segunda-feira, 30 de julho de 2012

Estudante de Ciências Biológicas do UNIFESO realiza pesquisas no Amazonas


De 26 de abril a 17 de maio o estudante Austen Stravs Dias, do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), participou da expedição do Projeto Sisbiota (Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade), da Rede BioPHAM (Rede de Pesquisa para Ampliação do Conhecimento sobre a Biodiversidade de Vertebrados da Amazônia Brasileira com Aplicações sobre seu Uso e Conservação), realizada em dois afluentes do Rio Negro, o Darãh e Aiuanã, no estado do Amazonas.  

O estudante foi como pesquisador associado de grandes mamíferos  e, sob a coordenação do biólogo Fabio Rohe, desenvolveu a atividade de censo no método de transectos lineares, utilizado para estimativa de população.

“Foi possível observar a grande diversidade amazônica assim como ver na prática o funcionamento do Rio Negro como uma barreira geográfica. Já no rio Darãh foi visto apenas a ocorrência Cuxiú (macacos). No Aiuanã, ocorria apenas o Bico e Uacari-preto, sendo estes dois primatas pertencentes a mesma família Pitheciidae, que é uma família de macacos do novo mundo”, descreveu o acadêmico.

Nenhum comentário :

Postar um comentário