sábado, 4 de fevereiro de 2012

Ônibus-biblioteca pretende aumentar quantidade de leitores em Uberlândia


A leitura espontânea no Brasil hoje não chega a dois livros por ano, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituro Pró-livro divulgada em 2008. Em Uberlândia, a falta de interesse pelos livros também é percebida por quem trabalha no setor, mas o projeto itinerante do Ônibus-Biblioteca desenvolvido na cidade tem atraído mais leitores.
Os veículos vão circular em fevereiro por 21 regiões para oferecer a população clássicos da literatura infantil, infantojuvenil, brasileira, estrangeira, autoajuda, bibliografias e Atlas. As bibliotecas itinerantes fazem parte do programa "Ler com Prazer", da Secretaria Municipal de Cultura.
João Vitor Silva tem seis anos, mas é uma das pessoas que mais utilizam o serviço ônibus-biblioteca. Segundo a mãe dele, Edna Nicolina, esse compromisso a cada 15 dias é sagrado.
"Leio desde os três anos e eu acho isso muito importante porque aprendemos muito e melhoramos na escola também", disse.
Edna acredita que o hábito do filho tenha começado quando ela ainda estava grávida. "Eu costumava a ler em voz alta para ele e tenho certeza que ele ouvia. Depois, quando eu ia ao ônibus-biblioteca ele sempre me acompanha e mesmo sem ler pegava o livro e olhava as figuras", lembrou.


Para ter direito ao empréstimo é necessário apresentar a carteirinha da biblioteca e o usuário pode escolher até três livros.
Quem não tiver o documento pode providenciar no próprio ônibus, basta levar CPF e comprovante de endereço. Se a pessoa for menor de idade deve ir acompanhada do responsável.

Nenhum comentário :

Postar um comentário