domingo, 16 de outubro de 2011

Teresópolis realiza atividades para marcar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


Com o tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”, acontece de 17 a 23 de outubro a VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Instituída em 2004 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a Semana acontece em todo o território nacional e será aberta oficialmente em Teresópolis na próxima segunda-feira, 17, em solenidade às 20h no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea).

A finalidade é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O evento pretende mostrar a importância da ciência e da tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país, possibilitando que a população conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e suas aplicações.
São parceiros na realização do evento no município o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) e a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Incluindo feiras de ciências, planetário, exposição de fotos, teatro, palestras, cursos, exibição de vídeos e filmes, oficinas e workshops, a programação do evento será realizada em escolas, instituições parceiras, na Tenda da Ciência, montada na Praça Governador Portella, ao lado da Prefeitura, e ainda na Praça Olímpica e na Casa de Portugal, na Várzea, e no Centro Cultural FESO Pro Arte, no Alto.

“Temos cadastrados até o momento mais de 150 eventos, com a participação de profissionais renomados nesta área, como Haroldo Matos Lemos, presidente do Programa das Nações Unidas e Meio Ambiente, e também Luiz Pinguelle Rosa, diretor do Coppe/UFRJ”, explica o Subsecretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Wilson Tadeu Viana.

Além de promover inúmeras atividades de divulgação científica em todo o país, serão estimulados durante a semana a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.


Nenhum comentário :

Postar um comentário