segunda-feira, 1 de abril de 2013

Saúde em Teresópolis: Dia "D" contra a dengue será neste sábado, 06


Neste sábado, 6 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde realiza uma mobilização contra a dengue. Sob a coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde, a ação é intitulada Dia 'D' contra a Dengue, e segue a campanha que será realizada em vários municípios da Região Serrana.

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Realizada na Calçada da Fama, na Várzea, das 9h às 16h, a campanha contará com distribuição de panfletos, exibição de vídeo educativo, palestra e brincadeiras pedagógicas com o público infantil. Através de uma lupa, as pessoas poderão observar larvas e o mosquito em sua fase adulta, para que possam visualizar e reconhecer o Aedes aegypti.

Dengue na cidade

De acordo com levantamento do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, em 2012 foram notificados 47 casos de dengue em Teresópolis, dos quais 30 foram descartados após a realização de testes sorológicos. Entre os casos confirmados, foram descobertos dois em que as pessoas pegaram dengue na cidade. Até o início do mês de março de 2013 existiam 20 notificações no município. Em 2012, os agentes de saúde do Programa Municipal de Combate à Dengue haviam identificado seis bairros com focos do mosquito Aedes Aegypti. Em 2013, esse número subiu para 25.