sábado, 18 de agosto de 2012

TERESÓPOLIS: EDUCAÇÃO REUNIDA COMEMORA O TERCEIRO LUGAR NO ESTADO (clique nas fotos para aumentar)


 A Secretaria de Educação da Prefeitura de Teresópolis reuniu os educadores nesta quinta-feira, 16 de agosto, na Casa de Portugal, para apresentar e comemorar o resultado do Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. 

Divulgado pelo Ministério da Educação, o índice colocou Teresópolis como a terceira melhor Educação no Estado do Rio no primeiro segmento. Equipes diretivas das escolas que receberam destaque no Ideb e membros da equipe da Secretaria foram homenageados durante o evento.
Carmem Lucia Guarilha, Diretora do Departamento de Administração da Secretaria de Educação, abriu a festa falando sobre o orgulho em fazer parte de uma equipe que é hoje a terceira melhor do Estado. “Nosso grupo viveu, nos primeiros dias de janeiro de 2011, a maior tragédia climática que esse país já viu. Mas soube levantar escolas, trazer seus alunos, brigar por eles, mesmo enfrentando as adversidades. Esse grupo que está aqui, representando os funcionários, professores e diretores, é hoje o terceiro melhor do Estado. Mas daqui a dois anos, vai ser o primeiro”, comemorou Carmem Lucia.
O Ideb foi criado em 2005 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e em taxas de aprovação. O índice utiliza escala de zero a dez pontos e é medido a cada dois anos. No indicador estão reunidos dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação: o fluxo escolar (taxas de aprovação, reprovação e evasão obtidas no censo da educação básica) e as médias de desempenho nas avaliações Prova Brasil e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A professora Carla Rebello, Diretora do Departamento de Educação, apresentou os gráficos com os dados do Ideb e lembrou que toda a sociedade deve reconhecer a capacidade dos educadores de Teresópolis. “Por mais críticas que as pessoas tenham em relação a uma avaliação em larga escala, ela serve para mostrar o caminho que devemos seguir a partir daquele número. Então, o Ideb é uma nota que demonstra o nosso comprometimento, os caminhos e os projetos que realizamos dentro das escolas e que aponta uma meta para ser superada em um futuro próximo. Nós estamos de parabéns, precisamos ser reconhecidos e os números do Ideb comprovam isso”, parabenizou Carla.
Durante a comemoração, um artista performático prestou homenagem entregando flores aos educadores presentes, em especial aos representantes das escolas municipais que mais se destacaram na avaliação: Antônio Santiago (Agriões), Maria da Glória Gonçalves (Imbiú), Ginda Bloch (Alto), Irene Sant’Anna do Valle (Pimentel), Amaury Amaral dos Santos (Fonte Santa), Rotary (Pimenteiras) e Sylvio Amaral dos Santos (Granja Guarani). Todas superaram as médias estipuladas pelos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Finalizando a cerimônia, o Secretário Municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, parabenizou a todos e destacou a união pela Educação Municipal, que prioriza a política pública em vez da partidária. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário