domingo, 16 de outubro de 2011

Juíza negra quer processar Caixa por ter mudado a cor de Machado de Assis


O 1º comercial tinha um Machado de Assis Branco
No 2º ele veio negro

Durante a Feira Literária Internacional de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, a Juíza negra Luislinda Valois, defendeu que seja ajuizada uma ação de indenização por danos morais contra a Caixa Econômica Federal.

O pedido se refere à propaganda dos 150 anos do banco, em que Machado de Assis, escritor negro, é interpretado por um ator de pele branca. “Essa atitude é aviltante para com os negros do Brasil. Por que mostrar um cidadão que é negro como branco?” - reclama em tom de indignação.

Para ela, o pedido de desculpas e a alteração da peça publicitária feitas pela Caixa no dia 21 de setembro, não são suficientes. “Só as retificações não bastam. Cabe ação de danos morais. - afirmou.

2 comentários :

  1. Quem seria o beneficiário da ação? Herdeiros de Machado de Assis, a população negra do Brasil (é mais da metade da população) ou a própria juíza indignada?

    ResponderExcluir
  2. Uma boa pergunta Alexandre. Só vejo sentido se a grana for investida em assistência a comunidades carentes onde há muitos negros, ou na causa da igualdade racial.

    ResponderExcluir