sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Palestras para os agricultores e recolhimento de embalagens de agrotóxicos‏

Técnico do escritório da Emater em Teresópolis, Jorge Luiz Mendes Gil, ressalta que os agricultores que aderirem à campanha receberão documento que comprova a devolução correta das embalagens 
Até o próximo dia 8, os agricultores de Teresópolis têm a oportunidade de participar das palestras sobre o descarte correto das embalagens de agrotóxicos. A iniciativa faz parte da campanha promovida pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, Arasef (Associação dos Revendedores de Agrotóxicos da Região Serrana Fluminense), Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Associação de Produtores Rurais de Teresópolis. O recolhimento das embalagens nas comunidades do interior começa na próxima segunda-feira, 6, e acontece até dia 15 de fevereiro.

“Esse projeto é importante porque será mais uma oportunidade que teremos para divulgar os benefícios do descarte correto dos recipientes de agrotóxicos, como, por exemplo, a preservação do meio ambiente. A campanha conta com caminhão coletor e carro de apoio, que vão circular nas comunidades recolhendo as embalagens depositadas pelos produtores rurais nas caixas coletoras instaladas nas localidades. Esse material será transportado para o Posto de Recebimento de Nova Friburgo”, pontuou o Secretário de Agricultura, José Francisco Cortázio. 

As palestras

As palestras são ministradas por técnicos da Emater e do Núcleo de Defesa Agropecuária Regional, localizado em Nova Friburgo. “Nas reuniões com os agricultores, falamos sobre as normas existentes para o uso e o descarte das embalagens de agrotóxicos e qualidade de produção. Eles têm se mostrado bastante interessados na forma correta de devolução dos recipientes”, frisou o técnico do escritório da Emater em Teresópolis, Jorge Luiz Mendes Gil.

As próximas palestras acontecem nesta quinta-feira, 2, em Santa Rosa, para os produtores das comunidades no entorno do Rio Formiga; na sexta-feira, 3, será a vez de Vale Alpino, Sebastiana e Imbiu; já na segunda-feira, 6, a conscientização ocorre nos Frades e na terça-feira, 7, em Água Quente. Encerrando o ciclo de palestras, no dia 8, o encontro será voltado para os agricultores no entorno do Rio Preto, e acontece em Gamboa. Os encontros estão marcados para as 19h.

Recolhimento
   
O recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos começa na segunda-feira, 6, nas comunidades da Microbacia Baixo Paquequer, que inclui Santa Rita, Cruzeiro e Pessegueiros, entre outras localidades. No dia 7, a ação será em Vargem Grande, Venda Nova e Imbiu e entorno da Microbacia Rio das Bengalas. A Microbacia Rio Vieira recebe o caminhão na quarta-feira, 8. 

Agricultores de Bonsucesso, Santa Rosa, Mottas e demais localidades que compõem a Microbacia Rio Formiga serão contemplados na quinta-feira, 9. Na sexta-feira, 10, será a vez da Microbacia Rio dos Frades, que engloba a região de Vista Alegre, Campanha, Frades e Sete Voltas. 

Produtores rurais da Microbacia Rio Água Quente serão atendidos na segunda-feira, 13 e os de Sebastiana, Vale Alpino e adjacências, que integram a Microbacia Rio Córrego Sujo, no dia seguinte, 14. A campanha termina na quarta-feira, 15, com recolhimento em Serra do Capim e Ponte Nova, entre outras localidades da Microbacia Rio Preto.

2 comentários :