quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Teresópolis promove Campanha de Devolução das Embalagens de Agrotóxicos‏

Por incrível que pareça, uma jangada
feita com embalagens de agrotóxico
Criança bebendo água em embalagem vazia
de agrotóxico
A Prefeitura de Teresópolis promove a Campanha de Devolução das Embalagens Vazias de Agrotóxicos, de 6 a 15 de fevereiro, das 9h às 16h, nas localidades do interior do município. A iniciativa acontece em parceria com o Governo do Estado, através da Emater-Rio e do Núcleo de Defesa Agropecuária Regional, ligados à Secretaria de Estado de Agricultura, e a Associação dos Revendedores de Agrotóxicos da Região Serrana Fluminense (Arasef) e inclui a realização de palestras e distribuição de material educativo sobre o assunto.

“A nossa proposta é divulgar a educação sanitária no setor produtivo rural e implementar a lei 9.974/00, que determina que as empresas produtoras e comercializadoras, em conjunto com o poder público, devem implantar programas educativos e mecanismos de controle e estímulo à devolução das embalagens de agrotóxicos por parte dos usuários”, ressalta o Secretário Municipal de Agricultura, José Francisco Cortázio.

O projeto tem o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e da Associação de Produtores Rurais e inclui reuniões de divulgação da campanha e palestras sobre as normas existentes para o uso e o descarte de agrotóxico e qualidade de produção. Os encontros tiveram início nesta segunda-feira, 30 de janeiro, e vão até o dia 8 de fevereiro, sempre às 19h. 

Nesta terça-feira, 31, os palestrantes se reúnem com os produtores da microbacia do Rio Bengalas; no dia 1º de fevereiro, em Vieira; as comunidades no entorno do Rio Formiga terão a reunião no dia seguinte, 2 de fevereiro; na sexta-feira, 3, será a vez de Córrego Sujo; já na segunda-feira, 6, a conscientização ocorre nos Frades e na terça-feira, 7, em Água Quente; encerrando o ciclo de palestras, no dia 8, o encontro será voltado para os produtores no entorno do Rio Preto.

A campanha conta com um caminhão coletor e carro de apoio, que vão circular nas comunidades, agrupadas em microbacias, conforme o programa do Governo do Estado, Rio Rural, recolhendo as embalagens depositadas pelos agricultores nas caixas coletoras que estão sendo instaladas em pontos centrais de 55 localidades. O material será armazenado no Parque de Exposições, em Albuquerque, onde funciona a sede da Secretaria Municipal de Agricultura, e, em seguida, será transportado para o Posto de Recebimento no Ceasa de Conquista, em Nova Friburgo.

Programação 

Microbacia Baixo Paquequer - 6 de fevereiro
Comunidades: Santa Rita, Cruzeiro, Fazenda Alpina, Andradas, Campo Limpo, Retiro, Prates, Pessegueiros Providencia e Brejal

Microbacia Rio das Bengalas – 7 de fevereiro
Comunidades: Vargem Grande, Santo Amaro, Córrego das Pedras, Venda Nova, Imbiu e Esperança

Microbacia Rio Vieira – 8 de fevereiro
Comunidades: São Bento, Imperial, Calado, Praça Cruzeiro, Palmital, Alto de Vieira, Boa Vida, Canudos, Vargem Grande de Vieira, Campinho e Centro

Microbacia Rio Formiga – 9 de fevereiro
Comunidades: Lúcios, Estrelinha, Xotó, Bonsucesso, Santa Rosa, Mottas, Independente de Mottas, Serra de Mottas e Segredo

Microbacia Rio dos Frades – 10 de fevereiro
Comunidades: Vista Alegre, Campanha, Tapera, Queiroz, Frades e Sete Voltas

Microbacia Rio Água Quente – 13 de fevereiro
Comunidades: Betume, Vila Pião, Soledade I e II, Água Quente e Mercado do Produtor

Microbacia Rio Córrego Sujo – 14 de fevereiro
Comunidades: Chácara, Sebastiana, Vale Alpino e Alegria

Microbacia Rio Preto – 15 de fevereiro
Comunidades: Serra do Capim, Ponte Nova, Gamboa, Quebra Côco, Rio Preto e Viana

Nenhum comentário :

Postar um comentário