![]() |
Equipe durante a abordagem |
Com apoio da Guarda Municipal, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Graça Granito, a psicóloga Aparecida Bocardi e a advogada Sidnéia Faria Silva, técnicas do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), percorreram vários pontos da cidade.
“Temos conhecimento da população de rua em Teresópolis e não podemos deixar essas pessoas sem atenção. Estamos tentando, da melhor maneira possível, convencê-las a ir para o abrigo”, disse Graça Granito.
A psicóloga Aparecida Bocardi explica como é realizada a abordagem e o encaminhamento dos moradores. “As pessoas não são obrigadas a nos acompanhar. Nós fazemos um convite oferecendo um local adequado onde podem se alimentar bem, dormir em um local quente e tomar banho”, enumerou a psicóloga, ressaltando “que este serviço reduz o nível de vulnerabilidade dessas pessoas”.
De acordo com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, esta não foi uma atuação isolada. “O outono e inverno se aproximam e sabemos como as temperaturas dessas estações são bastante críticas em Teresópolis, por isso estamos intensificando esse contato com os moradores de rua”, explicou Graça Granito.
Serviço de Abordagem Social
Segundo dados do Creas, órgão veiculado a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, estatísticas levantadas em janeiro de 2012 mostram que, nas abordagens realizadas durante o mês, cinco moradores de rua participaram do programa de reinserção sociofamiliar.
O Creas em Teresópolis funciona na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, na Av. Alberto Torres 1148 – Alto. Telefone (21) 2742-3080 ou (21) 2742-3045 – ramal 210.
Nenhum comentário :
Postar um comentário