segunda-feira, 19 de março de 2012

Prefeitura esta formando Orientadores tecnológicos para dinamizar os laboratórios de informática das escolas municipais

Até 28 de março, primeiros 12 orientadores estarão prontos para iniciar o trabalho 
A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Teresópolis, está formando duas turmas de Orientadores Tecnológicos para atuarem nas unidades escolares municipais. O objetivo é viabilizar o uso dos laboratórios de informática como ferramenta pedagógica. Até o dia 28 de março, os primeiros 12 orientadores tecnológicos do município terão recebido sua formação básica para começarem o trabalho.

No entendimento do Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o curso é apenas o início de um programa mais ambicioso, o das escolas 100% conectadas. “Na educação atual, o uso da tecnologia tem uma função de grande relevância, pois auxilia na mediação pedagógica e aumenta a interatividade entre aluno e professor, levando um mundo de conhecimento para dentro da sala de aula. A formação dos orientadores tecnológicos tem o intuito de transformar os laboratórios de informática em extensões da sala de aula com uma nova maneira de ensinar e aprender", ressalta o Secretário.

O curso oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Educação para professores voluntários que desejem atuar nas escolas no regime de hora extra chama-se ‘O uso das tecnologias nos projetos escolares para orientadores tecnológicos’ e abrange temas como planejamento, organização temática, modelos de atividade e ideias tecnoeducativas. 

Segundo Bernadete Duarte, Diretora do Serviço de Tecnologias Educacionais da SME, esse é um curso inicial onde os professores aprendem sobre o sistema operacional Linux, como lidar com os laboratórios de informática, a diagnosticar as demandas das escolas e dos professores para, a partir daí, atuar como orientadores tecnológicos. Após essa primeira formação, os OTs continuam sua formação toda quarta-feira no laboratório do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Teresópolis (NTM) onde se especializarão em diversas áreas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário