quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A ARTE DAS TRANÇAS AFRICANAS CONTA A HISTÓRIA DA RAÇA NEGRA E PROVOCA REFLEXÕES SOBRE CIDADANIA. SÁBADO EM TERESÓPOLIS. VEJA MAIS NO LINK:

 A Caravana "Trançando Idéias com Zumbi dos Palmares nas Férias", que fará uma passagem especial pela cidade no sábado, 21,  estará na Feirinha, das 13h às 17h, com desfiles, gincanas e apresentações culturais sobre a história de Zumbi dos Palmares. 


“Recentemente participei de uma reunião com o Secretário Estadual de Turismo, Ronald Ázaro, e demonstrei o interesse de Teresópolis receber o projeto. Será um prazer ter a caravana em nossa cidade, pois ela reúne arte, cultura, diversão e cidadania”, ressaltou o Secretário de Turismo, Carlos Tucunduva. 


Trançando Ideias


De 18 de janeiro a 5 de fevereiro, a Caravana Trançando Ideias vai exibir, em cinco bairros do Rio de Janeiro e uma edição especial em Teresópolis, o talento das artesãs capilares em tranças de todos os estilos. Este trabalho vai além do penteado e une reflexão sobre cidadania, diversidade cultural e étnica. Por onde passa o projeto mobiliza o público com uma animada e divertida gincana sobre a vida de Zumbi dos Palmares. 


Através do jogo de perguntas e respostas é contada a história dos afrodescendentes na construção da identidade nacional. Em cada edição, cartelas com dez perguntas serão distribuídas para os participantes. No início da rodada, um contador de história e/ou pesquisador vai abordar fatos e acontecimentos marcantes da temática negra.


Também faz parte da programação a exibição do documentário ‘Cada Fio uma História’, dirigido por Jana Guinond e Nina Silva, sobre a trajetória do projeto Trançando Idéias. Outra grande atração é a confecção de tranças. A cada edição, 50 pessoas serão sorteadas para mudar o visual e participar de um desfile ao final do evento. Os cinco primeiros colocados da gincana levam de presente um Kit Estimativa com camisa e uma publicação que leva o mesmo nome do documentário. 


O evento é promovido pela ONG Estimativa e conta com o apoio da Prefeitura de Teresópolis, do Mocabte (Movimento de Cultura Afro-Brasileira de Teresópolis), ONU Mulheres, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Governo Federal, entre outras entidades e empresas.  

Nenhum comentário :

Postar um comentário