segunda-feira, 30 de julho de 2012

Teresópolis: Integrantes do Pare Legal vão receber novos uniformes confeccionados no CRAS Barroso.

Secretaria de Desenvolvimento Social, Graça
Granito, acompanha o trabalho.

Os integrantes do Pare Legal, projeto da Prefeitura no qual moradores trabalham com o estacionamento rotativo nas ruas do Centro da cidade, vão receber novos uniformes esta semana. Compostos por duas calças, uma camisa e um casaco, os conjuntos foram confeccionados no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Barroso, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.


“Os projetos do CRAS são importantes porque, além de ajudar as pessoas que participam a terem uma profissão e conquistarem autonomia, a Prefeitura também é beneficiada, já que esses kits teriam que ser comprados”, ressaltou a Secretária de Desenvolvimento Social, Graça Granito.
A coordenadora da Confecção, Maria de Lourdes Nogueira, frisa que a iniciativa tem gerado bons resultados. “Várias mulheres que fizeram o curso com a gente já estão trabalhando. É gratificante ver que elas estão ocupando um espaço merecido no mercado de trabalho”.
Atualmente, 36 mulheres participam das oficinas de costura, que funcionam em dois turnos. Além das roupas, elas aprendem a fazer peças de artesanato, como tapetes, bolsas, bonecas e pesos para porta. O material produzido é exposto no estande do projeto na Feirinha de Teresópolis, no Alto, e as costureiras recebem uma porcentagem do valor da venda.
Com o projeto, Nilcéia dos Santos conquistou a formação profissional. “Estou aprendendo muito aqui. Já consigo fazer diversas peças de roupas e de artesanato sozinha. É bom saber que sou capaz e agora tenho uma profissão”, contou Nilcéia.
O CRAS Barroso
O CRAS Barroso é um espaço estruturado para a realização de atividades de inclusão produtiva destinadas ao enfrentamento da pobreza e da exclusão social. Sua área de atuação inclui desde o bairro de São Pedro até Santa Cecília, e comunidades vizinhas.
Além de oferecer assistência social e psicológica, há as oficinas de costura e de cozinha e a padaria-escola. A unidade fornece pães para as creches comunitárias conveniadas com a Prefeitura e para a clientela dos projetos coordenados pela Secretaria. Enquanto as mães estão nas oficinas, seus filhos – entre 2 e 11 anos - participam de atividades educativas na brinquedoteca montada exclusivamente para as crianças. Todos os projetos aceitam encomendas. Para mais informações, o telefone é (21) 3642-1055.

Nenhum comentário :

Postar um comentário