segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Inscrições para os cursos gratuitos da Prefeitura começaram nesta segunda

Foi aberto na manhã desta segunda-feira, 16, o período de novas inscrições para os cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. Para se inscrever, basta o interessado se dirigir à Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras) e preencher a ficha de inscrição. Depois disso, é só aguardar a liberação da listagem com os candidatos selecionados, que será divulgada a partir de 5 de março, conforme o número de vagas disponíveis.

“Os cursos gratuitos estão entre as principais atividades culturais desenvolvidas pela Prefeitura e representam uma das maiores ferramentas no processo de transformação cultural da cidade. Afinal, além de possibilitar o acesso a novos aprendizados, os cursos ainda funcionam como forma de terapia ocupacional. Isto sem falar no aspecto social do projeto, já que as aulas são isentas de qualquer tipo de taxa”, analisa o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

De acordo com o subsecretário de Cultura, Ayrton Rebello, no primeiro dia de inscrições a maior procura foi para os cursos de ballet e jazz. Ele explica que podem ser feitas inscrições para todos os cursos, mas ainda não há como definir quantas vagas serão abertas este ano. Isto porque é necessário primeiro que os atuais alunos renovem suas matrículas, o que deverá ser feito entre os dias 1º e 17 de fevereiro, das 9h às 18h. Somente após este período, será possível definir o número de vagas disponíveis para novos alunos em 2012 e, a partir daí, serão avaliadas as novas inscrições.

O subsecretário Ayrton Rebello informa ainda que não há necessidade de correrias ou filas, já que a definição de vagas não será garantida por ordem de chegada. “Não é preciso ter pressa. Todos os interessados terão suas fichas preenchidas, seja no primeiro ou no último dia de inscrições. E todas as fichas serão avaliadas dentro do processo de seleção até chegarmos aos selecionados”, esclarece o subsecretário. Entre os critérios para a definição estão a matrícula escolar, a localidade de residência e a ocupação dos pais, dando prioridade aos classificados na condição de pessoas menos favorecidas.

O período para novas inscrições vai até 27 de janeiro, das 9h às 18h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch e só é necessário que o responsável preencha a ficha. Já para renovação de matrícula, de 1º a 17 de fevereiro, é necessário que o responsável apresente foto 3x4, declaração escolar, documento de identidade do responsável e atestado médico, no caso dos cursos de jazz, ballet e capoeira. A listagem com os selecionados para 2012 será divulgada a partir de 5 de março e as aulas terão início no dia 12.

Atualmente, a Secretaria de Cultura oferece na Casa de Cultura Adolpho Bloch os seguintes cursos: atelier infantil (a partir de 7 anos), ballet (a partir de 4 anos), capoeira, cavaquinho, cerâmica, desenho e pintura, flauta, jazz (a partir de 4 anos), piano, teatro infantil, teatro adolescente, teatro adulto, teatro de rua, teatro e animação, e violão. Para os cursos de música, a idade mínima é de 8 anos.

Centro Cultural em fevereiro
    

Além dos cursos da Casa de Cultura, são oferecidas ainda pela Prefeitura outras modalidades, desta vez, no Centro Cultural Bernardo Monteverde. No local, que funciona à Avenida Oliveira Botelho, 210 – sobreloja, no Alto, são ministradas aulas de bordado e crochê, canto, canto infantil, teclado, teoria musical, violão, e coral municipal. Para estes cursos, o período para novas inscrições será aberto no dia 6 de fevereiro, a partir das 14h, no próprio Centro Cultural, seguindo os mesmos procedimentos. Assim como na Casa de Cultura, a listagem com os selecionados também será divulgada a partir do dia 5 de março, com início das aulas no dia 12.

Nenhum comentário :

Postar um comentário