CARE Brasil, que mantém na região serrana do Rio de Janeiro um projeto de Redução de Risco de Desastres (RDD) para fortalecer a capacidade de líderes comunitários, estudantes, funcionários públicos e formadores de opinião de responder a tragédias naturais.
Os dois NUDECs, integrados por moradores dos bairros Perpétuo e Rosário, foram formados em setembro e outubro por iniciativa da CARE Brasil. Entre sexta e domingo, 32 de seus membros passaram pelo curso de treinamento CERT (Community Emergency Response Teams - Equipes Comunitárias de Resposta à Emergência). Esse programa começou com os bombeiros de Los Angeles (Estados Unidos) nos anos de 1980 e consiste em um curso de 20 horas sobre o funcionamento da Equipe CERT. Dentre os temas do curso, estão incluídos: combate a pequenos focos de incêndio, busca e salvamento, triagem, primeiros socorros e, manejo de produtos perigosos(?). O treinamento aconteceu nas igrejas do Rosário e do Perpétuo.  Geciane de Oliveira, membro do NUDEC Rosário e participante do curso, aprovou a iniciativa. “Para mim foi um aprendizado. Agora me sinto mais preparada para ajudar minha comunidade.”
Sobre a CARE Brasil - A CARE Brasil é uma ONG brasileira, com título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que iniciou suas operações em 2001 com a missão de combater a pobreza enfrentando suas causas estruturais em regiões rurais e urbanas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Trabalha na promoção do desenvolvimento local e sustentável das comunidades e territórios onde atua por meio de ações de inclusão social, fortalecimento da economia local, preservação do meio ambiente, inovação na gestão pública e mobilização social. 
A CARE Brasil faz parte da rede da CARE Internacional, com atuação em 87 países. A CARE beneficiou mais de 82 milhões de pessoas apenas em 2010, através da implementação de 905 projetos em quatro continentes: África, América Latina, Ásia e Leste Europeu. Para mais informações, acesse: www.care.org.br
Para acompanhar a atuação da CARE Brasil em emergências, acesse: http://carebrasilemergencias.wordpress.com/

Nenhum comentário :

Postar um comentário