Secretaria de Desenvolvimento Social, Graça Granito, acompanha o trabalho. |
Os integrantes do Pare Legal, projeto da Prefeitura no qual moradores trabalham com o estacionamento rotativo nas ruas do Centro da cidade, vão receber novos uniformes esta semana. Compostos por duas calças, uma camisa e um casaco, os conjuntos foram confeccionados no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Barroso, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
“Os projetos do CRAS são importantes porque, além de ajudar as pessoas que participam a terem uma profissão e conquistarem autonomia, a Prefeitura também é beneficiada, já que esses kits teriam que ser comprados”, ressaltou a Secretária de Desenvolvimento Social, Graça Granito.
Atualmente, 36 mulheres participam das oficinas de costura, que funcionam em dois turnos. Além das roupas, elas aprendem a fazer peças de artesanato, como tapetes, bolsas, bonecas e pesos para porta. O material produzido é exposto no estande do projeto na Feirinha de Teresópolis, no Alto, e as costureiras recebem uma porcentagem do valor da venda.
Com o projeto, Nilcéia dos Santos conquistou a formação profissional. “Estou aprendendo muito aqui. Já consigo fazer diversas peças de roupas e de artesanato sozinha. É bom saber que sou capaz e agora tenho uma profissão”, contou Nilcéia.
O CRAS Barroso
Além de oferecer assistência social e psicológica, há as oficinas de costura e de cozinha e a padaria-escola. A unidade fornece pães para as creches comunitárias conveniadas com a Prefeitura e para a clientela dos projetos coordenados pela Secretaria. Enquanto as mães estão nas oficinas, seus filhos – entre 2 e 11 anos - participam de atividades educativas na brinquedoteca montada exclusivamente para as crianças. Todos os projetos aceitam encomendas. Para mais informações, o telefone é (21) 3642-1055.
Nenhum comentário :
Postar um comentário